quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Função quadrática: exercícios resolvidos de vestibular



1) A representação cartesiana da função  é a parábola abaixo. Tendo em vista esse gráfico, podemos afirmar que:
exe1.gif (1430 bytes)
(A) a<0, b<0 e c>0
(B) a>0, b>0 e c<0
(C) a>0, b>0 e c>0
(D) a<0, b>0 e c<0
(E) a<0, b>0 e c>0

2) Qual a função que representa o gráfico seguinte?
exe2.gif (2682 bytes)
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
(E) 

3) O valor mínimo do polinômio , cujo gráfico é mostrado na figura, é:
exe3.gif (1535 bytes)
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
(E) 

4) (UFRGS) As soluções reais da desigualdade  são os números x, tais que
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
(E) 


5) (UFRGS) O movimento de um projétil, lançado para cima verticalmente, é descrito pela equação . Onde y é a altura, em metros, atingida pelo projétil x segundos após o lançamento. A altura máxima atingida e o tempo que esse projétil permanece no ar corresponde, respectivamente, a
(A) 6,25 m, 5s
(B) 250 m, 0 s
(C) 250 m, 5s
(D) 250 m, 200 s
(E) 10.000 m , 5s


6) (UFRGS) Considere a função , definida por , com  e . O gráfico de f
(A) não intercepta o eixo das abscissas
(B) intercepta o eixo horizontal em dois pontos, de abscissas negativa e positiva respectivamente
(C) intercepta o eixo das abscissas em um único ponto
(D) intercepta o eixo das abscissas em dois pontos, ambos positivos.
(E) intercepta o eixo das ordenadas em dois pontos.


7) A razão entre a soma e o produto das raízes da equação 
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
(E) 


8) A solução de  é
(A) (0, 1)
(B) (-, 0)U(1, +)
(C) (-1, 1)
(D) (-, -1)U(1,+)
(E) R


9) (UFRGS) Para que a prábola da equação  contenha os pontos (-2; 1) e (3; 1), os valores de a e b são, respectivamente,
(A)  e 
(B)  e 
(C)  e 
(D)  e 
(E)  e 


10) O vértice da parábola que corresponde à função  é
(A) (-2, -2)
(B) (-2, 0)
(C) (-2, 2)
(D) (2, -2)
(E) (2, 2)

GABARITO:

1) E 2) C 3) C 4) D 5) C 6) B 7) A 8) A 9) B 10) E

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vídeo Pachelbel Canon em Ré maior

Estatística/ leitura de gráficos e tabelas

Prezados alunos, vamos ter, através desse texto, algumas noções de Estatística.
A Estatística é o ramo da Matemática que faz pesquisa através de coleta de dados e sua organização, os resume, faz uma análise e os expõe graficamente.

Mas, quais são os objetivos desse ensino?

Eu gostaria que vocês aprendessem a interpretar gráficos e tabelas, soubessem como confeccioná-los e, também, conhecessem um pouco mais sobre os diferentes tipos de gráficos e suas características.




Para refletir

Em quais situações, no seu dia a dia, você lembra ter visto um gráfico?

E uma tabela?




Vamos, agora, conhecer alguns dos tipos de gráficos!

Uma das formas mais utilizadas para representar dados é por meio de gráficos.

Há vários tipos de gráficos: de linhas ou segmentos, de colunas ou barras e de setores ou circulares.



Gráfico de linhas ou segmentos

Os gráficos de segmentos são utilizados, em geral, para mostrar a variação de algum fato durante certo período de tempo.

Veja um exemplo a seguir.



Tabela


Gráfico




Gráfico de colunas ou barras

Os gráficos de colunas ou barras são utilizados, em geral, para comparar fatos de mesma natureza.

Veja um exemplo a seguir.



Tabela
 

Gráfico


Gráfico de setores ou circulares

Os gráficos de setores ou circulares são utilizados para representar as relações entre as partes de um todo. Em geral, utilizamos taxas percentuais para relacionar as partes.

Veja um exemplo a seguir.



Gráfico

 A pesquisa estatística é muito usada na Política, esportes, saúde, finanças e Marketing .
Essas pesquisas Estatística consistem em basicamente algumas etapas iniciais importantes:
-       A escolha do que se vai pesquisar;
-       A coletas dos dados que devem ser analisados;
-       A organização destes dados;
-       A explicitação destes dados através de um modelo matemático.
O nosso estudo será somente a interpretação do dessas informações e deixaremos para os Estatísticos o trabalhos de coleta, organização e montagem do modelo explicativo. Vamos apenas analisar e tirarmos nossas conclusões sobre o objeto de estudo dessas pesquisas.

Exemplo 1

Exemplo 2, retirei do Site dos classificados do Jornal O Globo dados referentes aos visitantes de acordo com diferentes perfis.
1º. Foi feita a separação de acordo com o sexo do visitante:

2º. Agora os dados foram filtrados de acordo com faixa etária destes visitantes:


Exemplo 3:
A tabela abaixo mostra a distribuição da renda mensal de 80 famílias pesquisadas numa pequena cidade.
 
Os dados apresentados representam a frequência absoluta do número de famílias e a renda familiar em quantidade de salários que recebem.
Para calcular a frequência relativa vamos efetuar as seguintes razões:
De 0 a 5 salários: 24 para 80 ou 24/80 ou 0,3 ou 30%
De 6 a 10 salários: 45 para 80 ou 45/80 ou 0,5625 ou 56,25%
De 10 a 20 salários: 11 para 80 ou 11/80 ou 0,1375 ou 13,75%
Vale lembrar que para passar para porcentagem basta andar duas casa com a vírgula para a direita do número e colocar o símbolo de porcentagem.
Agora, vamos praticar!

Devido à quantidade de informações contidas na matéria, o que poderia confundir o aluno, enfatize apenas o trecho a seguir e a visualização do gráfico. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada da "inflação oficial" do país, registrou variação de 0,01% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (6). O resultado é praticamente igual ao de junho, quando o IPCA não registrou variação. Em julho do ano passado, o índice havia sido de 0,24%. O IPCA é usado como referência pelo Banco Central para estabelecer metas de variação de preços no país.


No ano, o índice acumula alta de 3,10%, acima dos 2,81% referentes ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o IPCA ficou em 4,60%, abaixo do acumulado nos 12 meses anteriores (4,84%), segundo o IBGE.

Com base no gráfico responda as perguntas!

1)    De agosto a dezembro de 2009 em que mês o índice foi mais alto?

2)    Em que mês, no primeiro semestre de 2010, houve o menor índice?

3)    Qual foi o índice alcançado em fevereiro de 2010?

4)    É possível obter, a partir do gráfico, a informação contida no texto: “No ano, o índice acumula alta de 3,10%”? Em caso afirmativo, como?


5)    Qual foi o índice acumulado de agosto a dezembro de 2009?

CAIU NO ENEM
1)ENEM 2010 
Os dados do gráfico foram coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
 
Supondo-se que, no Sudeste, 14 900 estudantes foram entrevistados nessa pesquisa, quantos deles possuíam telefone móvel celular?
A) 5513
B) 6556
C) 7450
D) 8344
E) 9536
Resolução:
Observe que o gráfico apresenta a frequência relativa referente aos estudantes que possuíam telefone celular. Ou seja, 56% do total de estudantes do Sudeste possuíam telefone celular.
Basta calcular a Porcentagem como já aprendemos.
 
Portanto, gabarito será letra D.

CAIU NO ENEM
2)ENEM 2010 
Para conseguir chegar a um número recorde de produção de ovos de Páscoa, as empresas brasileiras começam a se planejar para esse período com um ano de antecedência. O gráfico a seguir mostra o número de ovos de Páscoa produzidos no Brasil no período de 2005 a 2009.
 
De acordo com o gráfico, o biênio que apresentou maior produção acumulada foi
A) 2004-2005.
B) 2005-2006.
C) 2006-2007.
D) 2007-2008.
E) 2008-2009.

Resolução:
Nesse problema o gráfico apresenta a frequência absoluta da quantidade de ovos de Páscoa. Nossa variável é a quantidade de ovos de Páscoa que apresentará maiores valores 2008 e 2009 e consequentemente terá a maior produção acumulada nesse biênio. Totalizando nesse biênio 107 + 113 = 220 milhões de ovos de Páscoa.
Gabarito: Letra E
  3)O gráfico de barras abaixo mostra a produção de leite do Sítio Vieira no primeiro semestre do ano.


















a) Quantos litros de leite foram produzidos nesse semestre?




b) Quantos litros de leite foram produzidos, em média, por mês?



c) Quantos litros de leite, em média, foram produzidos diariamente no mês de janeiro?









4) O analfabetismo é um problema social que atinge parte da população brasileira. Observe o gráfico de barras abaixo que
mostra o número de pessoas com 5 anos ou mais de idade não-alfabetizadas nas cinco regiões do Brasil n
o ano de 2003:



















a) Quantas pessoas não-alfabetizadas há em todo o Brasil?



b) qual região tem mais pessoas não-alfabetizadas? E qual tem menos?Calcule a diferença entre o número de pessoas não alfabetizadas nessas duas regiões?



c) Se no Brasil há, aproximadamente, 159 375 000 pessoas com 5 anos ou mais de idade, quantas delas são alfabetizadas?


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