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quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Exercícios Máximo divisor comum M.D.C

MÁXIMO DIVISOR COMUM

O maior dos divisores comuns de dois ou mais números chama-se máximo divisor comum (m.d.c)

Exemplos

consideremos os conjuntos dos divisores de 12 e 18

D12 = { 1,2,3,4,6,12}
D18 = { 1,2,3,6,9,18}

Os mesmos divisores ou números que aparecem em D12 e D18 são { 1,2,3,6} , os números ou divisores {4,9,12,18} aparecem mas não é comum nos dois divisores.

E o maior desses divisores comuns neste caso é 6 e indicamos m.d.c (12,18) = 6

Processos práticos para determinação do mdc

a) Por decomposição em fatores primos (fatoração completa)

Exemplo

a)Determinar o mdc de 18 e 60

18 I 2
093
033
01


60 2
30 I 2
15 I 3
05 5
01 I


18 = 2 x 3 x 3
60 = 2 x 2 x3 x 5

Comum nas duas fatorações é um número 2 e um número 3
sendo assim 3 x 2 = 6 o m.d,c,(18,60)= 6


b) Calcule o m.d.c entre 160 e 240:
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Exercícios

1) Escreva o conjunto dos divisores de 8,9,10,12,15 e 20

a) D8={1,2,4,8}
b) D9={1,3,9}
c) D10= {1,2,5,10}
d) D12={1,2,3,4,6,12}
e) D15={1,3,5,15}
f) D20 ={1,2,4,5,10,20}

2) Determine o m.d.c.entre os números:

a) m.d.c (9,12) = (R: 3)
b) m.d.c.(8,20) = (R:4)
c) m.d.c.(10,15) = (R: 5)
d) m.d.c.(9,12) = ( R: 3)
e) m.d.c.(10,20) = (R: 10)
f) m.d.c.( 15,20) = (R: 5)
g) m.d.c.(48,18) = (R: 6)
h) m.d.c.(30,18) = (R: 6)
i) m.d.c.(60,36) = (R:12)
j) m.d.c.(30,15) = (R: 15)
l) m.d.c.(80,48) = (R: 16)
m) m.d.c.(3,15,12) = (R: 3)
n) m.d.c.(20,6,14) = (R: 2)


3) (UNESP) Um carpinteiro deverá cortar 40 toras de madeira de 8 metros cada uma e 60 toras da mesma madeira de 6 metros cada uma, em toras do mesmo comprimento, sendo o comprimento o maior possível.                                                                             
a) Qual é o maior comprimento (em metros) possível dessas toras? (m.d.c)

(R: 2 m)
b) Quantas toras deverão ser obtidas?

(R: 50 toras)


        
4) Numa excursão ao Hopi Hari foram 150 alunos que gostam de adrenalina e 90 crianças que preferem ficar em brinquedos mais tranquilos. Com o MAIOR número de alunos possível, verifique quantos serão por grupo e quantos grupos serão formados mantendo o mesmo número de alunos.

(R: 30 alunos)
5) Comprei uma barra de chocolate com as seguintes dimensões: 12cm de altura, 18cm de comprimento e cm de altura. Desejo repartir essa barra em cubinhos de MAIOR tamanho possível. Quantos cubinhos de chocolate terei ?


(R: 24 cubinhos de 3cm )


6) Para equipar as novas viaturas de resgate e salvamento da corporação, dois rolos de cabo de aço, com respectivamente 450m e 600m de extensão, deverão ser repartidos em pedaços iguais e com o maior comprimento possível. A fim de que não haja sobras. CALCULE a medida de cabo que cada viatura receberá.

(R: 150m)



  • 5) Um terreno retangular de 221 m por 117 m será cercado. Em toda a volta deste cercado serão plantadas árvores igualmente espaçadas. Qual o maior espaço possível entre as árvores?








Exercícios sobre adição e subtração de frações com o mesmo denominador

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
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1°) Como adicionarmos ou subtrairmos números fracionários escritos sob a forma de fração de denominadores iguais

Conclusão: Somamos os numeradores e conservamos o denominador comum.

Exemplos:
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Exercícios
1) Efetue as adições

a) 3/6 + 2/6 = (R: 5/6)b) 13/7 + 1/7 = (R: 14/7)
c) 2/7+ 1/7 + 5/7 = (R: 8/7)d) 4/10 + 1/10 + 3/10 = (R: 8/10)
e) 5/6 + 1/6 = (R: 1)
f) 8/6 + 6/6 = (R: 14/6) = (R: 7/3)
g) 3/5 + 1/5 = (R: 4/5)


2) Efetue as subtrações:

a) 7/9 – 5/9 = (R: 2/9)
b) 9/5 -2/5 = (R: 7/5)
c) 2/3 – 1/3 = (R: 1/3)
d) 8/3 – 2/3 = (R: 6/3)
e) 5/6 – 1/6 = (R: 2/3)
f) 5/5 – 2/5 = (R: 3/5)
g) 5/7 – 2/7 = (R: 3/7)

3) Efetue as operações:

a) 5/4 + ¾ - ¼ = (R: 7/4)
b) 2/5 + 1/5 – 3/5 = (R: 0/5)
c) 8/7 – 3/7 + 1/7 = (R: 6/7)d) 7/3 – 4/3 – 1/3 = (R: 2/3)
e) 1/8 + 9/8 -3/8= (R: 7/8)
f) 7/3 – 2/3 + 1/3 = (R:6/3 ) = (R: 2)
g) 7/5 + 2/5 – 1/5 = (R: 8/5)
h) 5/7 – 2/7 – 1/7 = (R: 2/7)

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Atividade prática construindo uma planta baixa


Peça aos alunos que pesquisem uma figura que represente a planta-baixa de uma residência em formato retangular. 
Eles devem desenhar outra planta, distribuindo os cômodos em um outro formato de construção, porém mantendo a mesma área construída.

Avaliação
Avalie a aprendizagem dos alunos pelas observações feitas durante a aula, e pela resolução dos exercícios propostos, levando em consideração os seguintes critérios:
Se o aluno planeja a resolução de problemas considerando todas as respostas possíveis;
Se aplica os lugares geométricos na resolução de problemas métricos.

Se sabe calcular área, perímetro e utilizar escalas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

TDAH avaliação e diagnóstico

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O diagnóstico implica não só a frequência mas também a severidade  dos sintomas no funcionamento nos  contextos da vida da criança (em casa, na escola, com os amigos ou outro). Deve considerar que o impacto dos sintomas é  variável de criança para criança,   pode ser apenas ligeiro e transitório, ou ter grave interferência na vida da criança causando prejuízo no rendimento escolar, ajuste emocional e/ou social. 
Fazer-se um questionário cuidadoso aos pais, sobre os comportamentos incluídos nos critérios de diagnóstico DSM-IV e se presentes, determinar para cada um a sua duração, frequência e gravidade. É necessário questionar acerca da idade de início dos sintomas, o contexto em que ocorrem e o seu impacto funcional, particularmente em termos de aprendizagem. 
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O plano terapêutico deve ter sempre em conta a necessidade de reconhecer o TDAH como situação crónica e com potencial de persistir na vida adulta; na maioria dos casos inclui farmacoterapia, associada ou não a terapia comportamental.
Há necessidade de aceitar e compreender o distúrbio, criando uma aliança terapêutica entre a criança, os pais, o médico e o professor; essa atitude visa, sobretudo, o esclarecimento e aconselhamento adequado de todos os intervenientes, que possibilite implementar mudanças de atitudes e adaptação a diversas situações, além de reforçar positivamente os comportamentos adequados. 
O objectivo do tratamento é o controle dos sintomas de desatenção, hiperactividade e impulsividade, melhorando o desempenho académico e as competências sociais, permitindo dessa forma aumentar a auto- -estima da criança. 
Podem considerar-se estratégias terapêuticas comportamentais e educacionais, apoio educativo individualizado ou, eventualmente, apoio educativo especial, actividades extra-académicas, terapia familiar e participação em grupos de pais ou de apoio da comunidade. Deve incluir-se uma prova terapêutica com um psico-estimulante, desde que não estejam contra-indicados, em associação a outras intervenções, individualizadas em função da heterogeneidade deste grupo de crianças. 
 A terapêutica comportamental diz respeito a modificações que devem ter lugar em casa, na escola e em qualquer outro local ou contexto em que a criança passe algum tempo do seu dia. A etapa fundamental é obter a compreensão e aceitação do problema, tendo sempre presente que não se trata de um problema disciplinar, ou dependente da vontade da criança. 
É favorável a adaptação de expectativas e exigências, assim como a modificação de atitudes dos pais e professores/educadores, evitando a crítica frequente e situações que conduzam previsivelmente ao insucesso. 
Deve sempre ser promovido o reforço positivo, valorizando comportamentos adequados  e a pratica de atividade física para liberar tanta energia e terapia cognitiva comportamental para melhorar as habilidades sociais e impulsividade.
Preferencialmente o diagnostico deve ser feito por um neuropediatra ou um psiquiatra infantil, acompanhada de uma avaliação neuropsicológica para detectar o funcionamento de vários aspectos como: atenção, memória e QI etc...

Crianças com TDAH podem apresentar traços autistas

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Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) exibem frequentemente traços autistas mesmo na ausência de um transtorno pleno”, o que pode ocasionar problemas mais graves de socialização. A pesquisa foi apresentada no 26º Congresso Europeu de Neuropsicofarmacologia e demonstrou que houve um maior número de crianças com TDAH que apresentaram traços autistas, quando comparados com crianças sem o TDAH. Além disso, o grupo com TDAH e traços autistas apresentou um maior déficit neurospsicológico, interpessoal e psicopatológico, assim como desregulação emocional.
Embora as diferenças entre os sintomas principais do TDAH entre o subgrupo “TDAH + traços autistas” e o subgrupo “somente TDAH” não foram significativas, o primeiro subgrupo apresentou maiores índices de dificuldade em lidar com situações de rejeição, bem como maiores índices de disfunção social e problemas emocionais severos – quando comparados ao subgrupo “somente TDAH” e o grupo controle.
A criança que apresenta somente traços autistas com medicação e terapia cognitiva comportamental tem grandes chances de perder essas estereotipias com o tempo, já a criança com o Transtorno do espectro autista não.
 As crianças com TDAH e traços de autismo são mais propensos a ter problemas na escola do que as crianças TDAH e não há traços autistas. Quase uma em cada cinco crianças com TDAH têm características que são comuns entre as crianças com autismo, e tendo essas características parece aumentar o risco das crianças de experimentar prejuízos em suas vidas cotidianas.
As crianças com TDAH e traços autistas eram mais propensos a se envolver em brigas, ser rejeitado por seus pares, e têm problemas na escola e com os seus irmãos. Aqueles com traços tanto de TDAH e autistas também foram mais propensos a ter outras condições psiquiátricas, como a indisciplina, transtornos de humor, transtornos de ansiedade e transtornos de linguagem. O seu tratamento pode precisar de ter um foco maior na expansão de habilidades sociais.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

14 técnicas para lidar com crianças TDAH



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Crianças com TDAH tem a capacidade de trazer a tona o pior das pessoas que lidam com ela, o que com frequência resulta em um sentimento de culpa por tantas broncas diárias.
Na tentativa de ajudar os adultos a conduzirem melhor o comportamento dessas crianças memorize  e coloque em prática essas quatorze técnicas:

1º Dê respostas e resultados mais imediatos 
A criança deve receber respostas e resultados negativos leves e imediatos quando fizer um comportamento inadequado, conte a ela o que acabou de fazer ( não grite) e diga por que isso não é aceitável assim como  as respostas positivas podem ser dadas sob a forma de elogias, cumprimentos ou recompensas.

2ºDê respostas mais frequentes
Crianças com TDAH necessitam de respostas e resultados não apenas imediatos, mas também frequentes . Isso pode ser irritante para a criança e cansativo para você, mas é necessário faze-lo tanto quanto o seu tempo,o seu planejamento e a sua energia permitirem.

3ºUtilize resultados mais potentes e abrangentes
Crianças com TDAH precisam de mais encorajamento pra realizar trabalhos, seguir regras ou se comportar bem. Isso pode incluir afeição física, privilégios, lanches e divertimentos especiais,recompensas materiais... já que essas crianças, muitas vezes, não conseguem se motivar sozinhas e manter um comportamento positivo sem esses reforços positivos.

4ºUtilize incentivos antes de punir
A regra do positivo antes do negativo é simples, quando você mudar um comportamento indesejável, decida primeiro qual comportamento positivo quer substituir  e diga  o comportamento que você espera dele.

5º Exteriorize tempo e pontes de tempo quando necessário
Por não terem o mesmo senso de tempo que uma criança normal, não podem responder a demandas que envolvam limites de tempo e preparação para o futuro como as outras. Use qualquer meio para mostrar o tempo a criança através de relógio com timer, ampulheta, etc
Para tarefas com um tempo maior, quebre a tarefa em pequenas porções diárias.

6º Exteriorize a informação importante no ponto de performance
Como a mémoria está prejudicada em crianças TDAH utilize cartões com regras e lembretes importantes como "permaneça fazendo sua tarefa", " não saia",peça ajuda se precisar", ... Se a criança te problemas quando vai brincar com amigos, leve-a a um canto pra conversar e revisar as regras sociais que ela deve seguir, como dividir brinquedos, não empurrar ,...Você pode até escrever isso tudo em um cartão e revisar algumas vezes com a criança sem a presença de outras crianças.

7º Exteriorize a fonte de motivação no ponto de performance
Crianças com TDAH apresentam problemas para interiorizar tempo, regras e motivação. Elas não são capazes de reunir forças para permanecer em tarefas trabalhosas  então é preciso oferecer um incentivo como um lanche, tempo extra no video game, etc para que ela tenha motivação para terminar a tarefa.

8º Torne mais físico o pensar e a resolução de problemas
Sempre que um problema deve  ser resolvido, pense em formas de torná-lo físico, assim a criança poderá tocá-lo, manipulá-lo, movê-lo e, então organizar os pedaços de informações de forma  a ajudá-lo a resolver  o problema.

9º Lute por consistência
Você deve usar a mesma estratégia  para controlar o comportamento da criança. Ser imprevisível ou capcioso ao dar ordens é convite ao insucesso, assim como perder as esperanças quando seu novo método de controle da errado. Pratique um programa de alteração de comportamento por pelo menos duas semanas antes de decidir que não funciona. Não seja vítima da armadilha que engana muitos pais: responder a comportamentos de uma forma em casa, mas de outra forma em público.

10º Não fale muito, aja!
A criança TDAH é muito mais sensível a consequências e respostas que você usa, simplesmente falar a criança não alterará o problema neurológico que a torna tão desinibida.

11º Planeje-se com antecedência para situações problemáticas
Você pode se poupar de muita ansiedade se aprender a antecipar situações problemáticas , sendo assim desenvolva um plano com seu filho e mostre a ele o comportamento que você espera dele.

12º Mantenha uma perspectiva da deficiência
Uma forma de se manter calmo em certa situação é tentar manter uma distância psicológica  dos problemas da criança. Finja que é um estranho, para que possa observar a situação como ela realmente é.

13ºNão personalize os problemas de seu filho
Não conclua que você é uma pessoa maldosa, quando uma situação sai errada ou não acontece como desejava. Fique Calmo e se possível mantenha o senso de humor sobre a situação.

14º Pratique o perdão
A criança não consegue controlar sempre o que faz e merece ser perdoada.












Cinco hábitos para educar nossos filhos de uma forma mais saudável

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Bons pais preparam  os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como: motivação, ousadia, paciência, determinação, capacidade de superação, habilidade para criar e aproveitar oportunidades.
Estimule seus filhos a ter metas, a procurar o  sucesso no estudo, no trabalho, nas relações sociais, mas não pare por ai. Leve-os a não ter medo de seus insucessos.
 Alguns não venceram porque não tiveram paciência para suportar um não, porque não tiveram a ousadia para enfrentar algumas críticas, nem humildade para reconhecer suas falhas.
A perseverança é tão importante quanto a habilidade intelectual !!!!!!!!!!!!!!

Cinco hábitos para educar nossos filhos de uma forma mais saudável:

1º Deixar seus filhos conhece-los e descobrirem seu mundo.
2º Nutrir a personalidade deles para refletirem,liderarem, ter coragem,otimismo,superar o medo e prevenirem  conflitos.
3º Ensiná-los a pensar desenvolvendo a habilidade crítica, pensar antes de reagir, fidelidade,honestidade, capacidade de questionar e responsabilidade social.
4º Prepará-los para as derrotas e dificuldades, fazendo de cada lágrima uma oportunidade de crescimento.
5º Dialogar sempre desenvolvendo a solidariedade, companheirismo, prazer de viver, otimismo e inteligencia interpessoal.


(Augusto Cury)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Provas anteriores vestibulinho EMBRAER

PROCESSO SELETIVO EMBRAER



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O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa é mantenedor de duas escolas, ambas voltadas para o Ensino Médio, uma no município de São José dos Campos, o Colégio Embraer – Juarez Wanderley, e a outra no município de Botucatu, o Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho.
Para constituir a décima quinta turma, em São José dos Campos, e a quarta turma, em Botucatu, serão selecionados 320 alunos (200 para São José dos Campos e 120 para Botucatu) em concurso a ser realizado no dia 18 de outubro de 2015. Os alunos selecionados receberão bolsa integral de estudos, além de uniformes, materiais didáticos, alimentação nas escolas e transporte, de ida e volta, das rodoviárias das cidades de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Taubaté e Botucatu até as instalações de ambos os Colégios localizados em São José dos Campos e Botucatu. 

A seleção compreende​​rá a aplicação de uma prova de conhecimento (contemplando questões na forma de teste de múltipla escolha) e de uma redação.


Provas anteriores da EMBRAER segue o link com gabarito:

http://www.npvestibulares.com.br/provas-anteriores.php

Provas anteriores Vestibulinho FEG/ UNESP


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          O CTIG-UNESP prepara o aluno para o prosseguimento de estudos e habilita-o para o exercício de uma profissão técnica. Nesse sentido, ao longo destes anos temos procurado educar para a cidadania, formando cidadãos capacitados e competentes para atuarem em diversas profissões, pesquisas, difusão de conhecimentos e processos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da região e do país.
          É  muito  importante  que  sua liberdade esteja alicerçada na responsabilidade, pois somente desse modo o aluno realmente se desenvolve como pessoa humana, aprimorando-se quanto ao respeito e à ética. Deve reconhecer a importância do respeito a si mesmo, o respeito aos outros e a responsabilidade por todas as suas ações.

No link abaixo você encontrará algumas provas anteriores do FEG/ UNESP para o nível médio (vestibulinho)

http://www2.feg.unesp.br/#!/colegio-tecnico-novo/vestibulinho-2013/provas-anteriores/

http://www.feg.unesp.br/~ctig/Vestibulinho.html

Simulado concurso ESA militares


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1) Perguntando-se a um militar que idade tem, ele respondeu: “Se do triplo da minha idade subtrairmos o quíntuplo da idade que eu tinha há 12 anos, encontramos a minha idade atual”. 
Quantos anos tem atualmente o militar? 
A) 27 
B) 25 
C) 22 
D) 20 
E) 19


2) 60% de x é o mesmo que 
A) 4 / 5 de x 
B) 3 / 5 de x 
C) 1 / 2 de x 
D) 1 / 3 de x 
E) 1 / 4 de x 

3) Qual é o menor ângulo formado entre os ponteiros de um relógios quando são exatamente 7 horas ? 
A) 210º 
B) 180º 
C) 165º 
D) 150º 
E) 120º

4) Para cercar um quartel, são necessários 5 voltas de arame farpado em seu perímetro. Quantos quilômetros de arame serão necessários para cercar um quartel que mede 500 metros de comprimento e 300 metros de largura? 
A) 16 
B) 15,5 
C) 12 
D) 10,5 
E) 8 

5) Kátia tem a metade da idade de Bete. Bete é um ano mais velha que Janaína. Nádia, que tem 9 anos de idade, nasceu 6 anos depois de Janaína. Quantos anos tem Kátia ? 
A) 8 
B) 10 
C) 11 
D) 13 
E) 15 

6) Em um grupo de 20 pessoas, 40% são homens e 75% das mulheres são solteiras. O número de mulheres casadas é 
A) 3 
B) 6 
C) 7 
D) 8 
E) 9

7)
 
Qual o perímetro do polígono ao lado ? 
A) 15 cm 
B) 18 cm 
C) 20 cm 
D) 22 cm 
E) 23 cm

8) Um triângulo tem as seguintes medidas de seus lados, em ordem crescente: 15, 20 e x. Sabendo que um dos ângulos deste triângulo mede meio ângulo raso, qual o valor de x ? 
A) 50 
B) 45 
C) 35 
D) 30 
E) 25 

9) C x 10 = Ο x 100 = Ο : 1000 = Ο x 10 = R. Se C é um número diferente de zero, então: 
A) C = R 
B) R = 10 
C) C = 10 
D) C = 10 R 
E) R = 10 C

10) Se N = 2 . 7 e M = 2². 7, então a alternativa correta é 
A) N é primo. 
B) M é divisor de N. 
C) M é múltiplo de 5. 
D) N é múltiplo de 4. 
E) O produto de M por N é múltiplo de 49.

11) Em um concurso há aproximadamente 14.000 candidatos e 700 vagas. Qual a relação percentual de vaga/candidato ? 
A) 5 % 
B) 7 % 
C) 10 % 
D) 14 % 
E) 20 %

12) Um dos ângulos da base de um triângulo isósceles mede 40º. Quanto mede o ângulo do vértice ? 
A) 108º 
B) 100º 
C) 99º 
D) 95º 
E) 90º 

13) Uma liga é composta por 70% de cobre, 20% de alumínio e 10% de zinco. Qual a quantidade, respectivamente, de cobre, alumínio e zinco em 800 g dessa liga ? 
A) 100 g, 250 g, 450 g 
B) 400 g, 260 g, 140 g 
C) 450 g, 250 g, 100 g 
D) 560 g, 160 g, 80 g 
E) 650 g, 100 g, 50 g 

14) Quantas placas quadradas de 20 cm de lado são necessárias para cobrir uma área de 50 m² ? 
A) 2000 
B) 1500 
C) 1250 
D) 1150 
E) 1000 

15) Em um triângulo retângulo, o seno de um de seus ângulos agudos é 
A) o inverso do cosseno desse ângulo. 
B) o quadrado do cosseno desse ângulo. 
C) a razão entre as medidas dos catetos do triângulo. 
D) a razão entre a medida da hipotenusa e a medida do lado adjacente a esse ângulo. 
E) a razão entre a medida do lado oposto a esse ângulo e a medida da hipotenusa.

16) Em um quartel, 7/9 dos militares são praças e existem 10 oficiais. Como o efetivo do quartel é composto de oficiais e praças, qual o número total de militares no quartel ? 
A) 45 
B) 44 
C) 36 
D) 28 
E) 21

17) Um triângulo possui as seguintes medidas de seus lados: 3, 12 e 14. Este triângulo possui 
A) três ângulos obtusos. 
B) três ângulos agudos. 
C) um ângulo obtuso. 
D) um ângulo agudo. 
E) um ângulo reto.

18) Devido à diferença de gravidade entre a Terra e a Lua, um astronauta de 150 Kg pesa na Lua apenas 25 Kg. Quanto pesa na Lua um homem que na Terra pesa 90 Kg ? 
A) 10 Kg 
B) 15 Kg 
C) 20 Kg 
D) 25 Kg 
E) 28 Kg 

19) Uma torneira enche um tanque sozinha em 2 horas enquanto outra torneira demora 4 horas. Em quanto tempo as duas torneiras juntas encherão esse mesmo tanque ? 
A) 1 h 10 min 
B) 1 h 20 min 
C) 1 h 30 min 
D) 1 h 50 min 
E) 2 h 

20) Considere x = 10 e y = 20. Calcule o valor de (x + y)² – 2xy. 
A) 900 
B) 600 
C) 500 
D) 300 
E) 200

GABARITO:

1) D; 2) B; 3) D; 4) E; 5) A; 6) A; 7) D; 8) E; 9) A; 10) B; 11) A; 12) B; 13) D; 14) C; 15) E; 16) A; 17) C; 18) B; 19) B; 20) C

Provas anteriores ETEC

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Vai fazer o Vestibulinho Etec e não sabe o que estudar, confira aqui as principais dicas de estudo para você se dar bem na hora da prova.
No geral a prova do Vestibulinho Etec exige bastante conhecimentos gerais do estudante, principalmente sobre português e matemática, uma boa é tentar ler jornais e revistas, se você tem dificuldade na interpretação de textos, se foque nisso, já que essa é uma das habilidades que mais irá te ajudar na hora da prova.
Além do básico do português e da matemática, a prova também tem algumas questões de química básica, física e história.
Uma boa ideia é procurar as provas antigas online e tentar fazê-las já que a prova não muda muito de um ano para o outro.

O que estudar

  • Interpretação de texto
  • Interpretação de gráficos e tabelas
  • Gramática
  • Regra de três
  • Soma, subtração, divisão e multiplicação de frações
  • Teorema de pitágoras
  • Equações de primeiro e segundo grau.
  • História do Brasil
  • Primeira e segunda guerra mundial
Diferente de muitas outras provas do tipo, o Vestibulinho Etec não tem redação, ou seja você não precisa se preocupar com isso, se seu objetivo é só o de entrar no Etec.
É isso ai, estude e dedique-se que você irá passar, não tem segredo, boa sorte.
No site da ETEC você encontra as provas e gabaritos desde 2007 até 2016, segue o link: http://www.vestibulinhoetec.com.br/provas-gabaritos/
http://guiaetec.com/

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

SETE DICAS PARA O SUCESSO COM PESSOAS TDAH NA ESCOLA





1º Mantendo a atenção:  Uso de novidades e objetos;·  Técnicas eficazes de questionamento;·  Uso de organizadores gráficos;·  Sinais auditivos;·  vídeos (para uma melhor visualização);·  Respostas escritas associadas com atividades auditivas.·
2º Administração na sala de aula:  Clareza na comunicação e expectativas;·  Uso de monitores;·  Regras e conseqüências expostas;·  Uso de controle por proximidade;·  Alunos repetem instruções;·  Sinais, elogios e reforço para períodos de transição;·  Revisão de regras e auto-monitor em situação de grupo.·
3º Aprendizado participativo e oportunidades de respostas:  Aprendizado cooperativo: (uso de parceiros; - membros do grupo tem papéis· determinados;- responsabilidade e auto monitoria.)  Resposta em grupo (quadro de giz).·
4º Organização e habilidades de estudo:  Uso de programas e expectativas da escola;·  Uso de cadernos e calendários de tarefa;·  Tarefas esclarecidas e expostas;·  Sistema de estudo entre parceiros (por tutor).·
5º Instrução multisensorial e acomodação para estilos de aprendizado:  Uso de melodia e ritmo;·  Apresente instrução visualmente / auditivamente;·  Ambiente físico adequado ao trabalho dos alunos;·  Ofereça escolhas de onde trabalhar;·  Intervalo para alongamento e exercícios.·
6º Modificação na produção escrita:  Testes orais e transcrição escrita;·  Rubricar trabalhos / tarefas menores;·  Uso de opções de papel (ex.: computador ou folha milimetradas).·
7º Práticas de colaboração  Equipes de estudo (equipes de consulta);·  Ênfase em parcerias com os pais;·  Ensinar em equipe para facilitar a instrução e a disciplina;·  Uso de monitores de idades diferentes;·

O QUE MANTER EM MENTE COM ALUNOS QUE SÃO UM DESAFIO  

Planeje uma resposta e evite “reagir”;·  Elogie, encoraje gratifique o desenvolvimento da melhora;·  Mude o que você pode controlar... Você mesmo (atitude, linguagem do corpo,· voz, estratégia / técnicas, expectativas, foco);  Seja firme, justo e estável;·  Permaneça calmo;·  Evite bater de frente (medir forças).·




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