“Divisão e Conquista: é uma técnica valiosa usada em momentos complicados, onde dividimos um grande problema em problemas menores até ser resolvido". Anatolii Karatsuba
terça-feira, 28 de maio de 2013
Propriedades de potência e exercícios
Primeira propriedade: Multiplicação de potências de mesma base
Ao multiplicar potências de mesma base, repetimos a base e somamos os expoentes.
exemplos
3² x 3⁵ = 3²⁺⁵ = 3⁷
Conservamos a base e somamos os expoentes.
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência
a) 4³ x 4 ²=
b) 7⁴ x 7⁵ =
c) 2⁶ x 2²=
d) 6³ x 6 =
e) 3⁷ x 3² =
f) 9³ x 9 =
g) 5 x 5² =
h) 7 x 7⁴ =
i) 6 x 6 =
j) 3 x 3 =
l) 9² x 9⁴x 9 =
m) 4 x 4² x 4 =
n) 4 x 4 x 4=
0) m⁰ x m x m³ =
p) 15 x 15³ x 15⁴x 15 =
2) Reduza a uma só potência:
a) 7² x 7⁶ =
b) 2² x 2⁴=
c) 5 x 5³ =
d) 8² x 8 =
e) 3⁰ x 3⁰ =
f) 4³ x 4 x 4² =
g) a² x a² x a² =
h) m x m x m² =
i) x⁸ . x . x =
j) m . m . m =
Segunda Propriedade:Divisão de Potência de mesma base
Ao dividir potências de mesma base, repetimos a base e subtraímos os expoentes.
Exemplo
a) 8⁹: 8² = 8⁹⁻² = 8⁷
b) 5⁴ : 5 = 5⁴⁻¹ = 5³
Conclusão : conservamos a base e subtraimos os expoentes
3) Reduza a uma só potência
a) 5⁴ : 5² =
b) 8⁷ : 8³ =
c) 9⁵ : 9² =
d) 4³ : 4² =
e) 9⁶ : 9³ =
f) 9⁵ : 9 =
g) 5⁴ : 5³ =
h) 6⁶ : 6 =
i) a⁵ : a³ =
j) m² : m =
k) x⁸ : x =
l) a⁷ : a⁶ =
4) Reduza a uma só potência:
a) 2⁵ : 2³ =
b) 7⁸ : 7³=
c) 9⁴ : 9 =
d) 5⁹ : 5³ =
e) 8⁴ : 8⁰ =
f) 7⁰ : 7⁰ =
Terceira Propriedade:Potência de Potência
Ao elevar uma potência a um outro expoente, repetimos a base e multiplicamos os expoentes.
(7²)³ = 7²΄³ = 7⁶
Conclusão: conservamos a base e multiplicamos os expoentes.
5) Reduza a uma só potência:
a) (5⁴)²
b) (7²)⁴
c) (3²)⁵
d) (4³)²
e) (9⁴)⁴
f) (5²)⁷
g) (6³)⁵
h) (a²)³
i) (m³)⁴
j) (m³)⁴
k) (x⁵)²
l) (a³)⁰
m) (x⁵)⁰
6) Reduza a uma só potência:
a) (7²)³ =
b) (4⁴)⁵ =
c) (8³)⁵ =
d) (2⁷)³ =
e) (a²)³ =
f) (m³)⁴ =
g) (a⁴)⁴ =
h) (m²)⁷ =
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS
1) exemplo
5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23
2) exemplo
7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
exemplos
1°) exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14
2°) exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
= 50 – { 15 +12 } =
= 50 – 27 =
= 23
Exercícios
7) Calcule o valor das expressões:
a) 7² - 4 =
b) 2³ + 10 =
c) 5² - 6 =
d) 4² + 7⁰=
e) 5⁰+ 5³=
f) 2³+ 2⁴ =
g) 10³ - 10² =
h) 80¹ + 1⁸⁰ =
i) 5² - 3² =
j) 1⁸⁰ + 0⁷⁰ =
8) Calcule
a) 3² + 5 =
b) 3 + 5² =
c) 3² + 5² =
d) 5² - 3² =
e) 18 - 7⁰ =
f) 5³ - 2² =
g) 10 + 10² =
h) 10³ - 10² =
i) 10³ - 1¹ =
9) Calcule o valor das expressões
a) 2³ x 5 + 3² =
b) 70⁰+ 0⁷⁰ - 1 =
c) 3 x 7¹ - 4 x 5⁰ =
d) 3⁴- 2⁴: 8 – 3 x 4 =
e) 5² + 3 x 2 – 4 =
f) 5 x 2² + 3 – 8 =
g) 5² - 3 x 2² - 1 =
h) 16 : 2 – 1 + 7² =
10) calcule o valor das expressões:
a) 5² : ( 5 +1 -1)+ 4 x 2 = (R: 13)
b) (3 +1)² +2 x 5 - 10⁰ = (R: 25)
c) c) 3²: ( 4 – 1) + 3 x 2² = (R: 15)
d) 70 –[ 5 x (2² : 4) + 3²] = (R: 56)
e) ( 7 + 4) x ( 3² - 2³) = (R: 11)
f) 5² + 2³ - 2 x (3 + 9) = (R: 9)
g) 6² : 3² + 4 x 10 – 12 = (R: 32)
h) (7² - 1 ) : 3 + 2 x 5 = (R: 26)
Exercícios de radiciação fáceis
Qual o número que elevado ao quadrado é igual a 16?
Solução
Sendo 4² = 16, podemos escrever que √16 = 4
Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação
Exemplos
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ chamamos de radical
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
assim:
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota:
Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação.
Exemplos
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ chamamos de radical
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
assim:
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota:
Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
EXERCÍCIOS
1)Descubra o número que :
a) elevado ao quadrado dá 9
b) elevado ao quadrado dá 25
c) elevado ao quadrado dá 49
d) elevado ao cubo dá 8
2) Quanto vale x ?
a) x²= 9
b) x²= 25
c) x²= 49
d) x²= 81
3) Determine a Raiz quadrada:
a) √9 =
b) √16 =
c) √25 =
d) √81 =
e) √0 =
f) √1 =
g) √64 =
h) √100 =
4) Resolva as expressões abaixo:
a) √16 + √36 =
b) √25 + √9 =
c) √49 - √4 =
d) √36- √1 =
e) √9 + √100 =
f) √4 x √9 =
5)Descubra o número que :
a) elevado ao quadrado dá 9
b) elevado ao quadrado dá 25
c) elevado ao quadrado dá 49
d) elevado ao cubo dá 8
6) Quanto vale x ?
a) x²= 9
b) x²= 25
c) x²= 49
d) x²= 81
7) Determine a Raiz quadrada:
a) √9 =
b) √16 =
c) √25 =
d) √81 =
e) √0 =
f) √1 =
g) √64 =
h) √100 =
8) Resolva as expressões abaixo:
a) √16 + √36 =
b) √25 + √9 =
c) √49 - √4 =
d) √36- √1 =
e) √9 + √100 =
f) √4 x √9 =
(Material de referência http/jmp25.blogspot.com/)
Função de 1º grau: domínio e imagem, relação e função , exercícios resolvidos, exemplos e teoria
Considere os conjuntos;
A = { 1,2,5}
B = { 2,4}
Formemos o produto cartesiano de A por B:
A x B = { (1,2), (1,4), (2,2), (2,4), (5,2) , (5,4) }
Exemplos:
Sejam A = { 1,2,3} e B = { 5,6}, os subconjuntos de A x B :
R1 = { (1,5),(2,6), ( 3,6)}
R2 = { (2,6), (3,5)}
R3= { (1,6) ,(2,6),(3,5),(3,6)}
são relações de A em B
EXERCÍCIOS
FUNÇÃO
Uma relação de A em B é determinada de função ou aplicação quando associa a todo elemento de A um único elemento em B
Exemplos
São funções de A em B, as relações representadas nos diagramas:
Obeserve:
-Em A, não sobra elementos, em B pode sobrar
- Em A, de cada elemento "parte"uma unica flecha
- Em B, um elemento pode receber mais de uma flecha
Não são funçoes de A em B, as representadas no diagramas:
Exercícios
1) Indique os diagramas que representam uma função de E em F:
DOMÍNIO CONTRADOMÍNIO E CONJUNTO IMAGEM DE UMA FUNÇÃO
Seja f uma função de A em B.
f = { (1,2),(2,4),(3,6)}
O conjunto A é o dominio da função (conjuntode partida)
No exemplo temos:
domínio = { 1,2,3}
O conjunto B é o contradominio da funbção (conjunto de chegada)
No exemplo, temos:
contradominio = { 2,3,4,5,6,7}
A imagem da função é formadapor todos os elementos de B que ficam associados a elemntos de A (elementos de B que rebem flechas )
No exemplo temos :
imagem = { 2,4,6}
O conjunto imagem é um subconjunto do contradomínio.
NOTAÇÃO DE FUNÇÃO
Considere a função f definida de R em R, tal que y = 2x + 1.
Observ e, por exemplo, que:
Para x=3, temos y = 2 . 3+1 = 7
para x=4, temos y = 2 . 4 +1= 9
para x = 5, temos y = 2 . 5 +1 = 11
Dizemos que:
7 é a imagem de 3 pela função f. [Escreveos f(3) = 7]
9 é a imagem de 4 pela fução f [escrevemos f(4) = 9]
11 é a imagem de 5 pela função f [ escrevemos f(5) = 11]
Então:
Em vez de escrever y = 2x + 1, podemos escrever f(x) = 2x + 1
Onde:
x --- reprsenta um elelmento genérico do domínio da função
f(x) ---- representa o valor da função para o x considerado.
Nota:
Para definir uma função, é necessário especificar o seu domínio e o seu contra-dominio. Neste livro estudaremos as funções definidas de R em R
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
1) Dada a função definida por:
EXERCÍCIOS
1) Entre as relações abaixo dadas por diagrama, quais são as funções de G em H
(Material de referência jmpgeograafia.blogspot.com.br/)
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