Pages

quarta-feira, 27 de março de 2013

Minecraft na matemática





“Game 'Minecraft' é adotado como ferramenta de ensino por quase mil escolas no mundo”            (http://www1.folha.uol.com.br)
Tudo acontece dentro de "Minecraft", game de construção de blocos, uma espécie de Lego virtual, que permite ao jogador montar praticamente qualquer objeto, de pequenas casas a grandes castelos e cidades inteiras.
O jogo, que foi lançado oficialmente em 2011 e tem mais de 40 milhões de usuários, é usado como plataforma educativa. E ele não está só: quase mil escolas do mundo fazem o mesmo.
Na China, alunos aprendem literatura reconstruindo cenários de romances clássicos. Na Austrália, combinações de matéria-prima para fazer novos produtos são usadas nas aulas de matemática. Na Suécia, companhia responsável por "Minecraft", uma escola incluiu, neste mês, o jogo na grade de disciplinas.
PROGRAMA DA ONU
Além das escolas, "Minecraft" também virou base para projetos sociais. Até 2016, a ONU pretende revitalizar mais de 300 espaços urbanos no mundo com a ajuda do jogo, os locais são recriados dentro do game, e os jogadores são convidados a modificá-los virtualmente, para ver como o espaço ficaria. O primeiro local a ser revitalizado é um parquinho na periferia de Nairóbi (Quênia).

Através do Minecraft é possível explorar diversos conteúdos matemáticos como: contagem simples, análise combinatória, área, perímetro, volume, seqüências, potenciação, radiciação, funções de 1º e 2ºgraus bem como seus gráficos, ângulos, plano cartesiano, geometria básica, as quatro operações fundamentais, noções de engenharia, simetria, conversão de unidades de medida de comprimento,....
     Os dois vídeos abaixo podem ser usados em sala de aula, associando conceitos matemáticos ao Minecraft.
                






Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...