quinta-feira, 9 de junho de 2016

Jogos Matemáticos parte 2


Sabemos que a matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais e que ela compreende uma constante busca pela veracidade dos fatos através de técnicas precisas e exatas.

A matemática possui uma relação com as outras ciências e a aplicamos em nosso cotidiano num simples olhar ao nosso redor, onde podemos notar a sua presença nas formas, nos contornos e nas medidas.

Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades; levam-nas a conceberem a matemática como uma disciplina prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno. Com os jogos matemáticos, os alunos podem encontrar equilíbrio entre o real e o imaginário e ampliarem seus conhecimentos e o raciocínio lógico-matemático.



1) SERPENTES E ESCADAS
 Organização da classe
– Formar grupos de 2 a 4 participantes
 Capacidades a serem trabalhadas 
– Explorar contagem e sequência
– Reconhecer ordem crescente e decrescente
– Chegar primeiro à casa 100
 Material
– 2 dados
– Tabuleiro
– Peões
 Desenvolvimento
Para determinar quem começa cada jogador lança uma vez o dado. Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior número começa. Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 1 ou 2 dados, até chegar ao topo. Se o peão cair na base de uma escada, corta caminho, subindo até o seu topo. Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, ele é comido até o seu rabo, muitas casas para baixo.
O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 casas (10×10), atravessado por escadas e por cobras.


2) JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
 Organização da classe
– Formar grupos de 3 a 5 participantes
 Capacidades a serem trabalhadas
– Perceber que o número é formado de algarismos ordenados
– Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas
 Material
– 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9
– Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas
 Desenvolvimento
Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro somando os valores. Em seguida passa a vez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.
 Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais importante é a interação. Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor. O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.

 Registro – jogo das fichas coloridas
Aluno(a)
Cartas/JogadasVermelha azulverdebrancaNúmero formado
  
  
  
  
  
 Fonte: Curso do pró-letramento de Matemática

3) BOTAS DE MUITAS LÉGUAS

 Organização da classe
– Poderá ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas
Capacidades a serem trabalhadas
– Compreender o processo da multiplicação, da divisão e construir fatos básicos
 Material
– 2 dados
– Folhas com várias retas numéricas
Desenvolvimento
 Primeira proposta: Desenhar uma reta numérica no chão. Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na reta com passos. O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado menor, indicará o tamanho de cada passo. Outro aluno verifica onde o colega parou para marcar os pontos daquela equipe. E assim todos farão o mesmo procedimento, disputando quem chegou mais longe.
 Segunda proposta: O professor entrega a folha das retas numéricas para as duplas, que jogarão os dados para efetuar as jogadas traçando com o lápis, os passos, seguindo as mesmas regras da primeira proposta. Ganhará o jogo quem conseguir avançar mais longe na reta numérica.
O professor deverá fazer intervenções para levar o aluno a relacionar as jogadas com a multiplicação e a divisão. Ex.: 4 passos de 3 distâncias chegará no  número 12.
 Fonte: Curso do pró-letramento de Matemática
Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.

4)DIAGRAMA DOS HEXÁGONOS
 Organização da classe
– Formar duplas, trio ou individual
 Capacidades a serem trabalhadas
-Desenvolver coordenação motora fina
– Construir conceitos de fração, área e perímetro
– Identificar figuras geométricas
 Material
– Folha chamex com 4 hexágonos divididos de forma diferente
– Lápis de cor, tesoura
Desenvolvimento
Colorir os hexágonos nas respectivas cores: amarelo, azul, vermelho e verde. Recortar todas as linhas internas e externas dos mesmos. A seguir montar um hexágono maior com todas as peças, a partir do amarelo que fica no centro da nova montagem.
 É importante que durante a atividade o professor faça as intervenções, levando o aluno a compreender novos conceitos: área, perímetro e fração equivalente. Exemplos:
1- Quantos triângulos pequenos cabem dentro do novo hexágono?
2- Que fração do novo hexágono, são as peças de cores: amarela____ azul ___ verde____ vermelho____
3- Quais polígonos você formou quando recortou os hexágonos pequenos?
4- O que você observou no hexágono maior em relação à área de cada cor?
5- o que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?
Fonte: Atividades e jogos com números



5) JOGO DAS POSSIBILIDADES
 Organização da classe
– Formar grupos com 4 a 5 participantes
 Capacidades a serem trabalhadas
– Trabalhar fatos simples
– Desenvolver atenção, concentração e raciocínio lógico
– Explorar conceito intuitivo de probabilidade
Material
– 2 dados coloridos
– Tabuleiro com escudos dos times
– Quadro de registro das jogadas
Desenvolvimento
Cada participante escolhe ou sorteia o time para apostar. O primeiro jogador lança os dois dados de cores diferentes e observa se a coluna horizontal e vertical contém o escudo do time que ele escolheu. Se tiver nas duas colunas soma os pontos dos dois dados, se tiver apenas em uma das colunas, subtrai os números dos dados. Caso não tenha em nenhuma das duas colunas passa a vez para o colega. Cada jogador registra no quadro as jogadas. Ganha o jogo o participante que obtiver o maior número no total.
 Intervenções possíveis
– Quais os times mais difíceis de sair?
– Como posso obter a pontuação 12?
– Qual o time que tem as mesmas chances de sair?
– Pode-se também substituir os fatos da adição pela multiplicação e da subtração pela adição
 REGISTRO – JOGO DAS POSSIBILIDADES / TIMES
 Aluno(a)
Jogadas/Times1ª jogada2ª jogada3ª jogada4ª jogada5ª jogadaTotal









  






6) DOMINÓ HUMANO
  

7)Pratinho dos fatos 
Fixar  multiplicação, adição ou subtração
                                                                                                   










 8)Pratinho das ordens


 











9) Representação dos Fatos




















10) Operando com varetas

 












11) Qual é a sequência?





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