quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Triângulos: exercícios com gabarito e teoria

TRIÂNGULOS

Conceito: Triângulo é um polígono de três lados





















Na figura acima:
= Os pontos A, B e C são vértices do triângulo.
= Os segmentos AB, BC e CA são os lados do triângulo.
= Os ângulos A, B e C são ângulos internos do triângulo

ÂNGULOS EXTERNO


Angulo externo é o ângulo suplementar do ângulo interno




















PERÍMETRO

O perímetro de um  triângulo é igual à soma das medidas dos seus lados .


Perímetro ABC = AB + AC + BC




CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS 



Quanto aos lados os trângulos se classificam em:


Equilátero quando tem os três lados congruentes.

Isósceles quando tem dois lados congruentes
Escaleno quando não temlados congruentes



















Quanto aos ângulos os triângulos se classificam em: 

Acutângulo quando te três ângulos agudos 

Retângulo quando tem um ângulo reto.
Obtusângulo quando tem um angulo obtuso



















Em um triângulo retângulo os lados que formam o ângulo reto chamam-se catetos e o lado oposto ao ângulo reto chama-se hipotenusa.


















EXERCÍCIOS


1) Observe o triângulo retangulo e responda:




















a) Quais são os vértices?
b) Quais são os lados?
c) Quais são os ângulos?

2) O perimetro de um triângulo é 25 cm. Dois lados medem respectivamente 7,8 cm e 8,2 cm.  Calcule a medida do terceiro lado?


3) Determine o comprimento do lado BC, sabendo que o perímewtro do triângulo ABC é 48 cm.




















4) O perímetro do triângulo ´34 cm . Determine o comprimento do menor lado.



















5) Classifique o triângulo de acordo com as medidas dos lados.



















6) Classifique o triângulo de acordo com as medidas dos ângulos ;



















7) Observe a figura e responda:



















a) Que nome recebe o lado BC?

b) Que nome recebem os lados AB e AC?



ELEMENTOS NOTÁVEIS DE UM TRIÂNGULO


 Mediana de um triângulo é o segmento que une um vértice ao ponto médio do lado oposto.




















Todo triângulo tem três medianas que se encontram em um ponto chamado baricentro

Bissetriz de um triângulo é o segmento da bissetriz de um ângulo interno que tem por extremidades o vértice desse ângulo e o ponto de encontro com o lado oposto.




Todo triângulo tem três bissetrizes que se encontram em um ponto interior chamado incentro.

Altura de um triângulo é o segmento de perpendicular traçada de um vértice ao lado oposto ou ao seu prolongamento


Todo o trângulo tem três alturas que se encontram em um ponto chamado ortocentro


SOMA DAS MEDIDAS DOS ANGULOS INTERNOS DE UM TRIÂNGULO


Observe os triângulos e as medidas dos ângulos internos




















Vamos à demonstração desse teorema.

TEOREMA


Em qualquer triângulo, a soma das medidas dos ângulos internos é igual a 180° 


Prova




EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

 Calcular x no triângulo abaixo:



Calcule x no triângulo abaixo:


 Calcule x no triângulo abaixo:


EXERCÍCIOS

8) Quanto vale a soma dos ângulos internos de um triângulo?

9) Copie e complete o quandro, sendo A,B e C ângulos internos de um triângulo.


10) Determine x em cada um dos triângulos








11) Determine x em cada um dos triângulos:














12) Determine a medida dos ângulos x, y e z.






TEOREMA DO ÂNGULO EXTERNO

Em qualquer triângulo, a medida de um ângulo externo é igual à soma das medidas dos ângulos internos não-adjacentes.

Prova:

consideremos um triângulo ABC. vamos provar que m(ê) = m(Â) + m (B) 




Exemplos

Calcule o valor de x no triângulo abaixo:


EXERCÍCIOS

13) Determine a medida do ângulo externo indicado em cada triângulo:













14) Calcule o valor de x nos triângulos dados:







15) Calcule o valor de x nos triângulos dados:




16) Calcule o valor de x nos triângulos dados:




















17) Calcule o valor de x:







18) Calcule w e y :




CONCRÊNCIA DE TRIÂNGULOS


Intuitivamente, dois triângulos ABC e RST são congruentes se for possivel transportar um deles sobre o outro, de modo que eles coincidam.


Definição

Dois triângulos são chamados congruentes quando os lados e os angulos correspondentes são congruentes.

logo:



CASOS DE  CONGRUÊNCIA

O estudo dos casos de congruência de dois triângulos tem por finalidade estabelecer o menor número de condições para que dois triângulos sejam congruêntes.

1º CAS0 : L. L. L. ( lado, lado, lado)

Dois triângulos que têm os três lados respectivamente congruentes são congruentes.



2º CASO L. A. L. (lado, ângulo,  lado)

Dois treângulos que têm dois lados e o ângulo por eles formados respectivamente congruentes são con gruentes.


3º CASO A. L. A. ( ângulo, lado , ângulo)

Dois triângulos que tem um lado e dois ângulos adjacentes a esse lado respectivamente congruentes são congruentes.

4º CASO : L. A. A° ( lado , ângulo, ângulo oposto)

Dois trângulos que têm um lado, um ângulo adjacente e um ângulo oposto a esse lado respectivamente congruentes são congruentes.



EXERCÍCIOS

19) Cite, em cada item, o caso de congruência dos triângulos.












Exercícios de inequação de 1º grau

Exemplo:

Resultado de imagem para inequação do 7 ano





1) Resolva as inequações abaixo U = N
a) 2x + 5 < -3x +40



b) 6(x - 5) -2(4x +2) > 100



c) 7x - 9 < 2x + 16



d) -(8 - 4x - 7) ≤ 2x + 7



2) Resolva as inequações em U = Z

a) 2x + 5 ≥ -3x +40


b) 6(x - 5) -2(4x +2) ≥ 80


c) 20 - (7x + 4) < 30


d) -(8 - 5x) ≤ 2x + 7



3) Resolva as inequações em U = R
a) 8x - 10 > 2x + 8



b) 2(3x +7) < -4x + 8



c) 20 - (2x +5) ≤ 11 + 8x



d) 20 - 2(3x + 4) + 2(3 - 7x) > 2(-x+5) -7x +9



4) Resolva as inequações abaixo em U = R
       2x + 8        x - 3       10 
a)  ————  + ———— > ——
         3              6           4
 
 
      x -  10       x + 3      12 
b)  ————  + ——— ≤ ——
         3             6          4

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Exercícios de Equação de 1º Grau





1) Dada a equação 7x-3+x = 5-2x, responda:



a) Quais são os termos do 1º membro?
b) Quais são os termos do 2º membro?

2) Qual é o número que colocado no lugar de x, torna verdadeira as sentenças?

a) x+9=13
b) x-7=10
c) 5x-1=9
d) x-3=8

3)Verifique se 1 é raiz da equação 4x+2 = 10 .

4) Resolva as equações:

a) x+5=8
b) x-4=3
c) x+6=5
d) x-7=-7
e) x+9=-1
f) x+28=11
g) x-109=5
h) x-39=-79
i) 10=x+8
j) 15=x+20
k) 4=x-10
l) 7=x+8
m) 0=x+12
n) -3=x+10

5) Resolva as seguintes equações:

a) 3x=15
b) 2x=14
c) 4x=-12
d) 7x=-21
e) 13x=13
f) 9x=-9
g) 25x=0
h) 35x=-105
i) 4x=1
j) 36x=12
k) 21=3x
l) 84=6x

6) Resolva as equações:

a) x/3=7

b) x/4=-3

c) 2x/5=4

d) 2x/3=-10

e) 3x/4=30

f) 2x/5=-18

7) Resolva:

a) –x=9
b) –x=-2
c) -7x=14
d) -3x=10
e) -5x=-12
f) -4x=8
g) -3x=-9
h) -5x=15
i) -2x=-10
j) 15=-3x
k) -40=-5x

8) Determine x:

a) 6x=2x+16
b) 2x-5=x+1
c) 2x+3=x+4
d) 5x+7=4x+10
e) 4x-10=2x+2
f) 4x-7=8x-2
g) 2x+1=4x-7
h) 9x+9+3x=15
i) 16x-1=12x+3
j) 3x-2=4x+9
k) 5x-3+x=2x+9
l) 17x-7x=x+18
m)x+x-4=17-2x+1
n) x+2x+3-5x=4x-9
o) 5x+6x-16=3x+2x-4
p) 5x+4=3x-2x+4

9) Resolva as equações:

a) 4x-1=3(x-1)
b) 3(x-2)=2x-4
c) 2(x-1)=3x+4
d) 3(x-1)-7=15
e) 7(x-4)=2x-3
f) 3(x-2)=4(3-x)
g) 3(3x-1)=2(3x+2)
h) 7(x-2)=5(x+3)
i) 3(2x-1)=-2(x+3)
j) 5x-3(x+2)=15
k) 2x+3x+9=8(6-x)
l) 4(x+10)-2(x-5)=0
m) 3(2x+3)-4(x-1)=3
n) 7(x-1)-2(x-5)=x-5
o) 2(3-x)=3(x-4)+15
p) 3(5-x)-3(1-2x)=42
q) (4x+6)-2x=(x-6)+10+14
r) (x-3)-(x+2)+2(x-1)-5=0
s) 3x-2(4x-3)=2-3(x-1)
t) 3(x-1)-(x-3)+5(x-2)=18
u) 5(x-3)-4(x+2)=2+3(1-2x)







Frações algébricas: exercícios com gabarito e teoria


Frações algébricas é o quociente de divisão de duas expressões algébricas


Resultado de imagem para FRAÇÕES ALGÉBRICAS

Observações

1) Nas rações algébricas o numerador e o denominador são polinômios ou monômios
2) O denominador de uma fração nunca pode ser zero
3) As propriedades das frações algébricas são as mesmas das frações aritmética.
Resultado de imagem para FRAÇÕES ALGÉBRICAS simplificação

SIMPLIFICAÇÃO

Para simplificar uma fração, basta dividir o numerador e o denominador por seus divisores comuns.

Exemplos
Resultado de imagem para FRAÇÕES ALGÉBRICAS simplificação

Observe que neste último exemplo, fatoramos os termos da fração e cancelamos os termos comuns.
Uma fração que não admite mais simplificação é chamada de irredutível.

EXERCÍCIO

1) Simplifique as frações, admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero.

a) 12x/15 = (R: 4x/5)
b) 12m/6a = (R: 2m/a)
c) 8x /10x² = (R: 4/5x)
d) 4x³/10xy = (R: 2x/5y)
e) 4x⁴a/6x³ = (R: 2x/5)
f) 6a⁵/7a³x = (R:6a²/7x)
g) 8ay/2xy³ = (R: 4a/y²)
h) 4x²y/10xy³ = (R: 2x/5y²)
i) 8am/-4am = (R: -2)
j) -14x³c/2x = (R: -7x²c)
k) 64a³n²/4an² = (R: 16 a²)

2) Simplifique as frações, admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero.

a) (3a – 3b) / 12 = (R: (a -b) / 4)
b) (2x + 4y) /2a = (R: ( x + 2y))
c) (3x – 3) / (4x – 4) = (R: 3/4)
d) (3x – 3) / ( 3x + 6) = (R: (x -1)/(x -2))
e) (5x + 10) / 5x = (R: (x + 2)/ x))
f) (8x – 8y) / (10x – 10y) = (R: 4/5)
g) (3a + 3b) / 6a + 6b) = (R: 3/6 ou 1/2)
h) ( 15x² + 5x) / 5x =
i) (6x – 6y) / (3x – 3y) =
j) (18x – 18) / (15x – 15) =
k) (x² - x) / (x – 1) = (R: x)
l) (2x + 2y) / 6 = (X + Y)/3

3) Simplifique as frações admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero

a) (x² - 4) / (x – 2) = (R: x+2)
b) (a² - 9) / 5(a + 3) = 
c) (4x² - y²) / ( 2x – y) =
d) (a + b)⁵ / (a + b)² =
e) ( a – b)² / ( a² - b²) =
f) (x + y)² / ( x² - y²) =
g) (x² - 2x + 1) / (x² - 1) =
h) ( a + 1) / (a² + 2 a + 1) =
i) (x² + 6x + 9) / (2x + 6) =

MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM DE EXPRESSÕES ALGEBRICAS
Recapitulando:

Vamos determinar o m.m.c dos números 60 e 70 pelo processo de decomposição em fatores primos.

60, 72 | 2
30, 36 | 2
15, 18 | 2
15 ,09 3
05, 03 | 3
05, 01 | 5
01, 01

Logo : 2.2.2.3.3.5= 360

Para determinar o m.m.c. das expressões algébricas, procedemos do mesmo modo.

Exemplos:

1) Calcular o m.m.c. das expressões: 4xy³ e 10x²yz

Solução:

4xy³ = 2 .2.x. y.y
10x²yz = 2.5.x.x.y.z

Logo:
2.2..5.x.x.y.y.y.z = 20x²y³z



2) Calcular o m.m.c. das expressões : x² - 25 e x² + 10x + 25

Solução:

x² - 25 = (x + 5) (x – 5)
x² + 10x + 25 = (x + 5) (x + 5)

logo:
m.m.c.= (x+5)² . (x-5)



EXERCÍCIOS


1) Determine o m.m.c dos monômios:

a) 4x² e 2x = (R: 4x²)
b) 8x e 4x = (R:8x)
c) x² e x³ = (R: x³)
d) 2x² e x = (R: 2x²)
e) 5x² e 3x = (R: 15x²)
f) 6x² e 10xy = ( R: 30x²y)
g) 5x e 15x²b = (R: 15x²b)
h) 2x, 5y e 4z = (R: 20xy²)

2) Determine o m.m.c dos monômios:

a) 2ab e 3abc²
b) 7b e 21b³x
c) 3x²y e 6xy²
d) 4xy e 5x²z
e) 4x²y, 6x³ e 2x
f) 12x, 15b e 9c
g) 9x⁴y², x²y e 12x³y3
h) 10ax², ax² e 2x³

3) Determine o m.m.c das expressões:

a) ( x – 2) e (x² - 4)
b) ( x + 3) e ( x² -9)
c) (x + 7 ) e( x² -49)
d) ( 5x – 5) e ( x -1)
e) (x + 1) e ( x² + 2x + 1)
f) (x² - 9 ) e (x² + 6x + 9)



OPERAÇÕES COM FRAÇÕES ALGÉBRICAS

1) ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO 

Para adicionar ou subtrair frações algébricas utilizamos as mesmas regras das frações numéricas

a) Frações que apresentam o mesmo denominador.

Somamos ou subtraímos os numerados e conservamos o denominador comum

Exemplo

1) 5x/m + 3x/m = (5x + 3x)/m = 8x/m
2) 7x/6y – 3x/6y = (7x – 3x)/6y = 4x/6y = 2x/3y

EXERCICIOS

1) Efetue as operações indicadas:

a) (5x/7y) + (3x/7y) = (R: 8x/7y)
b) (3x/7y) – (x/7y) = (R: 2x/7y)
c) (5/9x) – (1/9x) = (R: 4/9x)
d) (4x/7y) – (x/7y) = (R: 3x/7y)
e) (2x/y) – (8x/y) = (R: -6x/y)
f) (5x/3m)+ (2x-9/3m) = (R: (7x -9) /3m)
g) (5x/8m) – (x-4 /8m)
h) (a / y – x) + ( a / y – x)
i) (x – 5/ x² - 1) + ( 5 / x² -1)
j) (3x² x / 2y + 1) – ( x² - 2x / 2y + 1)

2) Efetue as operações indicadas:

a) (8x /a + x/a + 2x/a)
b) 7y/a – 2y/a + 4y/a
c) (2x – 3y / 3m) + (3x + 4y / 3m)
d) ( x + y /x – 6) – ( 5x – 2y / x – 6) = R: ( -4x + 3y / x – 6)



b) Frações que apresentam denominadores diferentes. 

Devemos reduzir as frações ao mesmo denominador comum e em seguida procedemos como no caso anterior

Exemplo 1

Calcular: (3y / 2x) + (5y / 4x)

Temos m.m.c (2x,4x) = 4x

Logo: 
(3y / 2x) + (5y / 4x) =
( 6y/4x) +(5y/4x) = 
(6y + 5y) / 4x = 
11y/4x

Exemplo 2

Calcular: (5/2x )– (3/4x²)

Temos m.m.c. : (2x,4x²) = 4x²

Logo: 5/2x – 3/4x² =
10x/4x² - 3/4x² = 
(10x -3)/4x²

EXERCÍCIOS

1) Efetue as operações indicadas:

a) 10/x – 25/3x =
b) 3/2xy + 1/xy =
c) 5y/3x + 3y/2x =
d) 7/x² + 5/x =
e) 3/2x² - 8/x =
f) 10/x – 25/3x =

2) Efetue as operações indicadas

a) 7/ 10x – 3/5x=
b) 1/x + 1/y =
c) 5/yx – x/3y =
d) (a + 3)/4m + 1/2m =
e) (6x + 13)/2y + (x + 3) 3y =
f) (3x – 1) /10y + (5 – 2x) / 15y =


Exemplo 3

Calcular

3/(x-2) + 5/(x + 2)

Temos m.m.c. = (x – 2) ( x + 2)

Logo: 
3/(x-2) + 5/(x + 2) = 
3(x +2) / (x – 2) ( x + 2) + 5(x - 2) / (x – 2) ( x + 2) =
3x + 6 + 5x -10 /(x – 2) ( x + 2) = 
8x -4/ (x – 2) ( x + 2)


EXERCÍCIOS

1) Efetue as operações indicadas

a) 4 / (x + 1) + 2 /(x – 1) =
b) 5x / ( x + 2) - 3x / ( x – 2)
c) 3/x – 2/(x + 1) =
d) 4/x + 5/(x -2) =
e) 2/(x+2) – 1/(x -1) =
f) 1/(x -3) – 6/ (x² - 9)=
g) (3x + 2) / (x² - 4) – 4 / (x + 2) =
h) 3/(x -2) + 1/(x² - 4) =
i) 4x/ (x² - 36) – 4/(x+6)=
j) (x + 1) / (2x -4) – (x -1)/ (3x – 6) =


MULTIPLICAÇÃO
Para multiplicar frações algébricas procedemos do seguinte modo:
-multiplicamos os numeradores entre si
- multiplicamos os denominadores entres si

Exemplos

Calcular os produtos

1) a/b . x/y = ax/by
2) 3a / x . 7/5y = 21a /5xy
3) 2x/5c . 4x² /3c = 8x³/15c²
4) (x + y)/ 4b . (x – y)/ m = (x² - y²) / 4

Nos casos em que o numerador e o denominador têm fatores comuns, podemos cancelá-los antes de efetuar a multiplicação.

Exemplos

1) a/3x . 2x/5 = 2a /15
2) (3x – 2) / 5 . 7a / (3x -2) = 7a / 5

EXERCICIOS

1) Efetue as multiplicações

a) 3 a / x . y/2 =
b) 2x/5 . 4a/x =
c) 3/a .5y/y =
d) 2 a/x . 5b / y =

2) Efetuar as multiplicações

a) 7 a /m² . 2 a/5m =
b) m/x² . 6a³/7x=
c) 3x/2y . x²/4 =
d) 3xy/5 a . 2x³ / a²y =
e) 2x/7 a . 4x/5 a =
f) 2x/a . x/4 a =
g) 2am/3bx . 9 a/4x =
h) 5x²/3y . 2x / y³ =

3) Efetue as operações indicadas:

1) Efetue as multiplicações:
a) (x + y) / 7 . ( x – y) / 2 =
b) 4 / (x + y) . ( x + y ) / 5 =
c) 1 / (x – y) . 1 /(x + y) =
d) (7 – x) / ( 7 + x) . ( 7 + x ) / ( 7 – x) =
e) ( x + 1) / ( x – 5) . ( x – 1) / ( x + 5) =
f) ( a + b ) / 7 . ( a + b ) /ab =
g) 8m / ( m -1) . m / (m + 1) =
h) ( x² - 9) / 5 . 10/(x – 3) =


DIVISÃO


Multiplicamos a primeira fração pela inversa da segunda.
Exemplos:

Calcular o quociente:

1) 2x/a : 3m/5c = 2x/a . 5c/3m = 10cx/3am
2) 5x²/ 3a : 7b/2x = 5x²/3a . 2x/7b = 10x³/21ab
3) a/ (x+y) : m/(x + y) = a/ (x+y) . (x +y)/m = a/m

EXERCICIOS

1) Calcule os quocientes

a) 2a/ b : x/y =
b) 3x/4 : 5y/7 =
c) x/2 : ax/8 =
d) 5x/a : a/ xy =
e) 3x/2 : 6x²/4 =
f) 2y/x : 10x/3y=
g) 2a / 3x² : 5a² / 9xy =
h) 3a /4m² : 9m²/16a =

2) Calcule os quocientes:

a) (x + 1) /5x : a / (x -1)
b) (am/(x + y) : m / ( x + y) =
c) ( x² - 1) / (5x + 5) : ( 5x – 5)/ (x + 1)
d) ( a – b) / a : ( 3a – 3b) / 5 a =

3) Efetue:

a) 1/x : 5 a/x =
b) x/2 : 5x²/8 =
c) 6x : 3x/4 =
d) x²/y : x/y³ =
e) x⁵/y³ : x²/y⁸ =
f) 2x³/ y² : 4x / y⁵ =


POTENCIAÇÃO


Elevamos o numerador e o denominador à potência indicada.
Exemplos:
Vamos calcular as potências:
1) (3x²/5am³)² = (3x²)² / (5am³)² = 9x⁴/25a²m⁶
2) (4a/x-3)² = (4a)²/(x-3)² = 16a²/x²-6x+9 


EXERCICIOS

1) Calcule as Potências:

a) (a/5m)² =
b) (7x/a)² =
c) (3x/a²)² =
d) (2a³/3x²)³ =
e) (2a²/x³)³ =
f) (6c²/5)² =

2) Calcule as Potências:

a) (2a³/m⁴)² =
b) (a⁵/2b)³ =
c) (2m⁵/3)⁴ =
d) (am⁴/c³)² =
e) (2x⁵/a³c³)² =
f) (m³/2n²)⁵ =


3) Calcule as Potencias

a) ( -2x/y)² =
b) (-3x³/a⁶)² =
c) (-5x⁴/2a³)³
d) (-2x/y)⁵ =
e) (-4x²/3y)² =
f) (-2x²/ 3y³)⁴ =

Destaque!!!!!!!!!!!

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