Pages

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Exercícios de potenciação com expoente negativo

O sinal negativo de um expoente não passa de um código que está nos alertando que a base está invertida. Com essa nova interpretação, a regra do expoente negativo se transforma em uma regra simples e fácil de ser aplicada no jogo matemático. Mas não esqueça: foi uma propriedade que a gerou.
Nos casos em que o expoente é negativo, devemos trocar o sinal do expoente e inverter a base racional, isto é, o numerador passa a ser denominador e o denominador passa a ser numerador. Observe os exemplos:



EXERCÍCIOS


1) Calcule as potências:

a) 4⁻² = 
b) 4⁻³ = 
c) 5⁻¹ = 
d) 3⁻³ = 
e) 10⁻² = 
f) 10⁻³ = 
g) 2⁻⁵ = 
h) 7⁻¹ = 
i) 1⁻¹⁸ = 

2) Calcular as potências

a) (-5)⁻² = 
b) (-3)⁻⁴ = 
c) (-2)⁻⁵ = 
d) (-5)⁻³ = 
e) (-1)⁻⁴ = 
f) (-1)⁻⁵ =


3) Calcule as potências

a) (3/7)⁻² = 
b) (2/5)⁻¹ =
c) (1/3)⁻³ = 
d) (-5/4)⁻³ =
e) (-1/3)⁻² = 
f) (-2/5)⁻³ =
4) Resolva as potências:
a)      ( -4 )-2 =

b)      ( + 3) 3 =

c)      ( - 2/72 =

d)        ( + ¾  )-4 =

e)      ( + 1/55=

f)      ( - 12/131 =
g)      ( + 5/9-2 =

h)      ( + 2/74 =

i)      ( - 2/35 =

j)      ( - 3/5-3=
5) O número de elementos distintos da sequência 24, 42, 4-2 (-4)2, (-2)4, (-2)-4 é:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

6) O valor da expressão B = 5 . 108 . 4 . 10-3 é:

a) 206
b) 2 . 106
c) 2 . 109
d) 20 . 10-4

7) O valor da expressão C = (10-3 x 105) / (10 x 104) é:

a) 10
b) 1000
c) 10-2
d) 10-3

8) Quais os resultados de 713 : 711 e de 2-4 . 2?

9)  Reduza a uma única potência e calcule o seu valor:
a) 102 . 10-4 =
b) 23 . 26 =
c) 38 . 3-5 =
d) 34 : 3 =
e) 28 : 24 =
f ) 26 : 29 =

10) Calcule a expressão (1/2)-3 + (1/2)-5 :

11)Calcule:

a) 7⁻² = 
b) 5⁻³ = 
c) 2⁻⁴ = 
d) 2⁻⁵ = 
e) (-3)⁻² = 
f) –(-3)⁻² = 

12)Calcule:

a) (3/2)⁻² = 
b) (1/2)⁻³ = 
c) (2/3)⁻² = 
d) (-1/4)⁻² = 
e) (5/2)⁻³ = 
f) (-1/2)⁻⁴ = 

13) Calcule:

a) (-4)² - 3 = 
b) 1 + (-2)³ = 
c) -2 + (-5)² = 
d) 15 + (-1)⁷ -2 =
e) (-2)² + (-3)³ +1 = 
f) (-9)² -2 –(-3) -6 = 
g) (-2) . (-7) + (-3)² = 
h) (-1)³ + 3 + (-2) . (-5) =

14) Calcule o valor das expressões:

a) (-4/3)² - 1 = 
b) 3/2 + (-1/2)² -8 = 
a) (1 - ½)² + (-1 + ½)³ = 
b) (1 + ½)² - ¼ = 



(Material de referência jmpmat13.blogspot.com)

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...