domingo, 9 de agosto de 2015

Exercícios sobre potenciação de números decimais


A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais
Resultado de imagem para potenciação de numeros decimais


Exemplos:

1) (1,2)² = 1,2 x 1,2 =1,44
2) (0,4)³ = 0,4 x 0,4 x 0,4 = 0,064

vamos lembrar que: são válidas as convenções para os expoentes um e zero.

Exemplos

1) (9,83)¹ = 7,53
2) ( 6,35)⁰ = 1



EXERCÍCIOS 


1) Calcule as potências

a) ( 0,7)² =
b) (0,3) ² =
c) (1,2) ² =
d) (2,5) ² =
e) (1,7) ² =
f) (8,4) ² =
g) (1,1)³ =
h) (0,1)³ =
i) (0,15) ² =
j) (0,2)⁴=

2) Calcule o valor das expressões

a) (1,2)³ + 1,3 = 

b) 20 – (3,6) ² =

c) (0,2) ² + (0,8) ² =

d) (1,5) ² - (0,3) ² =

e) 1 – (0,9) ² =

f) 100 x (0,1)⁴ =

g) 4² : 0,5 – (1,5) ² =

h) ( 1 – 0,7) ² + ( 7 – 6)⁵ =


3) Calcule:

a) o cubo de 0,8; _________________________________________________________

b) o quadrado de 0,4; _____________________________________________________


c) o quociente do quadrado de 0,4 pelo cubo de 0,8.____________________________



d) dois décimos elevado ao quadrado________________________________________

e) cinco décimos elevado ao cubo__________________________________________

f) vinte e quatro centésimos elevado ao quadrado_____________________________

g) A quinta potência de um décimo________________________________________


4) Calcule:

a) (2,2)2 = _____________________                     d) (7,3)1 = _____________________
b) (0,3)4= _____________________                      e) (8,2)º = _____________________
c) (1,1)3= _____________________                       f) (0,2)¹ = _____________________

5) Meu pai fez um acordo comigo, a cada nota dez que eu tirasse em provas eu ganhava cinco décimos  ao quadrado ( quantia em centavos e reais). Sabendo que eu tirei 8 notas 10. Quanto vou ganhar?  
6) Quantos zeros nas casas decimais terão em (0,1) elevado a décima potência?

Um comentário:

  1. Oi, eu sou a Júlia! Poxa, os exercícios são muito bons para estudar para prova, mas o estranho é que eu não consigo copiar e colar para o word. Alguém pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...