domingo, 30 de janeiro de 2022

Geometria no dia a dia

 

A geometria é um ramo da matemática que estuda formas, tamanho e posição relativa de figuras e suas propriedades no espaço. É uma das áreas mais antigas de estudos da matemática e surgiu da necessidade dos povos de medir terras, construir moradias, templos, monumentos, etc. (Oliva, 1981).A geometria que o seu significado e “geo” terra, “metria” medir logo vemos que geometria significa medir terra. 



Outro povo que entendia bem do assunto era o egípcio. Prova disso são as construções das pirâmides, que existem até hoje.
 

Geometria no nosso dia a dia

Como falamos no início deste artigo, as formas geométricas estão por todas as partes. Placas de trânsito, casas e prédios são alguns dos exemplos em que a geometria está presente. Outro exemplo muito conhecido é a nossa bandeira nacional. Nela, é possível reconhecer várias formas como o retângulo, o losango e o círculo - todas essas são figuras que fazem parte da geometria.
 
Figuras simétricas e assimétricas são maneiras divertidas de mostrar às crianças a geometria no nosso dia a dia. Estimule-as a identificar e recortar imagens em cartazes e revistas. Em seguida, peça para que elas colem essas imagens nos cadernos e mostrem a posição do eixo (horizontal, vertical ou diagonal). Outros objetos em que vemos formas geométricas são as caixas e embalagens de diversos tamanhos e formas.
 
Quando a criança consegue entender a teoria na prática, o aprendizado fica mais fácil. Isso porque o assunto começa a fazer mais sentido, deixando de ser algo apenas obrigatório.
 

Aprender deve ser envolvente

O vídeo retrata a importância da Geometria no cotidiano, mostra que as formas geométricas estão presentes em vários contextos do dia a dia, inclusive na natureza.

Algumas propostas de atividades práticas são:
• Passear próximo à instituição de ensino e identificar as diferentes formas de construção e terrenos;
• Ter aulas no pátio para encontrar exemplos dentro da escola;
• Recortar e colar imagens de livros, revistas e cartazes.
 
É importante que os pais optem por colégios que ensinam de forma diferenciada e envolvente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...