quarta-feira, 27 de março de 2013

Minecraft na matemática





“Game 'Minecraft' é adotado como ferramenta de ensino por quase mil escolas no mundo”            (http://www1.folha.uol.com.br)
Tudo acontece dentro de "Minecraft", game de construção de blocos, uma espécie de Lego virtual, que permite ao jogador montar praticamente qualquer objeto, de pequenas casas a grandes castelos e cidades inteiras.
O jogo, que foi lançado oficialmente em 2011 e tem mais de 40 milhões de usuários, é usado como plataforma educativa. E ele não está só: quase mil escolas do mundo fazem o mesmo.
Na China, alunos aprendem literatura reconstruindo cenários de romances clássicos. Na Austrália, combinações de matéria-prima para fazer novos produtos são usadas nas aulas de matemática. Na Suécia, companhia responsável por "Minecraft", uma escola incluiu, neste mês, o jogo na grade de disciplinas.
PROGRAMA DA ONU
Além das escolas, "Minecraft" também virou base para projetos sociais. Até 2016, a ONU pretende revitalizar mais de 300 espaços urbanos no mundo com a ajuda do jogo, os locais são recriados dentro do game, e os jogadores são convidados a modificá-los virtualmente, para ver como o espaço ficaria. O primeiro local a ser revitalizado é um parquinho na periferia de Nairóbi (Quênia).

Através do Minecraft é possível explorar diversos conteúdos matemáticos como: contagem simples, análise combinatória, área, perímetro, volume, seqüências, potenciação, radiciação, funções de 1º e 2ºgraus bem como seus gráficos, ângulos, plano cartesiano, geometria básica, as quatro operações fundamentais, noções de engenharia, simetria, conversão de unidades de medida de comprimento,....
     Os dois vídeos abaixo podem ser usados em sala de aula, associando conceitos matemáticos ao Minecraft.
                






terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Chuveirinho ou propriedade distributiva : exercícios resolvidos e teoria

Resultado de imagem para propriedade distributiva exercicios

Multiplicação de monômio com polinômio 

• Se multiplicarmos 3x por (5x2 + 3x – 1), teremos: 
3x . ( 5x2 + 3x – 1) → aplicar a propriedade distributiva. 

3x . 5x2 + 3x . 3x + 3x . (-1) = 15x3 + 9x2 – 3x 

Portanto: 3x (5x2 + 3x – 1) = 15x+ 9x2 – 3x 

• Se multiplicarmos -2x2 por (5x – 1), teremos: 

-2x2 (5x – 1) → aplicando a propriedade distributiva. 

 -2x(5x – 1) = - 10x3 + 2x2 




Multiplicação de número natural 

• Se multiplicarmos 3 por (2x2 + x + 5), teremos: 

3 (2x2 + x + 5) → aplicar a propriedade distributiva. 

3 . 2x2 + 3 . x + 3 . 5 = 6x2 + 3x + 15. 

Portanto: 3 (2x2 + x + 5) = 6x2 + 3x + 15. 



Multiplicação de polinômio com polinômio 

• Se multiplicarmos (3x – 1) por (5x2 + 2) 

(3x – 1) . (5x2 + 2) → aplicar a propriedade distributiva. 

3x . 5x2 + 3x . 2 – 1 . 5x2 – 1 . 2 = 15x3 + 6x – 5x2 – 2 

Portanto: (3x – 1) . (5x2 + 2) = 15x3 + 6x – 5x2 – 2 

• Multiplicando (2x+ x + 1) por (5x – 2), teremos: 

(2x2 + x + 1) (5x – 2) → aplicar a propriedade distributiva. 

2x2 . (5x) + 2x2 . (-2) + x . 5x + x . (-2) + 1 . 5x + 1 . (-2) 

10x3 – 4x2 + 5x2 – 2x + 5x – 2 = 10x3+ x2 + 3x – 2 

Portanto: (2x2 + x + 1) (5x – 2) = 10x3+ x2 + 3x – 2



EXERCÍCIOS

1)      Aplique a propriedade distributiva:

 a)      5 . ( x + y) =(R;

b)      2 . (3a + 4m)

c)       3.(a + 2m)

d)      7.(3x + y)

e)      a.(x -  y)

f)       4 . (2a – x )

g)      7. (x – y)

h)      -7 . (x – y)

i)        3 . (2x + y)

j)        -3 . (2x + y)

k)      2 . (3a – 4y)

l)        -2 . (3a – 4y)


2) Resolva: ( x  -  3 )  .  ( x  +  3 )  .  ( x2  +  9 ) 


3) Calcule: ( 3x  -  1 / 2 )  .  ( x2  +  4 ) 

4) Calcule A . B sabendo-se que: A = 3x  -  1     e  B = x2  +  4x  +  8

5) Resolva a seguinte expressão abaixo:
2 / 3  .  ( x  -  1 / 4 )  -  3 / 5  .  ( x / 2  -  1 )  +  x  -  1  
6) Calcule o seguinte produto: ( 2x  -  3 )  .  ( x2  -  3x  +  5 ) 

7) Resolva a seguinte expressão algébrica:
( x  -  2 )  .  ( 16  +  8x  +  4x2  +  2x3  +  x)  +  32 

Gabarito:

2) x4  -  81 ou ( x  -  3 )  .  ( x  +  3 )  .  ( x2  +  9 )  
3) 3x3  -  1 / 2x2  +  12x  -  2
4) 3x3  +  11x2  +  20x  -  8        
5) 41x / 30  -  17 / 30   
6) 2x3  -  9x2  +  19x  -  15
7) x5      


Conjunto dos Números Reais:exercícios resolvidos e teoria

Resultado de imagem para numeros reais

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Números RACIONAIS 

Numero racional é todo o numero que pode ser escrito na forma a/b (com b diferente de zero)

 Exemplos :

a) 5 = 5/1
b) -2 = -2/1
c) 0,7 = 7/10
d) 2,83 = 283/100
e) 0,444... = 4/9
f) 0,7272... 72/99

Observe que:

- todo o número inteiro é um número racional
- toda decimal exata é um número racional
- toda decimal periódica é um número racional



 NÚMEROS IRRACIONAIS

 Os números que não podem ser escritos em forma de fração são chamados de números irracionais , os números irracionais têm infinitas casas decimais e não são periódicas.

Exemplos

 a) 0,4137128.....
b) 7,1659314....
c) -0,4837616...
d) -2,8283541....

As raízes quadradas de números que não são quadrados perfeitos são também exemplos de números irracionais.

a) √2 = 1,4142....

b) √3 = 1,7320....

c) 5 = 2,2360...
d) 6 = 2,4494...


ATENÇÃO !

 Observe que :

4 é um número racional, pois 4 = 2

9 é um número racional pois 9 = 3


EXERCÍCIOS

1)      Quais destes números são racionais?

a)      4

b)      8

c)       0

d)      -7

e)      0,3

f)       2,9

g)      -3,8

h)      0,473

i)        1,845

(R:todos eles)

2)      Classifique em racional ou irracional cada número seguinte:

a)      0,777..   (R: racional)

b)      4,1212...  (R: racional)

c)       5,1318.. (R: irracional)

d)      0,1465..  (R: irracional)

e)      2,8181... (R: racional)

f)       4,845845... (R: racional)

g)      3,476582... (R: irracional)

h)      0,193238... (R: irracional)

i)        6,123123...(R: racional)

j)        1,234576... (R: irracional)



3)      Determine as raízes apenas quando são números naturais

a)      1  =               (R: 1)

b)      2     =          

c)       3

d)      4=                (R:2)

e)      5

f)       6

g)      7

h)      8

i)        9=        (R:3)


Responda :

a)      Quais dos números acima são racionais?
a) d) i)
b)      Quais dos números acima são Irracionais?
b), c), e),f), g), h)

 4)      Classifique em racional ou irracional cada número seguinte:

a)      12=              (R: irracional)

b)      15=              (R: irracional)

c)       16=             (R: racional)

d)      24=             (R: irracional)

e)      36=             (R: racional)

f)       49=            (R: racional)

g)      44=            (R: irracional)

h)      58=            (R: irracional)

i)        60=           (R:irracional)

j)        64=          (R; racional)

k)      72=          (R:irracional)

l)        √81=         (R: racional)   



NÚMEROS REAIS

 A união dos conjuntos dos números racionais e irracionais chama-se conjunto dos números reais que será indicado com IR .

Exemplos

a) 3/5 é um número racional. É também um número real
b) √7 é um número irracional .É também um número real

Obs: que todo o número natural é inteiro, todo o numero inteiro é também racional e todo o racional é também real


EXERCÍCIOS 

5)      Observe o conjunto A e responda

A = { 6,15, 20, 25, 36, 40, 49}

a)      Quais os elementos de A são números racionais?

(R:todos que resultam raiz quadrada exata)

b)      Quais os elementos de A são números irracionais?

(R: o restante dos números que resultam raízes inexatas)

c)       Quais elementos de A são números Reais?

(R: todos)

6)      Responda :

a)      Todo o número racional é real?

(R: sim)
b)      Todo o número irracional é real?

(R: sim)
c)       Todo número real é racional?

(R: não)
d)      Todo número real é irracional?

(R: não)


7)      Quais destes números são reais?

a)      1            

b)      -1

c)       4

d)      -4

e)      9

f)       -9

(R: todos exceto os números com raiz quadrada negativa)

Destaque!!!!!!!!!!!

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