“Divisão e Conquista: é uma técnica valiosa usada em momentos complicados, onde dividimos um grande problema em problemas menores até ser resolvido". Anatolii Karatsuba
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Testes: concurso e vestibulinho com gabarito
a) R$ 9,00
b) R$ 8,50
c) R$ 8,00 X
d) R$ 7,50
e) R$ 6,50
2) Se
a) R$ 9,20
b) R$ 10,60
c) R$ 12,80
d) R$ 13,80 X
e) R$ 14,60
3) Como o velocímetro do automóvel estava quebrado, o motorista marcou o tempo que levou para ir do marco do quilômetro 102 até o marco do quilômetro 104. Nesse percurso, ele demorou 90 s. Qual era a velocidade do automóvel?
a)
b)
c)
d)
e)
4) Em um bazar trabalham duas funcionárias, uma há três anos e a outra há dois anos. A dona do bazar, desejando gratificar suas funcionárias, dividiu entre elas a quantia de R$ 600,00 em partes diretamente proporcionais aos tempos de serviço de cada uma. Quanto recebeu a funcionária mais antiga?
a) R$ 360,00 X
b) R$ 320,00
c) R$ 240,00
d) R$ 200,00
e) R$ 120,00
5) A média salarial dos dez funcionários de uma empresa é R$ 420,00. Nessas condições, é verdade que:
a) cinco desses funcionários podem ganhar R$ 900,00 cada um.
b) três desses funcionários podem ganhar R$ 1050,00 cada um, recebendo os demais R$ 150,00 cada um. X
c) necessariamente, cada um dos funcionários ganha R$ 420,00.
d) três desses funcionários podem ganhar R$ 800,00 cada um, recebendo os demais R$ 200,00 cada um.
e) seis desses funcionários podem ganhar R$ 800,00 cada um.
6) A tabela foi convertida num gráfico de setores:
No gráfico, qual é o ângulo correspondente ao setor que representa 4 horas?
a) 120º X
b) 130º
c) 150º
d) 160º
e) 180º
|
a) 720
b) 640
c) 130
d) 72 X
e) 13
8) Na figura abaixo,3 horas representa quanto por cento das horas totais?
a) 45%
b) 40%
c) 35%
d) 30%
e) 25% X
9) O cafezinho vendido na rede Hans aumentou de R$ 0,60 para R$ 0,70. Esse aumento, em termos percentuais, foi de aproximadamente:
a) 17% X
b) 20%
c) 23%
d) 25%
e) 28%
10) Se 35% de todo o meu dinheiro correspondem a R$ 105, quanto possuo no total?
a) R$ 150
b) R$ 250
c) R$ 300 X
d) R$ 375
e) R$ 450
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Função quadrática: exercícios resolvidos de vestibular
1) A representação cartesiana da função é a parábola abaixo. Tendo em vista esse gráfico, podemos afirmar que:
(A) a<0, b<0 e c>0 (B) a>0, b>0 e c<0 (C) a>0, b>0 e c>0 (D) a<0, b>0 e c<0 (E) a<0, b>0 e c>0
2) Qual a função que representa o gráfico seguinte?
(A)
(B) (C) (D) (E)
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
(A) (B) (C) (D) (E) 5) (UFRGS) O movimento de um projétil, lançado para cima verticalmente, é descrito pela equação . Onde y é a altura, em metros, atingida pelo projétil x segundos após o lançamento. A altura máxima atingida e o tempo que esse projétil permanece no ar corresponde, respectivamente, a (A) 6,25 m, 5s (B) 250 m, 0 s (C) 250 m, 5s (D) 250 m, 200 s (E) 10.000 m , 5s 6) (UFRGS) Considere a função , definida por , com e . O gráfico de f (A) não intercepta o eixo das abscissas (B) intercepta o eixo horizontal em dois pontos, de abscissas negativa e positiva respectivamente (C) intercepta o eixo das abscissas em um único ponto (D) intercepta o eixo das abscissas em dois pontos, ambos positivos. (E) intercepta o eixo das ordenadas em dois pontos. 7) A razão entre a soma e o produto das raízes da equação (A) (B) (C) (D) (E) 8) A solução de é (A) (0, 1) (B) (-∞, 0)U(1, +∞) (C) (-1, 1) (D) (-∞, -1)U(1,+∞) (E) R 9) (UFRGS) Para que a prábola da equação contenha os pontos (-2; 1) e (3; 1), os valores de a e b são, respectivamente, (A) e (B) e (C) e (D) e (E) e 10) O vértice da parábola que corresponde à função é (A) (-2, -2) (B) (-2, 0) (C) (-2, 2) (D) (2, -2) (E) (2, 2) GABARITO: 1) E 2) C 3) C 4) D 5) C 6) B 7) A 8) A 9) B 10) E |
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
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