Questões sobre Raciocinio Logico - Matemática
Raciocinio Lógico
1. (Enem 2008) O jogo-da-velha é um jogo popular, originado na Inglaterra. O nome "velha" surgiu do fato de esse jogo ser praticado, à época em que foi criado, por senhoras idosas que tinham dificuldades de visão e não conseguiam mais bordar. Esse jogo consiste na disputa de dois adversários que, em um tabuleiro 3 × 3 devem conseguir alinhar verticalmente, horizontalmente ou na diagonal, 3 peças de formato idêntico. Cada jogador, após escolher o formato da peça com a qual irá jogar, coloca uma peça por vez, em qualquer casa do tabuleiro e passa a vez para o adversário. Vence o primeiro que alinhar 3 peças.
No tabuleiro representado na figura estão registradas as jogadas de dois adversários em um dado momento. Observe que uma das peças tem formato de círculo e a outra tem a forma de um xis. Considere as regras do jogo-da-velha e o fato de que, neste momento, é a vez do jogador que utiliza os círculos. Para garantir a vitória na sua próxima jogada, esse jogador pode posicionar a peça no tabuleiro de
a) uma só maneira.
b) duas maneiras distintas.
c) três maneiras distintas.
d) quatro maneiras distintas.
e) cinco maneiras distintas.
a) uma só maneira.
b) duas maneiras distintas.
c) três maneiras distintas.
d) quatro maneiras distintas.
e) cinco maneiras distintas.
2. (Fgv 2005) Em relação a um código de 5 letras, sabe-se que o código
- CLAVE não possui letras em comum;
- LUVRA possui uma letra em comum, que está na posição correta;
- TUVCA possui duas letras em comum, uma na posição correta e a outra não;
- LUTRE possui duas letras em comum, ambas na posição correta.
- CLAVE não possui letras em comum;
- LUVRA possui uma letra em comum, que está na posição correta;
- TUVCA possui duas letras em comum, uma na posição correta e a outra não;
- LUTRE possui duas letras em comum, ambas na posição correta.
Numerando, da esquerda para a direita, as letras do código com 1, 2, 3, 4 e 5, as informações dadas são suficientes para determinar, no máximo, as letras em
a) 1 e 2.
b) 2 e 3.
c) 1, 2 e 3.
d) 1, 3 e 4.
e) 2, 3 e 4.
b) 2 e 3.
c) 1, 2 e 3.
d) 1, 3 e 4.
e) 2, 3 e 4.
3. (Ibmec rj 2009) Durante uma conversa de bar, seis professores discordaram sobre quais times foram campeões cariocas em três anos remotos (A, B, C). Seus palpites estão na tabela a seguir:
Verificou-se, depois, que cada um havia acertado ao menos um palpite. Pode-se garantir que os campões, nos anos A e C, foram, respectivamente:
a) Botafogo e Botafogo.
b) Fluminense e Fluminense.
c) Botafogo e Fluminense.
d) Botafogo e Flamengo.
e) Flamengo e Botafogo.
b) Fluminense e Fluminense.
c) Botafogo e Fluminense.
d) Botafogo e Flamengo.
e) Flamengo e Botafogo.
4. (Pucpr 2005) Um quadrado mágico é um arranjo quadrado de números tais que a soma dos números em cada fila (linha ou coluna) e nas duas diagonais é o mesmo. Os nove números n, n + 3, n + 6, ..., n + 24, em que n é um número inteiro positivo, podem ser usados para construir um quadrado mágico de três por três.
A soma dos números de uma fila deste quadrado vale:
A soma dos números de uma fila deste quadrado vale:
a) 3n + 6
b) 3n + 36
c) 3n
d) 3n + 24
e) 3n + 12
b) 3n + 36
c) 3n
d) 3n + 24
e) 3n + 12
5. (Uel 2007) O "Sudoku" é um jogo de desafio lógico inventado pelo Matemático Leonhard Euler (1707- 1783). Na década de 70, este jogo foi redescoberto pelos japoneses que o rebatizaram como Sudoku, palavra com o significado "número sozinho". É jogado em um quadro com 9 por 9 quadrados, que é subdividido em 9 submalhas de 3 por 3 quadrados, denominados quadrantes. O jogador deve preencher o quadro maior de forma que todos os espaços em branco contenham números de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir na mesma coluna, linha ou quadrante.
Fonte: LEÃO, S. Lógica e estratégia. Folha de Londrina, Especial 14, 17 de setembro de 2006.
Fonte: LEÃO, S. Lógica e estratégia. Folha de Londrina, Especial 14, 17 de setembro de 2006.
Com base nessas informações, o algarismo a ser colocado na casa marcada com O no quadro a seguir é:
a) 2
b) 3
c) 5
d) 7
e) 9
b) 3
c) 5
d) 7
e) 9
6. (Uff 2003) As três filhas de Seu Anselmo - Ana, Regina e Helô - vão para o colégio usando, cada uma, seu meio de transporte preferido: bicicleta, ônibus ou moto. Uma delas estuda no Colégio Santo Antônio, outra no São João e outra no São Pedro.
Seu Anselmo está confuso em relação ao meio de transporte usado e ao colégio em que cada filha estuda. Lembra-se, entretanto, de alguns detalhes:
- Helô é a filha que anda de bicicleta;
- a filha que anda de ônibus não estuda no Colégio Santo Antônio;
- Ana não estuda no Colégio São João e Regina estuda no Colégio São Pedro.
- a filha que anda de ônibus não estuda no Colégio Santo Antônio;
- Ana não estuda no Colégio São João e Regina estuda no Colégio São Pedro.
Pretendendo ajudar Seu Anselmo, sua mulher junta essas informações e afirma:
I) Regina vai de ônibus para o Colégio São Pedro.
II) Ana vai de moto.
III) Helô estuda no Colégio Santo Antônio.
II) Ana vai de moto.
III) Helô estuda no Colégio Santo Antônio.
Com relação a estas afirmativas, conclui-se:
a) Apenas a I é verdadeira.
b) Apenas a I e a II são verdadeiras.
c) Apenas a II é verdadeira.
d) Apenas a III é verdadeira.
e) Todas são verdadeiras.
b) Apenas a I e a II são verdadeiras.
c) Apenas a II é verdadeira.
d) Apenas a III é verdadeira.
e) Todas são verdadeiras.
7. (Ufjf 2003)
A figura mostra um pacote em forma de um prisma retangular reto de dimensões 10 cm, 20 cm e 40 cm, amarrado com barbante. Sendo reservados 20 cm para o laço, a quantidade mínima de metros de barbante necessária para amarrar este pacote é de:
a) 1,10 m.
b) 1,30 m.
c) 2,00 m.
d) 2,20 m.
e) 2,40 m.
a) 1,10 m.
b) 1,30 m.
c) 2,00 m.
d) 2,20 m.
e) 2,40 m.
8. (Ufla 2007) O sudoku é um passatempo que se tornou bastante popular em um curto período. O jogo começa com algumas casas já preenchidas por algarismos de 1 a 9, em uma matriz 9 × 9, cabendo ao jogador completar as casas restantes com algarismos de 1 a 9, mas sem repeti-los na mesma linha e coluna. Eles também não podem se repetir nos quadrados 3 × 3 indicados. Na figura a seguir, é apresentada uma configuração inicial para o sudoku.
(Revista Scientific American, julho/2006)
(Revista Scientific American, julho/2006)
Em relação a qualquer solução do jogo, assinale a opção incorreta, em que a‹Œ é o número colocado na i-ésima linha e j-ésima coluna.
9. (Ufmg 2003) Num campeonato de futebol, 16 times jogam entre si apenas uma vez. A pontuação do campeonato é feita da seguinte maneira: 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e nenhum ponto por derrota.
Considere que um desses times obteve 19 pontos ao final do campeonato.
Considere que um desses times obteve 19 pontos ao final do campeonato.
Assim sendo, é INCORRETO afirmar que, para esse time,
a) o número de derrotas é, no máximo, igual a sete.
b) o número de vitórias é, pelo menos, igual a dois.
c) o número de derrotas é um número par.
d) o número de empates não é múltiplo de três.
b) o número de vitórias é, pelo menos, igual a dois.
c) o número de derrotas é um número par.
d) o número de empates não é múltiplo de três.
10. (Ufmg 2007) Raquel, Júlia, Rita, Carolina, Fernando, Paulo, Gustavo e Antônio divertem-se em uma festa.
Sabe-se que
Sabe-se que
- essas pessoas formam quatro casais; e
- Carolina não é esposa de Paulo.
- Carolina não é esposa de Paulo.
Em um dado momento, observa-se que a mulher de Fernando está dançando com o marido de Raquel, enquanto Fernando, Carolina, Antônio, Paulo e Rita estão sentados, conversando.
Então, é correto afirmar que a esposa de Antônio é
a) Carolina.
b) Júlia.
c) Raquel.
d) Rita.
a) Carolina.
b) Júlia.
c) Raquel.
d) Rita.
11. (Ufpe 2003) A Secretaria da Fazenda do Estado baixou o preço de referência do botijão de gás de R$ 24,78 para R$ 24,03. O preço de referência é utilizado para calcular o ICMS, que corresponde a uma alíquota de 12%. A Secretaria adiantou que a queda do preço provocará uma diminuição de arrecadação anual de R$ 1,2 milhão. Qual das alternativas seguintes melhor aproxima o número de botijões comercializados anualmente no Estado?
a) 105
b) 106
c) 107
d) 108
e) 109
a) 105
b) 106
c) 107
d) 108
e) 109
12. (Ufrn 2003) A figura abaixo representa uma região de ruas de mão única. O número de carros se divide igualmente em cada local onde existam duas opções de direções conforme a figura.
Se 128 carros entram em E, podemos afirmar que o número de carros que deixam a região pela saída S é
a) 24
b) 48
c) 64
d) 72
b) 48
c) 64
d) 72
13. (Ufrrj 2003) Ronaldo brincava distraído com dois dados que planificados ficavam da seguinte forma:
Marcelo seu primo, observava e imaginava quais seriam as possíveis somas dos resultados dos dois dados, se esses, quando lançados sobre a mesa, ficassem apoiados sobre as suas faces sem numeração.
O resultado da observação de Marcelo corresponde a
O resultado da observação de Marcelo corresponde a
a) 3, 4, 6 e 8.
b) 3, 4, 8 e 10.
c) 4, 5 e 10.
d) 4, 6 e 8.
e) 3, 6, 7 e 9.
b) 3, 4, 8 e 10.
c) 4, 5 e 10.
d) 4, 6 e 8.
e) 3, 6, 7 e 9.
14. (Ufsm 2002) Uma colmeia nova tem 8000 abelhas. Destas, a cada dia que passa, morrem 200. Do 21º. dia em diante, nascem diariamente 2000 abelhas que vivem, em média, 40 dias. Após um certo tempo, o número de abelhas dessa colmeia se estabilizará em, aproximadamente,
a) 38000
b) 40000
c) 60000
d) 80000
e) 100000
b) 40000
c) 60000
d) 80000
e) 100000
15. (Unifesp 2005) Certo dia um professor de matemática desafiou seus alunos a descobrirem as idades x, y, z, em anos, de seus três filhos, dizendo ser o produto delas igual a 40.
De pronto, os alunos protestaram: a informação "x . y . z = 40" era insuficiente para uma resposta correta, em vista de terem encontrado 6 ternas de fatores do número 40 cujo produto é 40. O professor concordou e disse, apontando para um dos alunos, que a soma x + y + z das idades (em anos) era igual ao número que se podia ver estampado na camisa que ele estava usando. Minutos depois os alunos disseram continuar impossível responder com segurança, mesmo sabendo que a soma era um número conhecido, o que levou o professor a perceber que eles raciocinavam corretamente (chegando a um impasse, provocado por duas ternas).
Satisfeito, o professor acrescentou então duas informações definitivas: seus três filhos haviam nascido no mesmo mês e, naquele exato dia, o caçula estava fazendo aniversário. Neste caso a resposta correta é:
a) 1, 5, 8
b) 1, 2, 20
c) 1, 4, 10
d) 1, 1, 40
e) 2, 4, 5
b) 1, 2, 20
c) 1, 4, 10
d) 1, 1, 40
e) 2, 4, 5
GABARITO
01 - B; 02 - B; 03 - A; 04 - B; 05 - B; 06 - B; 07 - E; 08 - A; 09 - A; 10 - A; 11 - C; 12 - A; 13 - D; 14 - D; 15 - A
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