terça-feira, 13 de março de 2012

Equações fracionárias: exercícios resolvidos e teoria

São relações de igualdade entre duas expressões algébricas (aquelas que contêm letras e números) que apresentam frações em algum dos seus membros, como em:
                                                
Resultado de imagem para equaçoes fracionarias

A incógnita (o valor a ser descoberto) pode aparecer tanto no numerador quanto no denominador. Para resolver essas operações, é essencial determinar as condições de existência, isto é, descobrir quais valores proibidos para x a fim de que ele não anule o denominador e gere uma divisão por zero (impossível de solucionar). Feito isso, define-se o mínimo múltiplo comum entre os denominadores para então concluir os cálculos.

Exemplo 1 comentado:

Resultado de imagem para equaçoes fracionarias

Exemplo 2



Exemplo 3
Sempre que resolver uma equação desse modelo, fique atento aos sinais existentes e ao jogo de sinal em algumas multiplicações. Ao trocar um elemento de membro, não se esqueça de inverter o sinal. Veja mais exemplos resolvidos detalhadamente:

Exemplo 4



Exemplo 5



EXERCÍCIOS

1- Resolva as equações fracionárias:












Resolução:












Mais exercícios:

1) Calcule x:

Resultado de imagem para equaçoes fracionarias

Resultado de imagem para equaçoes fracionarias














Resultado de imagem para equaçoes fracionarias










13 comentários:

  1. teria como me enviar as respostas dos exercícios?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Não as respostas deveriam estar aqui sim!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Resolvi os exercícios e creio que as respostas deles deveriam estar aqui para que eu, assim como os outros usuários do blog, possamos verificar se a solução dos problemas estão corretas, se não, como poderemos aprender?

    ResponderExcluir
  4. Pessoal o blog não tem respostas pois eu o utilizo em aula, portanto corrijo as postagens com os alunos posteriormente.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Gisele Iara me ajudou muito

    ResponderExcluir
  6. gostei muito dos atividades so acho que devera ter respostas para comferir se ta certo

    ResponderExcluir
  7. queria saber mais sobre blogs e revisão de aula?

    ResponderExcluir
  8. eu acho que aqui deveria estar as resposta,para nos verificar se as contas estão certas

    ResponderExcluir
  9. eu quero as respostas, pois, como ainda estou aprendendo, quero saber se meus cálculos estão certos. pfv coloque as respostas

    ResponderExcluir

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...