quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Conteúdo programático matemática 7º Ano

MATEMÁTICA

1. Números inteiros relativos:1.1 Conjunto doso números inteiros relativos
1.2 Aplicações
1.3 Representação geométrica de Z
1.4 Comparação dos números inteiros
1.5 Números opostos (ou simétricos)
1.6 Valor absoluto ( ou módulo)
1.7 Subconjunto de Z
2. Operações com números inteiros2.1 Adição
2.2 Subtração
2.3 Multiplicação
2.4 Divisão exata
2.5 Potenciação
2.6 Radiciação
3. Números racionais3.1 Introdução
3.2 Subconjuntos de Q
3.3 Representação geométrica de Q
3.4 Comparação de números racionais
3.5 Números opostos (ou simétricos)
3.6 Valor absoluto (ou módulo)
4. Operações com os números racionais relativos4.1 Adição
4.2 Subtração
4.3 Multiplicação
4.4 Divisão
4.5 Potenciação
4.6 Radiciação
5. Equações do 1º grau5.1 Sentenças matemáticas
5.2 Equações
5.3 Equações equivalentes
5.4 Equações do 1º grau com uma variável
5.5 Resoluções de problemas do 1º grau com uma variável
6. Sistemas de equações do 1º grau6.1 Par ordenado; produto cartesiano
6.2 Representação geométrica de pares ordenados
6.3 Equações do 1º grau com duas variáveis
6.4 Gráfico da equação do 1º grau com duas variáveis
6.5 Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis
6.6 Resolução de sistemas
7. Razão, proporção, números proporcionais7.1 Razão
7.2 Proporção
7.3 Propriedade fundamental das proporções
7.4 Números diretamente proporcionais
7.5 Números inversamente proporcionais
8. Grandezas, regra de três8.1 Grandezas
8.2 Regra de três
9. Porcentagem, juros simples9.1 Porcentagem
9.2 Juro simples.

Conteúdo programático matemática 8ºAno

MATEMÁTICA

1. CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS.1.1 Conjunto dos números naturais
1.2 Conjunto de números inteiros
1.3 Conjunto dos números racionais
1.4 Conjunto dos números reais
2. EXPRESSÕES ALGÉBRICAS.2.1 Expressões algébricas ou literais
2.2 Classificação
2.3. Valor numérico
3. POLINÔMIOS.3.1 Monômios
3.2 Grau de monômios
3.3 Monômios semelhantes
3.4 Operações com monômios
3.5 Polinômios
3.6 Grau de polinômios
3.7 Polinômios em uma única letra
3.8 Valor numérico de polinômios
3.9 Adição de polinômios
3.10 Subtração de polinômios
3.11 Multiplicação de polinômios
3.12 Divisão de polinômios por monômios
4. PRODUTOS NOTÁVEIS4.1 Conceito e aplicações
4.2 Quadrado de uma soma de dois termos
4.3 Quadrado de uma diferença de dois termos
4.4 Produto da soma pela diferença de dois termos
5. FATORAÇÃO5.1 Conceito e aplicações
5.2 Fator comum
5.3 Agrupamento
5.4 Trinômio quadrado perfeito
5.5 Diferença de dois quadrados
5.6 Casos de fatoração combinados
6. MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM
7. EQUAÇÕES7.1 Equações do 1º grau com uma incógnita
7.2 Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
7.3 Equações fracionárias
8. GEOMETRIA8.1 Elementos primitivos
8.2 Figuras geométricas planas
8.3 Semi-retas
8.4 Segmento de reta
9. ÂNGULOS9.1 Definição
9.2 Medida de ângulo
9.3 Ângulos consecutivos e ângulos adjacentes
9.4 Bissetriz
9.5 Ângulos congruentes
9.6 Classificação de ângulos
9.7 Ângulos complementares
9.8 Ângulos suplementares
9.9 Ângulos opostos pelo vértice
10. POLÍGONOS10.1 Polígonos
10.2 Elementos do polígono convexo
10.3 Classificação
10.4 Perímetro
10.5 Número de diagonais de um polígono
11. TRIÂNGULOS11.1 Classificação dos triângulos quanto a medida dos ângulos e dos lados
11.2 Mediana, altura e bissetriz
11.3 Soma das medidas dos ângulos internos de triângulos
12. QUADRILÁTEROS12.1 Características de um quadrilátero convexo
12.2 Propriedades dos paralelogramos
12.3 Propriedade do retângulo
12.4 Propriedade do losango
12.5 Tipos de trapézio
13. CIRCUNFERÊNCIAS13.1 Comprimento e área
13.2 Ângulos em uma circunferência
14. VOLUMES14.1 Volume de um paralelepípedo
14.2 Volume de um cilindro

Conteúdo programático matemática 9ºAno

MATEMÁTICA

1. POTÊNCIAS
1.1 Definição e aplicações
1.2 Expressões
1.3 Propriedades
2. RADICAIS.2.1 Definição de raiz
2.2 Radiciação de números reais
2.3 Propriedades
2.4 Radicais de mesmo índice
2.5 Expoentes fracionários
2.6 Simplificação de radicais
2.7 Eliminação de fator de um radical
2.8 Introdução de fator num radical
2.9 Adição e subtração de radicais
2.10 Multiplicação de radicais
2.11 Divisão de radicais
2.12 Potenciação de radicais
2.13 Radiciação de radicais
2.14 Racionalização de denominadores
3. EQUAÇÕES DO 2º GRAU.3.1 Definição e aplicações
3.2 Raízes ou soluções de uma equação do 2º grau
3.3 Equações completas e equações incompletas
3.4 Resolução de equações incompletas
3.5 Resolução de equações completas pelo método da fatoração
3.6 Dedução da fórmula de BHASKARA
3.7 Resolução de equações do 2º grau com uso da fórmula
3.8 Relação entre coeficientes e raízes
4. EQUAÇÕES IRRACIONAIS.4.1 Definição
4.2 Resolução
5. SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU.5.1 Definição
5.2 Resolução
6. Problemas envolvendo equaçõesdo 2º grau.
7. Sistemas de coordenadas cartesianas.7.1 Abscissas na reta
7.2 Ordenada na reta
7.3 Par de coordenadas
8. RELAÇÃO E FUNÇÕES.8.1 Relação
8.2 Função
9. FUNÇÃO DO 1º GRAU.9.1 Função do 1º grau
9.2 Construção e análise do gráfico
10. FUNÇÃO QUADRÁTICA.10.1 Definição
10.2 Gráfico
10.3 A parábola e suas intersecções com os eixos
10.4 Vértice da parábola
11. SEGMENTOS PROPORCIONAIS11.1 Feixe de paralelas
11.2 Aplicações do Teorema de Tales
12. SEMELHANÇA12.1 Figuras semelhantes
12.2 Triângulos semelhantes.
12.3 Casos de semelhança de triângulos.
13. RELAÇÃO MÉTRICA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.13.1 Projeção ortogonal de um plano
13.2 Projeção ortogonal de um segmento
13.3 Relação métrica no triângulo
13.4 Aplicação do teorema de Pitágoras
14. RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS14.1 Ideia de seno, cosseno e tangente.
15. CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO.15.1 Comprimento de uma circunferência
15.2 Comprimento de um arco de uma circunferência
15.3 Medida do contorno de um setor circular.

SIMULADO DE MATEMÁTICA: testes com gabarito

SIMULADO
1. Se (x; y) e (y; 12) são sucessões de números diretamente proporcionais, então:
a) x = y/2
b) x = y/3
c) x = y/4
d) x = y/5
e) y = 3x/12
2. Um fazendeiro tem ração para alimentar 50 galinhas durante 80 dias. Decorridos 15 dias resolveu vender 10 galinhas. De quanto poderá ser aumentada a ração diária de cada galinha durante o resto do período?
a) 5/4
b) 3/5
c) 1/5
d) 1/4
e) 3/4
3. O salário de uma pessoa era, em setembro de 1998, R$ 12.000,00 e em dezembro de 1998, R$ 13.886,46. Sabe-se que as taxas de reajustes aplicadas ao seu salário em outubro e novembro foram respectivamente de 5% e 3%. Qual foi a taxa de reajuste relativa ao mês de dezembro?
a) 7% b) 8% c) 10% d) 9%             e) 11%
4. Um capital de R$ 10.000,00 foi aplicado a juros compostos de 120% a.a., com capitalização mensal, por 4 meses. Determine a taxa de juros quadrimestral em que o mesmo poderia ser aplicado a fim de se obter o mesmo juro.
a) 10% aq
b) 33,1% aq
c) 40% aq
d) 41,46% aq
e) 46,41% aq
5. Uma duplicata no valor de R$ 1.440,00 foi descontada por dentro 5 meses antes do vencimento à taxa simples de 48% a.a. O valor líquido dessa duplicata foi de:
a) R$ 1.000,00
b) R$ 1.200,00
c) R$ 1.260,00
d) R$ 1.340,00
e) R$ 1.400,00
6. Um hóspede de um hotel teve que pagar R$ 174,00 por quatro dias de hospedagem. Pela estada de oito dias outro hóspede pagou R$ 342,00 num quarto do mesmo tipo. Sabe-se que a conta de cada um dos hóspedes foi calculada multiplicando-se o valor da diária pelo número de dias de permanência e adicionando-se ao resultado uma taxa fixa de hospedagem. Nestas condições, considere as afirmativas abaixo:
I – No cálculo feito a despesa é uma função linear do número de dias de permanência.
I I – A taxa fixa que foi cobrada de cada hospede foi de R$ 4,00.
I I I – Por uma estada de 5 dias nas mesmas condições a conta do hotel seria de R$ 216,00.
Assinale a única alternativa correta:
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa I I está correta.
c) Somente as afirmativas I e I I estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e I I I estão corretas.
e) Somente as afirmativas I I e I I I estão corretas.
7. Para fazer um cercadinho para uma horta no quintal de casa, o dono da casa dispõe de 16 metros de tela de arame. Se ele aproveitar o muro que fica no fundo do quintal como um dos lados do cercadinho, ele poderá fazer o cercadinho com um formato retangular usando os 16 metros de tela para formar os outros três lados do retângulo. Nestas condições, julgue as afirmativas abaixo:
I – A área que o cercadinho terá não depende das medidas dos lados do retângulo formado pois ele usará sempre os mesmos 16 metros de tela.
I I – A área que o cercadinho terá depende das medidas escolhidas para os lados do retângulo formado e pode ser expressa como uma função quadrática da medida de um dos lados do retângulo.
I I I – A maior área possível do cercadinho será obtida quando o maior lado do retângulo formado tiver 12 metros.
Assinale a única alternativa correta:
a) Somente a afirmativa I está incorreta.
b) Somente a afirmativa I I está incorreta.
c) Somente as afirmativas I e I I estão incorretas.
d) Somente as afirmativas I e I I I estão corretas.
e) Somente as afirmativas I I e I I I estão incorretas.
8. Se o número 225 for dividido em 3 partes, formando uma progressão aritmética, de maneira que a terceira parte exceda a primeira em 140 unidades, essas três partes serão:
a) números primos entre si.
b) todas múltiplas de 3 e de 5.
c) todas menores que 100.
d) todas maiores que 10.
e) todas fatores do número 54.375.
9. Um triângulo isósceles tem 32 cm de perímetro e 8 cm de altura em relação à base (isto é, com relação ao lado diferente dos demais). A área deste triângulo, em centímetros quadrados, é:
a) 24
b) 16
c) 96
d) 100
e) 48
10. Uma piscina infantil, dessas infláveis, tem fundo circular com 2 metros de diâmetro e tem 40 centímetros de altura. Para enchê-la com água até três quartos de sua altura, o número aproximado de litros necessário será:
a) 924
b) 942
c) 1.265
d) 1.256
e) 1.526


GABARITO
01.
C
06.
D
02.
D
07.
A
03.
A
08.
E
04.
E
09.
E
05.
B
10.
B

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