“Divisão e Conquista: é uma técnica valiosa usada em momentos complicados, onde dividimos um grande problema em problemas menores até ser resolvido". Anatolii Karatsuba
segunda-feira, 16 de maio de 2011
O que o Sudoku vai melhorar em mim?????
O que o Sudoku vai melhorar em mim???????
A partir do Sudoku você começa a desenvolver ou melhorar:
De acordo com o Prof. Ian Robertson, este passatempo estimula a atividade mental, melhora a memória, a clareza mental e ajuda a manter o cérebro mais jovem. Com o avançar da idade, a memória começa a falhar.
Em seu estudo foram avaliadas cerca de três mil pessoas entre 65 e 90 anos que tinham o hábito de se distrair com jogos de computador, estratégias de memorização e resolução de problemas. Este grupo foi comparado com outro que não tinha nenhum hábito de exercitar sua memória.
Concluiu o professor que o primeiro grupo tinha uma atividade mental, em média, quatorze anos mais jovem quando comparada à atividade mental das pessoas do segundo grupo.
O Prof. Fergus Clark também compartilha da conclusão deste estudo afirmando que a resolução destes passatempos ativam os lóbulos frontais do cérebro aumentando sua capacidade de processamento, em particular a memória.
Exercícios como o sudoku e outros (palavras cruzadas, criptograma, etc.) são muito bons para manter a calma, combater o estresse e prevenir doenças como o mal de Alzheimer, além de se constituir em uma ótima diversão.
Finalmente, ainda caberia uma última pergunta: por que a descrição de todos aqueles aspectos históricos?
Nos dias de hoje, um grande diferencial no mundo corporativo é a preocupação em se manter informado a respeito dos assuntos atuais. Deste modo, se amanhã alguém (um amigo, amiga, colega de trabalho, seu chefe...) lhe perguntar: “Você sabe o que é sudoku?”, certamente você não só saberá a resposta como também terá a oportunidade de discorrer sobre algo mais do que as simples regras do jogo.
Percebeu a diferença que isto pode fazer na sua vida pessoal e profissional?
A partir do Sudoku você começa a desenvolver ou melhorar:
- a perspicácia (saber observar e      desenvolver o raciocínio lógico);
- a paciência (perseverar no      desenvolvimento de tarefas difíceis e prolongadas);
- a determinação (coragem para seguir em      frente e não desistir quando obstáculos ou dificuldades aparecerem);
- a perseverança (persistir de forma      livre e constante para lograr seus objetivos);
- a competência (capacidade de lidar com      determinada tarefa);
- a flexibilidade ( saber adaptar-se ao      grau de dificuldade oferecido);
- o aprender através da tentativa e erro      (a solução final de cada jogo tem uma e apenas uma única solução);
- a vontade de enfrentar o desafio (sair      de sua “zona de conforto”);
- o planejamento (para ir atingindo as      metas e, ao final, o objetivo);
- a concentração (dirigir o pensamento de      forma intensa para a realização de algo);
- o foco (concentrar atenção e energia em      alguma tarefa);
- o desenvolvimento de estratégias      (planejamento e execução de ações visando alcançar um objetivo      pré-estabelecido);
- o “abrir-se ao novo” (a cada jogo um      novo planejamento e uma nova estratégia devem ser desenvolvidos);
- a lógica (coerência de raciocínio, de      idéias, que levam à alguma conclusão).
De acordo com o Prof. Ian Robertson, este passatempo estimula a atividade mental, melhora a memória, a clareza mental e ajuda a manter o cérebro mais jovem. Com o avançar da idade, a memória começa a falhar.
Em seu estudo foram avaliadas cerca de três mil pessoas entre 65 e 90 anos que tinham o hábito de se distrair com jogos de computador, estratégias de memorização e resolução de problemas. Este grupo foi comparado com outro que não tinha nenhum hábito de exercitar sua memória.
Concluiu o professor que o primeiro grupo tinha uma atividade mental, em média, quatorze anos mais jovem quando comparada à atividade mental das pessoas do segundo grupo.
O Prof. Fergus Clark também compartilha da conclusão deste estudo afirmando que a resolução destes passatempos ativam os lóbulos frontais do cérebro aumentando sua capacidade de processamento, em particular a memória.
Exercícios como o sudoku e outros (palavras cruzadas, criptograma, etc.) são muito bons para manter a calma, combater o estresse e prevenir doenças como o mal de Alzheimer, além de se constituir em uma ótima diversão.
Finalmente, ainda caberia uma última pergunta: por que a descrição de todos aqueles aspectos históricos?
Nos dias de hoje, um grande diferencial no mundo corporativo é a preocupação em se manter informado a respeito dos assuntos atuais. Deste modo, se amanhã alguém (um amigo, amiga, colega de trabalho, seu chefe...) lhe perguntar: “Você sabe o que é sudoku?”, certamente você não só saberá a resposta como também terá a oportunidade de discorrer sobre algo mais do que as simples regras do jogo.
Percebeu a diferença que isto pode fazer na sua vida pessoal e profissional?
Exercícios resolvidos Potenciação
Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais.
Exemplo:
5 x 5 x 5, indicada por 53, 
ou seja; 53 = 5 x 5 x 5 = 125
No exemplo acima temos:
·                           5 é chamado de base (fator que se repete)
·                           3 é chamado de expoente (indica o número de vezes que repetimos a base)
·                           125 é a potência (resultado da operação)
Outros exemplos:
·                           a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8
·                           b) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81
·                           c) 52 = 5 x 5 = 25
LEITURA:
·                           O expoente 2 é chamado de quadrado.
·                           O expoente 3 é chamado de cubo.
·                           O expoente 4 é chamado de quarta potência.
·                           O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
·                           72 lê-se: sete ao quadrado
·                           63 lê-se: seis ao cubo
·                           24 lê-se: dois elevado à quarta potência
·                           35 lê-se: três elevado à quinta potência
Observação:
·  Todo número elevado ao expoente 1 é igual à própria base.
· Todo número elevado ao expoente 0 (zero) é igual a 1 (um).
EXERCÍCIOS
           1 )Sendo 43 = 64, responda:
 a) Quem é a base?
 b) Quem é o expoente?
 c) Quem é a potência?
(R: a) 4 b) 3 c) 64)
           2) Escreva na forma de potência:
 a) 5 x 5
 b) 3 x 3 x 3
 c) 7 x 7 x 7
 d) 2 x 2 x 2 
 e) a x a x a 
(R: a) 5² b) 3³ c) 7³ d) 2³ e) a³)
(R: a) 5² b) 3³ c) 7³ d) 2³ e) a³)
           3) Calcule as potências:
 a) 23
 b) 42
 c) 54
 d) 05
 e) 16
 f) 30
 g) 40
 h) 62
 i) 241
 j) 670
(R: a) 8  b) 16  c) 625  d) 0   e) 1   f)1   g)1   h)36   i) 24    j) 1)
4) Sendo x = 2, y = 3 e z = 4, calcule:
 a) x2
 b) y3
 c) z5
 d) xy
 e) yx
 f) xz
 g) 3x
 h) 4z
 i) 5y
(R: a) 4  b)8  c)1024  d)8  e)9  f)16  g)9  h)256  i)125)
         5 )Calcule:
 a) O quadrado de 11
 b) O cubo de 7
 c) O quadrado de 8
 d) A quinta potência de 2
(R: a) 121  b)343  c) 64  d) 32)
6)Quem é maior?
 a) 23 ou 32
 b) 1120 ou 1201
 c) 560 ou 056
(R: a) 3²= 9   b)120¹=120  c)56 elevado a zero= 1)
          7 )Calcule:
 a) 3.102
 b) 5.34
 c) 7.43
(R: a)300 b)405 c)448)
(R: a)300 b)405 c)448)
8) Transforme os produtos indicados, em potência:
      
a)5.5.5 =
b)7.7 =
c)8.8.8 =
d)1.1.=
e)6.6.6 =
f)2.2.2.=
g)45.45=
h)68.68.68=
i)89.89.89 =
a)5.5.5 =
b)7.7 =
c)8.8.8 =
d)1.1.=
e)6.6.6 =
f)2.2.2.=
g)45.45=
h)68.68.68=
i)89.89.89 =
   (R:a)5³  b)7²  c)8³  d)1²  e)6³  f)2³  g)45²  h)68³  i)89³)
9) Transforme em produto, as potências:
a) 4² =
b) 5³ =
(R:a) 4.4 b) 5.5.5)
10)Escreva como se lê:
a) 4² =
b) 5³ =
a) 4² =
b) 5³ =
(R:a) 4.4 b) 5.5.5)
10)Escreva como se lê:
a) 4² =
b) 5³ =
(    (R: a)quatro elevado ao quadrado   b) cinco elevado ao cubo)
11)Resolva e dê a nomenclatura:
4² =
Base =
Expoente =
Potência =
(R: 16 base=4, expoente=2 e potência= 16)
12) Na potenciação sempre que a base for
(R: 1)
13) Todo número natural não-nulo elevado à zero é igual à:
13) Todo número natural não-nulo elevado à zero é igual à:
14) Qual o resultado de 43 ?
15) Todo número natural elevado a 1 é igual a _______________
(R: a própria base)
16) Escreva as potências com os números naturais e depois resolva-as:
a) Dezesseis elevado ao quadrado
b) Cinquenta e quatro elevado à primeira potência
c)Zero elevado à décima primeira potência
d) Um elevado à vigésima potência
e) Quatorze elevado ao cubo
f) Dois elevado à nona potência
g) Três elevado à quarta potência
h) Dez elevado à sexta potência
i) Oitenta e cindo elevado a zero
j) Dois mil e quarenta e seis elevado à primeira potência
(R: a)16²= 256 b)54¹=54 c)0 d)1 e)14³=2744 f)512 g)81 h) 1 000 000 i)1 j)2046
(R: a própria base)
16) Escreva as potências com os números naturais e depois resolva-as:
a) Dezesseis elevado ao quadrado
b) Cinquenta e quatro elevado à primeira potência
c)Zero elevado à décima primeira potência
d) Um elevado à vigésima potência
e) Quatorze elevado ao cubo
f) Dois elevado à nona potência
g) Três elevado à quarta potência
h) Dez elevado à sexta potência
i) Oitenta e cindo elevado a zero
j) Dois mil e quarenta e seis elevado à primeira potência
(R: a)16²= 256 b)54¹=54 c)0 d)1 e)14³=2744 f)512 g)81 h) 1 000 000 i)1 j)2046
17) Simplifique as expressões numéricas :
a) 5 + 3². 2=
b) 7² - 4. 2 + 3 =
c) 10² - 3² + 5=
(R:a)23  b)44 c)96)
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