segunda-feira, 16 de maio de 2011

Exercícios resolvidos Potenciação



Resultado de imagem para potenciação


Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais.


Exemplo:


5 x 5 x 5, indicada por 53
ou seja; 53 = 5 x 5 x 5 = 125




No exemplo acima temos:

· 5 é chamado de base (fator que se repete)

· 3 é chamado de expoente (indica o número de vezes que repetimos a base)

· 125 é a potência (resultado da operação)

Outros exemplos:

· a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8

· b) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81

· c) 52 = 5 x 5 = 25

LEITURA:

· O expoente 2 é chamado de quadrado.

· O expoente 3 é chamado de cubo.

· O expoente 4 é chamado de quarta potência.
· O expoente 5 é chamado de quinta potência.

Assim:
· 72 lê-se: sete ao quadrado
· 63 lê-se: seis ao cubo
· 24 lê-se: dois elevado à quarta potência
· 35 lê-se: três elevado à quinta potência
Observação:
·  Todo número elevado ao expoente 1 é igual à própria base.
· Todo número elevado ao expoente 0 (zero) é igual a 1 (um).
EXERCÍCIOS

1 )Sendo 43 = 64, responda:
 a) Quem é a base?
 b) Quem é o expoente?
 c) Quem é a potência?

(R: a) 4   b) 3    c)  64)
2) Escreva na forma de potência:
 a) 5 x 5
 b) 3 x 3 x 3
 c) 7 x 7 x 7
 d) 2 x 2 x 2 
 e) a x a x a 

(R: a) 5²   b) 3³   c) 7³   d) 2³     e) a³)

3) Calcule as potências:
 a) 23
 b) 42
 c) 54
 d) 05
 e) 16
 f) 30
 g) 40
 h) 62
 i) 241
 j) 670

(R: a) 8  b) 16  c) 625  d) 0   e) 1   f)1   g)1   h)36   i) 24    j) 1)


4) Sendo x = 2, y = 3 e z = 4, calcule:
 a) x2
 b) y3
 c) z5
 d) xy
 e) yx
 f) xz
 g) 3x
 h) 4z
 i) 5y

(R: a) 4  b)8  c)1024  d)8  e)9  f)16  g)9  h)256  i)125)
5 )Calcule:
 a) O quadrado de 11
 b) O cubo de 7
 c) O quadrado de 8
 d) A quinta potência de 2

(R: a) 121  b)343  c) 64  d) 32)

6)Quem é maior?
 a) 23 ou 32
 b) 1120 ou 1201
 c) 560 ou 056

(R: a) 3²= 9   b)120¹=120  c)56 elevado a zero= 1)


7 )Calcule:
 a) 3.102
 b) 5.34
 c) 7.43

(R: a)300   b)405  c)448)

8) Transforme os produtos indicados, em potência:

      
a)5.5.5 =
b)7.7 =
c)8.8.8 =
d)1.1.=
e)6.6.6 =
f)2.2.2.=
g)45.45=
h)68.68.68=
i)89.89.89 =

   (R:a)5³  b)7²  c)8³  d)1²  e)6³  f)2³  g)45²  h)68³  i)89³)


9) Transforme em produto, as potências:

a) 4² =
b) 5³ =

(R:a) 4.4     b) 5.5.5)


10)Escreva como se lê:

a) 4² =
b) 5³ =


(    (R: a)quatro elevado ao quadrado   b) cinco elevado ao cubo)



11)Resolva e dê a nomenclatura:

 4² =

Base =
Expoente =
Potência =


(R: 16  base=4, expoente=2 e potência= 16)

12) Na potenciação sempre que a base for 1 a potência será igual a:


(R: 1)
13) Todo número natural não-nulo elevado à zero é igual à:

(R: 1)
14) Qual o resultado de 43 ?

(R: 64)

15) Todo número natural elevado a 1 é igual a _______________

(R: a própria base)

16) Escreva as potências com os números naturais e depois resolva-as:

a) Dezesseis elevado ao quadrado
b) Cinquenta e quatro elevado à primeira potência
c)Zero elevado à décima primeira potência
d) Um elevado à vigésima potência
e) Quatorze elevado ao cubo
f) Dois elevado à nona potência
g) Três elevado à quarta potência
h) Dez elevado à sexta potência
i) Oitenta e cindo elevado a zero
j) Dois mil e quarenta e seis elevado à primeira potência


(R: a)16²= 256  b)54¹=54  c)0  d)1  e)14³=2744  f)512  g)81  h) 1 000 000  i)1  j)2046


17) Simplifique as expressões numéricas :

a) 5 + 3². 2=




b) 7² - 4. 2 + 3 =




c) 10² - 3² + 5=



(R:a)23  b)44 c)96)
















32 comentários:

  1. olá gisele meu nome é ana, tem me ajudado muito seus exercicios.estou fazendo eja(encino para jovens e adultos) aonde encontro as respostas dos exercicios para corriji-los. um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana querida, cuidado com o que você escreve, se você é professora mais do que todo mundo tem que ter cuidado com a grafia das palavras, ensinar é com s e não com "C" como você digitou.

      Excluir
    2. Nick, a Ana não disse que ensinava, ela disse que estuda no EJA. O que está entre parêntese é o significado da sigla: Ensino para Jovens e Adultos - EJA. Ok?

      Excluir
    3. leandra a ana estuda e a mesma coisa que ser professora ela tem de tomar cuidado com oque escreve para que quando for trabalhar como professora nao verem isso

      Excluir
    4. Acima do site, aparece que o site e utilizados por alunos e para algumas póstagens nao pode ter resposta pq vai ficar muito para os alunos :D espero ter ajudado

      Excluir
  2. Eu queria saber onde eu acho as respostas pois estou estudando para as provas de matemática só que como vou saber que esta certo

    Atenciosamente:Lais Martins Isique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Bom! Os exercícios são faces de fazer! e bem elaborado!
      Obrigado (a)

      Excluir
  3. só que tem coisa ai que vc não explicou mais passou exercicio isso não se faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida ela passou para quem procurou e já sabia, entendeu?
      Não tem que colocar explicação se você já procura pronto, Ok?
      Bjãããoo

      Excluir
  4. bom blog e vlw me ajudou demais mais preciso das respostas para conferir se ta certo >)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom me ajudou d+ estou no 6°ano

    ResponderExcluir
  6. Gostei das atividades, vou aproveitá-las para estudar com meu filho, mas também acho que está faltando as respostas...mas as sugestões foram ótimas!

    ResponderExcluir
  7. eu gostei bastante,
    vou passar para o meu filho

    ResponderExcluir
  8. eu adorei agora estou revisando sozinha para ver se esta certo mais depois eu vou mostrar ao meu pai para ele ver se a minha revisao esta correta

    ResponderExcluir
  9. Vou ter prova amanha dia 12 e não sabia nada disso depois que vi essa ajuda copiei tudo no meu caderno e vou fazer os exercícios!

    OBRIGADA!!!!!bom demais!

    ResponderExcluir
  10. muito bom adorei me ajudou muito mesmo!!!! obg obg obg!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. É fixe, mas onde se pode arranjar as respostas para corrigir?
    Obrigada por a sua atenção.

    ResponderExcluir
  12. Gostei mt mas ta faltando as respostas para confirir

    ResponderExcluir
  13. Muito Bom,mas está faltando as respostas !

    ResponderExcluir
  14. sora Gi, vc é muito legal, o sexto B quer que vc faça mostra cultural com a gente!
    Vc é uma professora muito legal!
    TE AMO, SORA GISELE!
    Bjs: Verônica 6° B

    ResponderExcluir
  15. A professora me ajudou muito com esses exercícios e é por isso que vou bem na prova.
    Você é muito legal.
    Parabéns por me ensinar.
    TE AMO SORA GISLENE
    BEIJOS SASA

    ResponderExcluir
  16. Muito Bom Esses Exercícios Usei Para Estudar Para A Prova e Tirei a Maior Nota De Toda A Turma...
    Obrigada... ^-^

    ResponderExcluir
  17. Como o próprio Doutor Matemático disse só tem apenas algumas respostas se não ficaria fácil de mais, tem que pesquisar mais colegas mentes " Abençoadas"

    ResponderExcluir
  18. Oi ! Meu nome é Júlia eu gostei muito dos exercícios! Vão me ajudar bastante para estudar para a próxima prova. O estranho é que eu não consigo copiar e colar no word. Alguém pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...