quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Exercícios de potenciação com expoente negativo

O sinal negativo de um expoente não passa de um código que está nos alertando que a base está invertida. Com essa nova interpretação, a regra do expoente negativo se transforma em uma regra simples e fácil de ser aplicada no jogo matemático. Mas não esqueça: foi uma propriedade que a gerou.
Nos casos em que o expoente é negativo, devemos trocar o sinal do expoente e inverter a base racional, isto é, o numerador passa a ser denominador e o denominador passa a ser numerador. Observe os exemplos:



EXERCÍCIOS


1) Calcule as potências:

a) 4⁻² = 
b) 4⁻³ = 
c) 5⁻¹ = 
d) 3⁻³ = 
e) 10⁻² = 
f) 10⁻³ = 
g) 2⁻⁵ = 
h) 7⁻¹ = 
i) 1⁻¹⁸ = 

2) Calcular as potências

a) (-5)⁻² = 
b) (-3)⁻⁴ = 
c) (-2)⁻⁵ = 
d) (-5)⁻³ = 
e) (-1)⁻⁴ = 
f) (-1)⁻⁵ =


3) Calcule as potências

a) (3/7)⁻² = 
b) (2/5)⁻¹ =
c) (1/3)⁻³ = 
d) (-5/4)⁻³ =
e) (-1/3)⁻² = 
f) (-2/5)⁻³ =
4) Resolva as potências:
a)      ( -4 )-2 =

b)      ( + 3) 3 =

c)      ( - 2/72 =

d)        ( + ¾  )-4 =

e)      ( + 1/55=

f)      ( - 12/131 =
g)      ( + 5/9-2 =

h)      ( + 2/74 =

i)      ( - 2/35 =

j)      ( - 3/5-3=
5) O número de elementos distintos da sequência 24, 42, 4-2 (-4)2, (-2)4, (-2)-4 é:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

6) O valor da expressão B = 5 . 108 . 4 . 10-3 é:

a) 206
b) 2 . 106
c) 2 . 109
d) 20 . 10-4

7) O valor da expressão C = (10-3 x 105) / (10 x 104) é:

a) 10
b) 1000
c) 10-2
d) 10-3

8) Quais os resultados de 713 : 711 e de 2-4 . 2?

9)  Reduza a uma única potência e calcule o seu valor:
a) 102 . 10-4 =
b) 23 . 26 =
c) 38 . 3-5 =
d) 34 : 3 =
e) 28 : 24 =
f ) 26 : 29 =

10) Calcule a expressão (1/2)-3 + (1/2)-5 :

11)Calcule:

a) 7⁻² = 
b) 5⁻³ = 
c) 2⁻⁴ = 
d) 2⁻⁵ = 
e) (-3)⁻² = 
f) –(-3)⁻² = 

12)Calcule:

a) (3/2)⁻² = 
b) (1/2)⁻³ = 
c) (2/3)⁻² = 
d) (-1/4)⁻² = 
e) (5/2)⁻³ = 
f) (-1/2)⁻⁴ = 

13) Calcule:

a) (-4)² - 3 = 
b) 1 + (-2)³ = 
c) -2 + (-5)² = 
d) 15 + (-1)⁷ -2 =
e) (-2)² + (-3)³ +1 = 
f) (-9)² -2 –(-3) -6 = 
g) (-2) . (-7) + (-3)² = 
h) (-1)³ + 3 + (-2) . (-5) =

14) Calcule o valor das expressões:

a) (-4/3)² - 1 = 
b) 3/2 + (-1/2)² -8 = 
a) (1 - ½)² + (-1 + ½)³ = 
b) (1 + ½)² - ¼ = 



(Material de referência jmpmat13.blogspot.com)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Soma e produto das raízes se uma equação de 2º grau: exercícios e exemplos

Resultado de imagem para soma e produto das raízes se uma equação de 2º grau



1) (FUVEST) A soma dos valores de m para os quais x=1 é raiz da equação:

x² + (1 + 5m - 3m²)x + (m² + 1) = 0 ; é igual a



2) Sabe-se que a equação 5x2- 4x + 2m = 0  tem duas raízes reais e diferente. Nessas condições, determine o valor de ‘m’.


3) Determine o valor de ‘p’ na equação x2 – px + 9 = 0  para que essa equação tenha um única raiz real.


4) Determine o valor de ‘m’ na equação 12x2 – mx – 1 = 0 , de modo que a soma das raízes seja 5/6


5) O produto das raízes da equação 8x2 – 9x + c = 0  é igual a a 3/4. Calcular o valor do coeficiente c.


6) Podemos afirmar que 4 é raiz para a equação 8x2 – 9x + 8 = 64?  Justifique a sua resposta, apresentando o cálculo.


7) Em um retângulo, a área pode ser obtida multiplicando-se o comprimento pela largura. Em determinado retângulo que tem 54 cm² de área, o comprimento é expresso por (x – 1) cm, enquanto a largura é expressa por (x – 4) cm. Nessas condições, determine o valor de x.



8) A soma de um número com o seu quadrado é 90. Calcule esses números.


9) O quadrado de um número aumentado de 25 é igual a dez vezes esse número. Calcule esse número.



10) O triplo de um número, diferente de zero, é igual ao seu quadrado. Qual é esse número?



11) A equação (x – 2)(x + 2) = 2x – 9:

a) admite duas raízes reais e iguais.

b) admite duas raízes reais e opostas.

c) não admite raízes reais.


12) Monte uma equação do 2º que tenha como raízes 8 e -1.

13) Dada a equação literal de incógnita x: 2x2 + (k – 4).x + (6k – 2) = 0

a) para que valor de k as raízes tem soma 11?

b) para que valor de k as raízes tem produto 11?

c) para que  valor de k o número 0 é raiz?

d) para que valor de k o número 1 é raiz?

 


14) Sabendo que a soma das raízes da equação 2x2 + (2m -2).x + 1 = 0 é -3, calcule m.

15) Sabendo que a soma das raízes da equação x2 – (2p – 4).x + 32 = 0 é 12, calcule p.

16)Sabendo que o produto das raízes da equação x2 – 5x + n = 0, é 5, calcule n.

17) Determinar o valor de m na equação x2 – 5x + m = 0, sabendo que uma raiz é 3.
 

























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