1) Observe a figura:
a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?
b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?
c) A parte pintada representa que fração do retângulo?
2) Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada:
a) b) c)
3) Um sexto de uma pizza custa 3 reais, quanto custa:
a) da pizza
b) da pizza
c) a pizza toda
4) Se do que eu tenho são 195 reais, a quanto corresponde do que eu tenho?
5) Que fração representa uma semana no mês maio?
6) Que fração do dia representa 17 horas?
7) Que fração da semana representam 4 dias?
8) Qual fração irredutível equivale a setenta e quatro cento e onze avos?
9) Qual fração irredutível equivale a noventa e três cento e vinte e quatro avos?
|
“Divisão e Conquista: é uma técnica valiosa usada em momentos complicados, onde dividimos um grande problema em problemas menores até ser resolvido". Anatolii Karatsuba
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Exercícios identificando frações em figuras e no dia a dia
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Exercícios Operações com Números Inteiros
Copie a tabela acima em seu caderno e preencha corretamente:
1 – Indique com um número positivo ou negativo:
a) um lucro de R$ 90 000,00
b) um prejuízo de R$ 48 000,00
c) uma dívida de R$ 1 230,00
d) um depósito de R$ 4 580,00
2 – Qual o número que cada letra está representando?
a) a – 3 = +2
b) – 1 + y = -3
c) x – 2 = - 3
d ) 5 – z = - 7
3 – Calcule os módulos:
a ) | 5 |
b) | -10|
c) - | 15 |
4 – Com a ajuda de reta numérica compare os números utilizando os sinais > ou <:
a) - 4 e 3
b) - 10 e 0
c) - 1000 e 5
d) – 12 e 12
5 – Escreva na forma crescente:
a) 4, -1, 5, -3, 0, 1 e -2
b) 1, -5, -10, 9, 18, -30, -20 e 8
6 – Calcule:
a) (-4) + ( +38)
b) ( - 25) + ( + 25)
c) (-715) + ( +82)
d) ( - 34) – ( -12)
e) - 23 + 37
f) - 43 + 82
g) – 53 + 79 – 18 – 7 + 15 - 39 + 18
7 – Calcule os produtos:
a) (-18) . ( - 40)
b) 0 . ( -50)
c) (-28) . ( -2). ( -1)
d) 2 . ( -5). 3
8 – Calcule as divisões
a) 8 : (-4)
b) (-125) : 5
c) ( - 48) : ( -12)
9 – Qual é o sinal de um produto:
a) Que tem dois números positivos?
b) Que tem dois números negativos?
c) Que tem um número positivo e outro negativo?
10 – Efetue as multiplicações:
a) ( + 5 ) . ( + 3 )
b) ( + 4 ) . ( – 5 )
c) ( – 8 ) . ( + 4 )
d) ( – 6 ) . ( – 7 )
e) ( – 2 ) . ( + 4 ) . ( + 3 ) . ( – 1 )
f) ( – 5 ) . ( – 6 ) . ( – 2 )
g) 2 . (- 3 ) . ( + 6 )
h) (- 3 ) . 5 . ( – 7 )
11 – Determine o sinal de cada produto:
a) +.+.+.+
b) -.-.-.-.
c) +.-.+.-
d) +.+.-.+.-.-
12 – Efetue as divisões:
a) ( + 15 ) : ( + 3 )
b) ( + 20 ) : ( – 4 )
c) ( – 35 ) : ( + 7 )
d) ( – 40 ) : ( – 5)
e) (+ 51 ) : ( – 3 )
f) ( – 77 ) : ( + 11 )
g) 500 : ( – 25 )
h) ( – 750 ) : 10
13 – Qual é o sinal de um produto:
a) Que tem 3 números positivos?
b) Que tem 4 números negativos?
c) Que tem um número positivo e outro negativo?
14 – Calcule os seguintes produtos:
a) (+25).(-20)=
b) (-36).(-36)=
c) (-12).(+18)=
d) (+24).(-11)=
e) (+12).(-30).(-1)=
f) (-8).(-3).0.(-15)=
g) (-1).(-10).(-3).(+6)=
h) (-2).(+4).(-3).(+5).(+2)=
15 – Calcule os seguintes quocientes:
a) (+265) : (-5)=
b) (+824) : (+4)=
c) (-180) : (-12)=
d) (-420) : (-10)=
e) 720 : (-8)=
f) 0 : (-568)=
g) (-330) : 15=
h) (-101) : 101=
16 – Calcule:
a)8.(-6).(-2)=
b)3.(+2).(-1)=
c)5.(-4).(-4)=
d)(-2).5.(-3)=
e)-2.(-3).(-1)=
f)-4.(-1).(-1)=
17 – Calcule o valor das expressões:
b) 40:(-2)+9=
c) (-12):3+6=
d) (-54):(-9)+2=
e) 20.(-10).(-5)=
f) (-1).(-8)+20=
g) 4+6.(-2)=
h) 3.(-7)+40
i) (+3).(-2)-25
j) (-4).(-5)+8.(+2)=
k) 5:(-5)+9.2=
l) 36:(-6)+5.4=
a) (-5+0).(-4-7)=
b) (+7-2).(+1-4)=
c) (0-4).(-2+6)=
d) (+1+4).(-6-7)=
e) (-3+5).(-4+1)=
f) (-1-6).(-8-3)=
b) (-121):(-11)+(+8).(+9)=
c) (-3).(-5+7)=
d) (-2-3).(1-4)=
e) (5-1)(-6+3).(-2-8)=
f) 20+(-3).(+4)-(-2)=
g) [(-12)+(+15)]:(-3)=
1 – Indique com um número positivo ou negativo:
a) um lucro de R$ 90 000,00
b) um prejuízo de R$ 48 000,00
c) uma dívida de R$ 1 230,00
d) um depósito de R$ 4 580,00
2 – Qual o número que cada letra está representando?
a) a – 3 = +2
b) – 1 + y = -3
c) x – 2 = - 3
d ) 5 – z = - 7
3 – Calcule os módulos:
a ) | 5 |
b) | -10|
c) - | 15 |
4 – Com a ajuda de reta numérica compare os números utilizando os sinais > ou <:
a) - 4 e 3
b) - 10 e 0
c) - 1000 e 5
d) – 12 e 12
5 – Escreva na forma crescente:
a) 4, -1, 5, -3, 0, 1 e -2
b) 1, -5, -10, 9, 18, -30, -20 e 8
6 – Calcule:
a) (-4) + ( +38)
b) ( - 25) + ( + 25)
c) (-715) + ( +82)
d) ( - 34) – ( -12)
e) - 23 + 37
f) - 43 + 82
g) – 53 + 79 – 18 – 7 + 15 - 39 + 18
7 – Calcule os produtos:
a) (-18) . ( - 40)
b) 0 . ( -50)
c) (-28) . ( -2). ( -1)
d) 2 . ( -5). 3
8 – Calcule as divisões
a) 8 : (-4)
b) (-125) : 5
c) ( - 48) : ( -12)
9 – Qual é o sinal de um produto:
a) Que tem dois números positivos?
b) Que tem dois números negativos?
c) Que tem um número positivo e outro negativo?
10 – Efetue as multiplicações:
a) ( + 5 ) . ( + 3 )
b) ( + 4 ) . ( – 5 )
c) ( – 8 ) . ( + 4 )
d) ( – 6 ) . ( – 7 )
e) ( – 2 ) . ( + 4 ) . ( + 3 ) . ( – 1 )
f) ( – 5 ) . ( – 6 ) . ( – 2 )
g) 2 . (- 3 ) . ( + 6 )
h) (- 3 ) . 5 . ( – 7 )
11 – Determine o sinal de cada produto:
a) +.+.+.+
b) -.-.-.-.
c) +.-.+.-
d) +.+.-.+.-.-
12 – Efetue as divisões:
a) ( + 15 ) : ( + 3 )
b) ( + 20 ) : ( – 4 )
c) ( – 35 ) : ( + 7 )
d) ( – 40 ) : ( – 5)
e) (+ 51 ) : ( – 3 )
f) ( – 77 ) : ( + 11 )
g) 500 : ( – 25 )
h) ( – 750 ) : 10
13 – Qual é o sinal de um produto:
a) Que tem 3 números positivos?
b) Que tem 4 números negativos?
c) Que tem um número positivo e outro negativo?
a) (+25).(-20)=
b) (-36).(-36)=
c) (-12).(+18)=
d) (+24).(-11)=
e) (+12).(-30).(-1)=
f) (-8).(-3).0.(-15)=
g) (-1).(-10).(-3).(+6)=
h) (-2).(+4).(-3).(+5).(+2)=
15 – Calcule os seguintes quocientes:
a) (+265) : (-5)=
b) (+824) : (+4)=
c) (-180) : (-12)=
d) (-420) : (-10)=
e) 720 : (-8)=
f) 0 : (-568)=
g) (-330) : 15=
h) (-101) : 101=
16 – Calcule:
a)8.(-6).(-2)=
b)3.(+2).(-1)=
c)5.(-4).(-4)=
d)(-2).5.(-3)=
e)-2.(-3).(-1)=
f)-4.(-1).(-1)=
17 – Calcule o valor das expressões:
b) 40:(-2)+9=
c) (-12):3+6=
d) (-54):(-9)+2=
e) 20.(-10).(-5)=
f) (-1).(-8)+20=
g) 4+6.(-2)=
h) 3.(-7)+40
i) (+3).(-2)-25
j) (-4).(-5)+8.(+2)=
k) 5:(-5)+9.2=
l) 36:(-6)+5.4=
a) (-5+0).(-4-7)=
b) (+7-2).(+1-4)=
c) (0-4).(-2+6)=
d) (+1+4).(-6-7)=
e) (-3+5).(-4+1)=
f) (-1-6).(-8-3)=
b) (-121):(-11)+(+8).(+9)=
c) (-3).(-5+7)=
d) (-2-3).(1-4)=
e) (5-1)(-6+3).(-2-8)=
f) 20+(-3).(+4)-(-2)=
g) [(-12)+(+15)]:(-3)=
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Equação de 2º Grau:exercícios com respostas, exemplos e teoria
A equação do segundo grau ou equação quadrática, recebe esse nome na medida que demostra uma equação polinomial de grau dois, cujo termo de maior grau está elevado ao quadrado; são representadas sob a forma:
ax2 + bx + c = 0
Donde x é a incógnita (termo variável), a, b e c são números reais e coeficientes da equação, sendo “a” um valor diferente de 0 (a ≠ 0).
Fórmula de Bhaskara
Observe que a equação de segundo grau busca encontrar valores reais, denominados de raiz da equação e a “Fórmula de Bhaskara” representa a fórmula geral para resolução da equação do segundo grau, uma vez que determina as raízes (valores) de uma equação quadrática:
O discriminante da equação designa a letra grega delta (Δ) que equivale à expressão valor b2-4ac. Importante ressaltar que se o valor de Δ for maior que zero (Δ> 0), a equação terá duas raízes reais e distintas; se Δ for igual a zero (Δ=0), a equação apresentará somente uma raiz; e se Δ for menor que zero (Δ<0), a equação não apresentará raízes reais.
1) Exemplo: 3x²-7x+2=0
a=3, b=-7 e c=2
Delta = (-7)²-4.3.2 = 49-24 = 25
Exercícios:
1)Calcular a, b, c e delta nas equações:
a) x² + 9 x + 8 = 0
b) 9 x² - 24 x + 16 = 0
c) x² - 2 x + 4 = 0
d) 3 x² - 15 x + 12 = 0
e) x² + 6 x + 9 = 0
f) 2 x² - 2 x - 12 = 0
(R:a) a=1,b=9,c=8, delta=49 b)a=9, b=-24, c=16 e delta=0 c)a=1, b=-2, c=4 e delta=-14 d)a=3, b=-15, c=12 e delta=81 e)a=1, b=6, c=9 e delta=0 f)a=2, b=-2, c=-12 e delta=100)
2)Preencher a tabela com os coeficientes e o discriminante de cada equação do segundo grau, analisando os tipos de raízes da equação.
Equação | a | b | c | Delta | Tipos de raízes |
---|---|---|---|---|---|
x²-6x+8=0 | 1 | -6 | 8 | 4 | reais e diferentes |
x²-10x+25=0 | |||||
x²+2x+7=0 | |||||
x²+2x+1=0 | |||||
x²+2x=0 |
Utilizando a fórmula de Bháskara, vamos resolver alguns exercícios:
3) RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU
1) x² - 5x + 6 = 0 _____(R:2,3)
2) x² - 8x + 12 = 0 ______(R:2,6)
3) x² + 2x - 8 = 0______ (R:2,-4)
4) x² - 5x + 8 = 0 ______(R:vazio)
5) 2x² - 8x + 8 = 0_______ (R:2,)
6) x² - 4x - 5 = 0_______ (R:-1, 5)
7) -x² + x + 12 = 0_______ (R:-3, 4)
8) -x² + 6x - 5 = 0_______ (R:1,5)
9) 6x² + x - 1 = 0______ (R:1/3 , -1/2)
10) 3x² - 7x + 2 = 0 ______(R:2, 1/3)
11) 2x² - 7x = 15 _______(R:5, -3/2)
12) 4x² + 9 = 12x______ (R:3/2)
13) x² = x + 12 ______(R:-3 , 4)
14) 2x² = -12x - 18 _____(R:-3 )
15) x² + 9 = 4x_____ (R: vazio)
16) 25x² = 20x – 4 ____(R: 2/5)
17) 2x = 15 – x² ______(R: 3 , -5)
18) x² + 3x – 6 = -8____ (R:-1 , -2)
19) x² + x – 7 = 5 ____(R: -4 , 3)
20) 4x² - x + 1 = x + 3x² ___(R: 1)
21) 3x² + 5x = -x – 9 + 2x²____ (R: -3)
22) 4 + x ( x - 4) = x _____(R: 1,4)
23) x ( x + 3) – 40 = 0 _____(R: 5, -8)
24) x² + 5x + 6 = 0 _____(R:-2,-3)
25) x² - 7x + 12 = 0 _____(R:3,4)
26) x² + 5x + 4 = 0 _____(R:-1,-4)
27) 7x² + x + 2 = 0 _____(vazio)
28) x² - 18x + 45 = 0 _____(R:3,15)
29) -x² - x + 30 = 0 _____(R:-6,5)
30) x² - 6x + 9 = 0 _____(R:3)
31) ( x + 3)² = 1_______(R:-2,-4)
32) ( x - 5)² = 1_______(R:3,7)
33)( 2x - 4)² = 0_______(R:2)
34) ( x - 3)² = -2x²_______(R:vazio)
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Exercícios de reconhecimento de Números Inteiros
- 1) Quantos são os números inteiros;de -1 a -5, incluindo esses dois números? De -4 a 3, íncluíndo, esses dois números?
- 2)Quanto é:
- a)o valor absoluto de 7?
- b)o valor absoluto de -9?
- 3)Qual é o número:
- a)simétrico de -10?
- b)oposto de -6?
- c)oposto de 0?
- d)simétrico de -15
- 4)Descubra que número é:
- a)-(-15)
- b)-(+3) c)-
- (- 2 001)
- d)-(+217)
- 5)Dê três exemplos de:
- a)números menores que +1.
- b)números menores que -10.
- c)números negativos maiores que -10
- 6)Qual é o número maior:
- a)+44 ou -100?
- b)-20 ou +8?
- c)-17 ou -10?
- d)-5 ou 0?
- 7)Responda:
- I - Na comparação de um número um número negativo com zero, o maior é o______.
- II- Na comparação de um número negativo com um positivo, o maior é_____
- III- Na comparação de dois número negativos, o maior é _____
- 8)Qual é o número maior:
- a)+230 ou +150?
- b)-230 ou 150
- c)+230 ou —150?
- d)+230 ou -150?
- 9)Compare, usando os sinais > ou <
- a)+500 ____ - 500
- b)- 500____+500
- c)500____+500
- d)500____-500
- 10)Qual é o número menor:
- a)- 246 ou - 247?
- b)+246 ou - 247?
- c)- 470 ou - 469?
- d)- 470 ou +469?
- 11)Elimine os parênteses e calcule:
- a)(-34) + (+12)
- b)(-84) + (+84)
- c)(+48) + (-66)
- d)(-91) + 0
- e)0 + (+77)
- 12)Eu tinha um saldo de -R$ 520,00 no banco. Depositei R$ 810,00 e paguei com cheques as seguintes contas: Aluguel: R$ 440,00; Supermercado: R$ 180,00. Descontando os cheques, qual será o meu saldo?
- 13)Elimine os parênteses e calcule:
- a)(- 3) + (+11) + (-8)
- b)(-12) + (-3) + (+9)
- c)(-5) + (-1) + (- 26)
- d)(+11) + (- 4) + (+2)
- 14)Calcule as expressões:
- a)(-15+4)+[-18+(-3-7+5)]
- b)–1 + [1 + (1 – 1) –11]
- c)–1 +(-2+5)+[-4+(-6+5-8)]
- 15)Efetue os cancelamentos e calcule:
- a)- 4 + 5 - 5 + 4 - 3 + 9 + 3
- b)11 + 7 - 1 - 7 + 6 - 11 - 6 + 1
- c)-6 + 6 - 12 - 12 - 18 - 18 + 0
- 16)Calcule:
- a)1000 -100 + 10
- b)-1000+100-10
- c)-999 -99 + 9
- d)-1201 +120-12-1
- e)17-170+187-17
- f)-500 + 550 - 600 + 650
- g)Agora responda: em qual dos itens está o resultado de maior valor absoluto?
- 17)Qual é a diferença?
- a)(+3) - (-3)
- b)(-9) - (-3)
- c)(-7) - (+5)
- d)(-5) - (+5)
- e)(-2) – (+4)
- f)(-12) – (-1)
- g)(-1) – (-5)
- h)(-3) – (+8)
- 18)Calcule:
- a)3 - (-1)
- b)0 - (-1)
- c)(-4)-4
- d)(-6) - (-6)
- e)4 - (-4)
- f)0-7
- g)(-4)-5
- h)8 - (-2)
- 19)Em relação ao nível do mar, a altitude de um avião é +2500 metros e a de um submarino é -400 metros. Qual é a diferença entre as altitudes do avião e do submarino?
- 20)Um avião partiu de um aeroporto situado 600 metros acima do nível do mar, com tempo bom e temperatura de 28 'C. Ao atingir a altitude máxima, de 3300 metros acima do nível do mar, o piloto avisou que a temperatura externa era de -40 °C. Da decolagem até o momento em que foi atingida a altitude máxima, calcule quanto variou: a)a altitude do avião; b)a temperatura externa.
- 21)Que número eu devo colocar no lugar do ____ para que a diferença seja -3?
- a)___ -5
- b)___ -3
- c)___ -2
- d)___ -0
- e)___ -(-3)
- f)___ - (-5)
- 22)Indique + se o resultado for positivo e - se for negativo: +(+3) +(-3) -(+3) -(-3)
- 23)Agora, elimine os parênteses e calcule:
- a)(+1) + (+3) – (+8)
- b)– (+4) – (-5) – (+2)
- c)– (-3) – (+4) + (-1)
- d)– (-6) + (-2) – (+4)
- Mais exercícios aqui:http://www.colband.com.br/ativ/nete/matweb/6serie/exerc/listade.htm
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