Pages

terça-feira, 1 de março de 2011

Exercícios de M.m.c e m.d.c

Exemplos usando decomposição em fatores primos (fatoração completa)

Exemplo 1) Determinar o m.m.c. de 120 e 80

120,80 I 2060,40 I 2
030,20 I 2
015,10 I 2
015,05 I 3
005,05 I 5001,01

2 x 2 x 2 x 2 x 3 x 5 = 240

logo m.m.c. (120,80) = 240

Exemplo 2) Determinar o m.m.c. de 14, 45 e 6

14, 45, 06 I 207, 45, 03 I 3
07, 15, 01 I 307, 05, 01 I 5
07, 01, 01 I 7
01, 01, 01 I

2 x 3 x 3 x5 x7 = 630

logo m.m.c ( 14, 45, 06) = 630


EXERCÍCIOS


1) Usando a decomposição em fatores primos, determine:

a) m.m.c (10,12) (R:60)
b) m.m.c. ( 6,10,15) (R: 30)
c) m.m.c. ( 14,21,30) (R: 210)
d) m.m.c. ( 100, 150, 200) (R: 600)
e) m.m.c. (70,110) (R: 770)
f) m.m.c. (30, 75) (R:150)
g) m.m.c. (18,60) (R: 180)


2) Determine o m.d.c. usando a decomposição em fatores primos:

a) m.d.c (9,12)
b) m.d.c.(8,20)
c) m.d.c.(10,15)
d) m.d.c.(9,12)
e) m.d.c.(10,20)
f) m.d.c.( 15,20)
g) m.d.c.(48,18)


3) De um aeroporto, partem todos os dias, 3 aviões que fazem rotas internacionais. O primeiro avião faz a rota de ida e volta em 4 dias, o segundo em 5 dias e o terceiro em 10 dias. Se num certo dia os três aviões partem simultaneamente, depois de quantos dias esses aviões partirão novamente no mesmo dia?

4) Os planetas Júpiter, Saturno e Urano têm período de translação em torno do Sol de aproximadamente 12, 30 e 84 anos, respectivamente. Quanto tempo decorrerá, depois de uma observação, para que eles voltem a ocupar simultaneamente as mesmas posições em que se encontram no momento de observação?

5) Um terreno retangular de 221 m por 117 m será cercado. Em toda a volta deste cercado serão plantadas árvores igualmente espaçadas. Qual o maior espaço possível entre as árvores?

6) Duas pessoas fazendo seus exercícios diários partem de um mesmo ponto e contornam, andando, uma pista oval que circula um jardim. Uma dessas pessoas andando de forma mais acelerada, dá uma volta completa na pista em 12 min , enquanto a outra, andando mais devagar, leva 20 min para completar a volta. Depois de quantos minutos essas duas pessoas voltarão a se encontrar no ponto de partida?

7) A editora do livro “Matemática” recebeu pedidos de três livrarias sendo que um pedido de 1300 livros, o segundo pedido de 1950 livros e o terceiro pedido de 3900 livros. A editora deseja remeter em n pacotes iguais de tal forma que n seja o menor possível. Calcule o valor de n.

8) Três peças de tecido medem respectivamente, 180m, 252m e 324m. Pretende-se dividir em retalhos de igual comprimento. Qual deverá ser esse comprimento de modo que o número de retalhos seja o menor possível? Em quantos pedaços as peças serão dividas?

23 comentários:

  1. Gih aque é a Giovanna Leâo;

    Gi queria saber se você pode postar exercícios de operações aritméticas.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Estes exercicios sao muito bons e eu ando na escola e estou a dar esta materia.
    e realmente muito bom
    Aconselho a todos que façam estes exercicios

    ResponderExcluir
  3. Bom , eu consegui fazer todos , mas fui mal na prova por esse quesito o que pode ter acontecido ?
    Mas queria dizer q esse foi o melhor site q eu encontrei para estudar !

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o seu idiota entao faz a conta se nao sabe procura num site especifico e nao fala mal desse site e c nem sabe falar portugues entao imagine fazer contas

      Excluir
    2. Seu idiota aprende a fazer mcc e mdc que vc consegue fazer todos os problemas . agora aprenda e responda , o site e ótimo , acho que vou fazer uma boa prova amanhã !

      Excluir
    3. como vc pode ser tão retardado. Esse cite é muito bom vc que deve está se enganado vc que deve ser burro pra naum conseguir fazer uma conta... otariooo

      Excluir
    4. f.d.p cala a sua boka si vc nao gosto então vaaza ok

      Excluir
    5. Nãao sabe nem português, quem dira matemática? Vai xingar quem merece, pq esse site aqui é mto bom e vc nao tem direito nenhum de criticar ¬¬

      Excluir
    6. Filho, se vc não percebeu, nos chamando de antas, está mostrando o quão anta você é! Agora liga pra minha opinião pra ver se ela atende, seu analfabeto!

      Excluir
  5. Muito bom eu gostei D+ esse é o melhor site que eu ja procurei tenho certeza que eu vou tirar 10 na prova muito agradecida

    ResponderExcluir
  6. eu fiquei muito boa em matematica depois que eu entri nesse site..

    ResponderExcluir
  7. to estudando para a prova da etec, tinha me esquecido dessa matéria, mt legal, mas o meu ex 1 B deu 35 mas pq???

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Na questão 3 do aeroporto é depois de vinte dias que eles partiram simultaneamente novamente?se puderem me responder,eu agradeço

    ResponderExcluir
  9. Tem o gabarito? Eu já respondi todas agora não sei se está correto =/

    ResponderExcluir
  10. Mosso gostei desse exercicio me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  11. coloque as respostas

    ResponderExcluir