“Divisão e Conquista: é uma técnica valiosa usada em momentos complicados, onde dividimos um grande problema em problemas menores até ser resolvido". Anatolii Karatsuba
sexta-feira, 14 de novembro de 2025
O que é educação positiva?
Pensar em educação é trazer à tona reflexão sobre a melhor forma de construir relações mais saudáveis e respeitosas no ambiente escolar e familiar.
Como educar os filhos e os alunos? Precisamos pensar que cada criança, adolescente ou jovem é único e tem particularidades que merecem atenção.
Será que existe alguma forma específica ou melhor que estimule pais e professores na tarefa de educar?
Você já ouviu falar de uma abordagem que norteia a educação de pessoas a partir de princípios como o respeito mútuo, o estímulo à autonomia e a promoção de uma boa saúde emocional?
A educação positiva é uma visão de formação do ser humano que tem sido destaque entre famílias e educadores. Busca o uso da empatia, comunicação não-violenta e equilíbrio entre a firmeza e permissividade para educar crianças, adolescentes e jovens.
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A ideia é educar com base no respeito, empatia, exemplo, gentileza e promoção da autonomia, sem deixar de estabelecer limites. É ajudar nossas crianças e adolescentes a se desenvolverem como seres gentis, empáticos e felizes consigo mesmos. Envolve estimular boas ações, construir acordos e fazer cumprir os combinados com afeto e compreensão.
A educação positiva tem como pilares:
- Diálogo;
- Estabelecimento de regras claras e dos seus motivos;
- Solução pacífica de conflitos;
- Foco nos acertos e não nos erros;
- Incentivo ao respeito;
- Estímulo à participação;
- Comunicação com firmeza e suavidade.
E quais seriam os benefícios deste tipo de trabalho? Muitos, porque a educação positiva faz com que as pessoas cresçam com mais autoestima, noções mais claras de liberdade, responsabilidade e respeito.

Para aplicar a educação positiva com os alunos é preciso seguir um percurso:
- Dialogue sempre ouvindo verdadeiramente os que os alunos têm a dizer. Explore as consequências de suas ações, utilizando o erro como forma de aprendizagem. Nunca use gritos e castigos;
- Defina regras reais e de acordo com a faixa etária dos alunos, porque os limites são importantes para a disciplina;
- Seja firme e corrija as ações inadequadas com respeito;
- Seja exemplo, não fazendo aquilo que não gostaria que lhe fizessem;
- Incentive seus alunos a pensarem por meio de perguntas, focando o olhar nas soluções e não apenas no problema;
- Valorize os esforços, valide e reconheça as coisas boas dos alunos;
- Não rotule. A crítica deve estar baseada na ação e não a pessoa;
- Cuide da autoestima;
- Atue sempre com respeito, sem transmitir medos.
Educação de caráter
A educação escolar abrange um vasto leque de temáticas. No entanto, para ter um bom desempenho na vida, não basta ter apenas conhecimentos teóricos das disciplinas ensinadas. Ter uma boa formação de caráter e adquirir a capacidade de se relacionar com os outros é essencial para crescer como ser humano.
Ainda, é fundamental para a vida em sociedade, em família, entre amigos e uma característica extremamente necessária no mercado de trabalho.
Mas qual é o papel da escola e dos professores na formação do caráter?
A educação escolar atua no desenvolvimento de todos os aspectos da personalidade humana, física, intelectual, emocional e de caráter.
A escola é, depois da família, a principal instituição de socialização e formação da criança e adolescente. Uma de suas principais tarefas é fornecer as ferramentas necessárias para o crescimento cultural, psicológico e social de cada um, além de permitir que adquiram adequado grau de responsabilidade e autonomia.
Apesar de a escola ser um espaço de estudo, cultura e construção do saber, também é o local de formação do caráter, personalidade, crescimento civil e da cidadania. É na escola onde surgem os primeiros afetos, sentimentos, e se afirmam as primeiras amizades que, em muitos casos, ficarão para toda a vida.
O papel do professor na formação do caráter
As circunstâncias da vida influenciam nosso caráter. Experiências positivas ou negativas condicionam o comportamento e contribuem para a autorrealização.
O aluno também constrói a sua identidade na interação com figuras adultas significativas fora da família, e, nesse caso, o professor acaba se tornando sua principal referência e exemplo.
Os elementos que compõem o caráter
O caráter é a parte pessoal determinada pelo ambiente em que vivemos. É a consequência das experiências e interações sociais ao longo da vida e das quais tiramos uma certa lição.
CTodos esses hábitos afetam nosso temperamento e predisposições biológicas, modulando-os, variando-os, refinando-os e, assim, moldando nossa personalidade.
A criança não nasce com seu caráter formado, mas o desenvolve ao longo de seu crescimento. Portanto, a educação pode contribuir na construção do caráter por meio das vivências escolares.
Como criar um ambiente positivo em sala de aula
Como a figura do professor pode influenciar na formação de caráter dos alunos, é importante que o educador entenda esse seu papel e encontre formas de impactar positivamente seus alunos. Para isso:
1. Conheça as diferenças entre caráter e personalidade
O professor deve entender que existem diferenças entre caráter e personalidade. Enquanto o caráter é algo mutável, desenvolvido ao longo do tempo, a personalidade é a soma do caráter com o comportamento no dia a dia.
A personalidade não é só uma herança hereditária, mas também não é formada totalmente pelo ambiente no qual a criança está, mas uma soma desses dois fatores.
2. Dê aulas que colaborem com a formação de valores das crianças
Durante a formação do caráter, o aluno está absorvendo as situações e valores à sua volta para construir seu próprio caráter. É justamente neste momento que o professor pode ensinar bons valores para seus alunos.
Alguns exemplos são:
- respeito;
- empatia;
- tolerância;
- cordialidade;
- altruísmo;
- cidadania;
- cooperativismo;
- ética;
- gratidão;
- honestidade;
Valores esses que colaboram para o desenvolvimento socioemocional, para o estabelecimento de uma comunicação não violenta, para o combate ao bullying, ao racismo e, ainda, a promoção da inclusão no espaço escolar e, consequentemente, na sociedade.
3. Incentive hábitos saudáveis
Os nossos hábitos formam nosso caráter que, por sua vez, sustenta os hábitos que o criaram. Por isso, é importante que os alunos aprendam hábitos saudáveis que incentivem a formação de um bom caráter.
Alguns hábitos que podem ser incentivados pelo professor são:
- compartilhar e dividir;
- respeito ao próximo;
- trabalhar em grupo;
- cooperação;
- honestidade com o próximo.
4. Repreenda maus comportamentos
Quando a criança começa a apresentar traços de caráter negativo, como o bullying, por exemplo, o professor deve conversar com esse aluno. Explicar os malefícios desse comportamento para si e para os outros.
Ainda, é interessante conversar com os familiares desses alunos para entender a origem desse comportamento e como, juntos, podem auxiliar para a mudança de comportamento.
Formação do caráter é algo contínuo
A formação do caráter não acontece em uma aula ou disciplina específica, mas deve ser trabalhada diariamente em sala de aula por meio do exemplo, de referências e atividades que incentivam bons hábitos e traços morais.
Além disso, a escola pode usar sua influência para atingir toda a comunidade, provendo eventos cooperativos e boas relações entre todos, sejam alunos, familiares, educadores e comunidade em geral.
(https://transformando.com.vc/formacao-de-carater-qual-o-papel-da-escola/)
quinta-feira, 13 de novembro de 2025
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