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segunda-feira, 16 de maio de 2011

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O que o Sudoku vai melhorar em mim?????

O que o Sudoku vai melhorar em mim???????
A partir do Sudoku você começa a desenvolver ou melhorar:
  • a perspicácia (saber observar e desenvolver o raciocínio lógico);
  • a paciência (perseverar no desenvolvimento de tarefas difíceis e prolongadas);
  • a determinação (coragem para seguir em frente e não desistir quando obstáculos ou dificuldades aparecerem);
  • a perseverança (persistir de forma livre e constante para lograr seus objetivos);
  • a competência (capacidade de lidar com determinada tarefa);
  • a flexibilidade ( saber adaptar-se ao grau de dificuldade oferecido);
  • o aprender através da tentativa e erro (a solução final de cada jogo tem uma e apenas uma única solução);
  • a vontade de enfrentar o desafio (sair de sua “zona de conforto”);
  • o planejamento (para ir atingindo as metas e, ao final, o objetivo);
  • a concentração (dirigir o pensamento de forma intensa para a realização de algo);
  • o foco (concentrar atenção e energia em alguma tarefa);
  • o desenvolvimento de estratégias (planejamento e execução de ações visando alcançar um objetivo pré-estabelecido);
  • o “abrir-se ao novo” (a cada jogo um novo planejamento e uma nova estratégia devem ser desenvolvidos);
  • a lógica (coerência de raciocínio, de idéias, que levam à alguma conclusão).
E os benefícios?
De acordo com o Prof. Ian Robertson, este passatempo estimula a atividade mental, melhora a memória, a clareza mental e ajuda a manter o cérebro mais jovem. Com o avançar da idade, a memória começa a falhar.
Em seu estudo foram avaliadas cerca de três mil pessoas entre 65 e 90 anos que tinham o hábito de se distrair com jogos de computador, estratégias de memorização e resolução de problemas. Este grupo foi comparado com outro que não tinha nenhum hábito de exercitar sua memória.
Concluiu o professor que o primeiro grupo tinha uma atividade mental, em média, quatorze anos mais jovem quando comparada à atividade mental das pessoas do segundo grupo.
O Prof. Fergus Clark também compartilha da conclusão deste estudo afirmando que a resolução destes passatempos ativam os lóbulos frontais do cérebro aumentando sua capacidade de processamento, em particular a memória.
Exercícios como o sudoku e outros (palavras cruzadas, criptograma, etc.) são muito bons para manter a calma, combater o estresse e prevenir doenças como o mal de Alzheimer, além de se constituir em uma ótima diversão.
Finalmente, ainda caberia uma última pergunta: por que a descrição de todos aqueles aspectos históricos?

Nos dias de hoje, um grande diferencial no mundo corporativo é a preocupação em se manter informado a respeito dos assuntos atuais. Deste modo, se amanhã alguém (um amigo, amiga, colega de trabalho, seu chefe...) lhe perguntar: “Você sabe o que é sudoku?”, certamente você não só saberá a resposta como também terá a oportunidade de discorrer sobre algo mais do que as simples regras do jogo.
Percebeu a diferença que isto pode fazer na sua vida pessoal e profissional?

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Teste Psicológico: Faça Agora e Teste seu Raciocínio Lógico

Exercícios resolvidos Potenciação



Resultado de imagem para potenciação


Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais.


Exemplo:


5 x 5 x 5, indicada por 53
ou seja; 53 = 5 x 5 x 5 = 125




No exemplo acima temos:

· 5 é chamado de base (fator que se repete)

· 3 é chamado de expoente (indica o número de vezes que repetimos a base)

· 125 é a potência (resultado da operação)

Outros exemplos:

· a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8

· b) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81

· c) 52 = 5 x 5 = 25

LEITURA:

· O expoente 2 é chamado de quadrado.

· O expoente 3 é chamado de cubo.

· O expoente 4 é chamado de quarta potência.
· O expoente 5 é chamado de quinta potência.

Assim:
· 72 lê-se: sete ao quadrado
· 63 lê-se: seis ao cubo
· 24 lê-se: dois elevado à quarta potência
· 35 lê-se: três elevado à quinta potência
Observação:
·  Todo número elevado ao expoente 1 é igual à própria base.
· Todo número elevado ao expoente 0 (zero) é igual a 1 (um).
EXERCÍCIOS

1 )Sendo 43 = 64, responda:
 a) Quem é a base?
 b) Quem é o expoente?
 c) Quem é a potência?

(R: a) 4   b) 3    c)  64)
2) Escreva na forma de potência:
 a) 5 x 5
 b) 3 x 3 x 3
 c) 7 x 7 x 7
 d) 2 x 2 x 2 
 e) a x a x a 

(R: a) 5²   b) 3³   c) 7³   d) 2³     e) a³)

3) Calcule as potências:
 a) 23
 b) 42
 c) 54
 d) 05
 e) 16
 f) 30
 g) 40
 h) 62
 i) 241
 j) 670

(R: a) 8  b) 16  c) 625  d) 0   e) 1   f)1   g)1   h)36   i) 24    j) 1)


4) Sendo x = 2, y = 3 e z = 4, calcule:
 a) x2
 b) y3
 c) z5
 d) xy
 e) yx
 f) xz
 g) 3x
 h) 4z
 i) 5y

(R: a) 4  b)8  c)1024  d)8  e)9  f)16  g)9  h)256  i)125)
5 )Calcule:
 a) O quadrado de 11
 b) O cubo de 7
 c) O quadrado de 8
 d) A quinta potência de 2

(R: a) 121  b)343  c) 64  d) 32)

6)Quem é maior?
 a) 23 ou 32
 b) 1120 ou 1201
 c) 560 ou 056

(R: a) 3²= 9   b)120¹=120  c)56 elevado a zero= 1)


7 )Calcule:
 a) 3.102
 b) 5.34
 c) 7.43

(R: a)300   b)405  c)448)

8) Transforme os produtos indicados, em potência:

      
a)5.5.5 =
b)7.7 =
c)8.8.8 =
d)1.1.=
e)6.6.6 =
f)2.2.2.=
g)45.45=
h)68.68.68=
i)89.89.89 =

   (R:a)5³  b)7²  c)8³  d)1²  e)6³  f)2³  g)45²  h)68³  i)89³)


9) Transforme em produto, as potências:

a) 4² =
b) 5³ =

(R:a) 4.4     b) 5.5.5)


10)Escreva como se lê:

a) 4² =
b) 5³ =


(    (R: a)quatro elevado ao quadrado   b) cinco elevado ao cubo)



11)Resolva e dê a nomenclatura:

 4² =

Base =
Expoente =
Potência =


(R: 16  base=4, expoente=2 e potência= 16)

12) Na potenciação sempre que a base for 1 a potência será igual a:


(R: 1)
13) Todo número natural não-nulo elevado à zero é igual à:

(R: 1)
14) Qual o resultado de 43 ?

(R: 64)

15) Todo número natural elevado a 1 é igual a _______________

(R: a própria base)

16) Escreva as potências com os números naturais e depois resolva-as:

a) Dezesseis elevado ao quadrado
b) Cinquenta e quatro elevado à primeira potência
c)Zero elevado à décima primeira potência
d) Um elevado à vigésima potência
e) Quatorze elevado ao cubo
f) Dois elevado à nona potência
g) Três elevado à quarta potência
h) Dez elevado à sexta potência
i) Oitenta e cindo elevado a zero
j) Dois mil e quarenta e seis elevado à primeira potência


(R: a)16²= 256  b)54¹=54  c)0  d)1  e)14³=2744  f)512  g)81  h) 1 000 000  i)1  j)2046


17) Simplifique as expressões numéricas :

a) 5 + 3². 2=




b) 7² - 4. 2 + 3 =




c) 10² - 3² + 5=



(R:a)23  b)44 c)96)
















Exercícios identificando frações em figuras e no dia a dia


Resultado de imagem para frações no dia a dia

1) Observe a figura:
exercicios_fracoes1.GIF (1795 bytes)
a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?

b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?

c) A parte pintada representa que fração do retângulo?


2) Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada:
a) exercicio_fracao8.GIF (2280 bytes) b) exercicio_fracoes4.GIF (1799 bytes) c) exercicio_fracoes5.GIF (1584 bytes)


3) Um sexto de uma pizza custa 3 reais, quanto custa:
a) exercicio_fracoes13.gif (339 bytes) da pizza
b) exercicio_fracoes14.gif (339 bytes) da pizza
c) a pizza toda


4) Se do que eu tenho são 195 reais, a quanto corresponde do que eu tenho?



5) Que fração representa uma semana no mês maio?

6) Que fração do dia representa 17 horas?

7) Que fração da semana representam 4 dias?

8) Qual fração irredutível equivale a setenta e quatro cento e onze avos?

9) Qual fração irredutível equivale a noventa e três cento e vinte e quatro avos?
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