quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Teste matemático para o 7º ano

 



D1 (nivél fácil) - 7º ano
1 - Na reta numérica abaixo cada marcação corresponde a uma letra.
Qual a letra da reta que representa o primeiro número ímpar? 
A) S
B) Q
C) N
D) M

D1 (nível médio) - 7º ano
2 - Sabe-se que a reta numérica abaixo vai de 1000 até 2000. As letras marcadas na reta estão com os valores da seqüência dessa reta.
Qual seria a ordem decrescente dessas letras, sabendo os valores numéricos das mesmas?
a)D-C-B-A.
b)A-B-C-D. 
c)D-C-A-B. 
d)A-C-D-B. 

D1 (nível difícil) - 7º ano
3 - Dois irmãos estavam indo para a escola próxima a sua casa. A distância é de apenas 20 km. Perto da escola fica a igreja do bairro, como mostra na reta numérica abaixo.  
                                               
Completando os números das marcações da reta dada, qual seria a escala das medidas marcadas?
A) de 1 km em 1 km.
B) de 2 km em 2 km.
C) de 8 km em 8 km.
D) de 12 km em 12 km.
 
D2 (nível Fácil) - 7º ano
4- Em um jogo eletrônico, um menino está efetuando seus pontos por nº inteiros. Pontos ganhos, por nº positivos e pontos perdidos por nº negativos. No final do jogo, ele tinha os seguintes pontos: (-2)+(-7)+(-5)+(+15). Calculando a adição algébrica, qual foi o resultado do jogo do menino?
A) + 25
B) + 15
C) + 11
D) + 1

D2 (nível médio) - 7º ano
5 - Calculando a adição algébrica abaixo,
(-9) – (+7) + (+13)= 
Acharemos o nº inteiro igual a:
A) + 29
B) + 11
C) - 3
D) - 29

D2 (nível difícil) - 7º ano
6 - Um senhor idoso está calculando seu saldo bancário através da adição,
(-195)+(+350)-(+85)-(+75)=
Qual será o nº inteiro que representa o saldo final dessa conta algébrica? 
A) - 5
B) 0 
C) + 145
D) + 315

D3 (nível fácil) - 7º ano
7- Duas turmas do sétimo ano disputaram um campeonato de futebol da escola. A equipe da turma 1701 marcou 12 gols e sofreu 2 gols. A equipe da turma 1702 marcou 14 gols e sofreu 18 gols. De quanto foi o saldo positivo da turma que ganhou?
A) +4
B) + 10
C) +14
D) + 32

D3 (nível médio) - 7º ano
8- Um senhor tinha em sua conta bancária um saldo positivo de R$ 50,00. No final de semana depositou mais R$ 200,00. Para pagar sua conta de luz, fez uma  retirada de R$ 380,00 no caixa do banco. De quanto ficou seu saldo final?
A) 630 reais positivos.
B) 250 reais positivos.
C)130 reais negativos.
 D) 230 reais negativos.

D3 (nível difícil) - 7º ano
9-  Num dia de inverno, em Friburgo (RJ), a temperatura pela manhã era de +7°C, de tarde +3°C e de -2ºC, à noite. De quantos graus foi à variação da temperatura de manhã até a noite?
a) +9
b) + 8
c) +6
d) - 9

D4 (nível fácil) - 7º ano
10- Um aluno fez uma operação na calculadora e obteve como resposta 3,7. O exercício pedia que o resultado fosse escrito sob a forma de fração.
Qual das respostas abaixo, o aluno deve reconhecer como 3,7?
 A) 37/100
B) 37/10
C) 7/10
D) 3/7

D4 (nível médio) - 7º ano
11-  Em uma turma do 7º ano, 2/5 dos alunos ficaram com notas vermelhas em matemática.  O professor representou esse total sob a forma de nº decimal.                                       
Então, o professor representou 2/5 como:
a) 5,2.
b) 4,0.
c) 2,5.
d) 0,4. 

D4 (nivel difícil) - 7º ano
12 -Porcentagem (%) pode ser representada como fração centesimal e, também, sob a forma decimal correspondente.  Logo, 25% =25/100 =1/4. Qual seria a forma decimal de 25%?
a) 0,14
b) 0,25
c) 1,4
d) 2,5

D 7 (nível fácil) - 7º ano
13-Quanto custaria 800 g de cenouras, sabendo que 1 kg custam R$ 2,8?
Resp.:

D 7 (nível médio) - 7º ano
14- Um pacote de balas contém 50 balas e pesa 250 g. Então, quantos kg pesam 8 pacotes?
Resp.:

D 7 (nível difícil) - 7º ano
15 - Carmem comprou copos descartáveis de 200 ml para servir refrigerante em sua festa de aniversário. Quantos copos ela vai encher com 10 litros de refrigerante?
A) 30
B) 50
C) 70
D) 90

D 9 (nível Fácil) – 7º ano
16- Em uma pesquisa feita na escola durante uma semana, 100 alunos deram sua opinião sobre seu refresco preferido para o lanche. Observe o gráfico abaixo:
Quantos votos receberam os dois refrescos mais escolhidos pelos alunos dessa escola?
a) 40.  
b) 50.  
c) 60.  
d) 70.   

D 9 (nível Médio) – 7º ano
17- Quatro alunas do 7º ano estavam no recreio brincando de medir suas alturas.
Observe:
Alunas do 7º ano
Altura das meninas
Menina 1
1,70 cm
Menina 2
1,65 cm
Menina 3
1,68 cm
Menina 4
1,75 cm
Marque, a alternativa associada às meninas, na ordem decrescente, conforme suas alturas apresentadas na tabela à cima:
a)Menina 4 - Menina 1 - Menina 3 - Menina 2
b)Menina 4 - Menina 3 - Menina 2 - Menina 1
c)Menina 1 - Menina 2 ­- Menina 3 - Menina 4
d)Menina 2 - Menina 3 - Menina 1 - Menina 4

D 9 (nível Difícil) – 7º ano
18- Observe o gráfico abaixo: 
 Ele nos mostra a quantidade de livros da biblioteca de uma escola municipal, lidos pelos alunos, durante os anos letivos. Então, analisando as informações apresentadas, podemos visualizar que:
a)No ano de 2008 foram lidos mais livros que em 2010.
b)Em 2011, foi  o ano que mais livros foram lidos.
c)No ano de 2012 foram lidos menos livros que em 2007.
d)Em 2005, foi o ano que mais livros foram lidos.

D 13 (nível Fácil) – 7º ano 
19 - O movimento completo de um metrônomo, instrumento que marca o compasso de uma música, corresponde a um ângulo raso. Na figura abaixo, admita que o ponteiro esteja no sentido horário.
Calcule a medida do ângulo que falta para ele completar seu movimento.
a) 50°   b) 90º   c) 140°   d) 180º


D 13 (nível médio) – 7º ano

20 - Observe a imagem da balança abaixo, que se move no sentido horário, saindo da marca zero até 1000 gramas. Se seis maçãs pesam 400 gramas, então, qual seria o ângulo aproximado, quando o ponteiro marcasse essa medida?
    a) Um ângulo agudo. 
    b) Um ângulo obtuso.
    c) Um ângulo raso.
    d) Um ângulo reto.

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