segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Aula de matemática criativa: salpicão de presunto

Nessa aula pudemos picar, cortar, lavar, ralar, descascar alimentos que os alunos nunca tinham manuseados antes. Em meio a cebolas, pimentões, presunto, queijo, salsão, maçã verde fizemos uma receita de salpicão onde trabalhamos incontáveis conteúdos matemáticos. Uma aula pra ficar pra sempre na memória!!!



Receita de “Salpicão de presunto”

Ingredientes:

¼ de Kg de cenoura ralada (250 g)
2 maçãs verdes (300 g)
2 talos de salsão branco (100 g)
2/5 de kg de presunto (400 g)
1 pimentão verde e 1 vermelho (150 g)
1/5 Kg de maionese (200 g)
1 cebola média ralada (200g)
1 maço de cheiro-verde, 1 limão e sal (tudo pesa 100 g)
1 pacote de batata palha (150 g)

Represente pintando os retângulos abaixo as frações dos ingredientes usados nessa receita:                                                                                                           





¼ de Kg de cenoura ralada (250 g)







2/5 de kg de presunto (400 g)







1/5 Kg de maionese (200 g)





















Aula de matemática criativa: bolo de frações

Nesta aula além de nos deliciarmos com um bolo de chocolate ainda aprendemos sobre frações, máximo divisor comum, área, perímetro, divisores, proporção e unidades de medidas através de uma atividade com questões a serem respondidas.



“Atividade com bolo de chocolate medindo 42cm por 28cm.”

1) Seguindo as medidas do nosso bolo, calcule em cm:
a)Perímetro=

b)Área =

c)Área calculada acima dividida em 20 alunos do 6ºA.

d) O maior tamanho possível de cada pedaço quadrado que podemos dividir. Quantos pedaços formariam?

e)As medidas de cada um dos 20 pedaços retangulares que cada aluno receberá. Desenhe como o bolo ficou assim dividido.

f)Se cortássemos o bolo em quadradinhos iguais de 7cm, quantos pedaços daria no total?Sobraria ou faltaria para a sala? Quantos?



2)Represente as frações do nosso bolo:
a)1 bolo inteiro                                                                     r) Dei 17 pedaços de 20

b)Dei 1 pedaço de 20                                                          s) Dei 18 pedaços de 20

c) Dei 2 pedaços de 20                                                        t) Dei 19 pedaços de 20

d) Dei 3 pedaços de 20                                                       u) Dei 20 pedaços de 20  
e) Dei 4 pedaços de 20

f) Dei 5 pedaços de 20

g) Dei 6 pedaços de 20

h) Dei 7 pedaços de 20

i) Dei 8 pedaços de 20

j) Dei 9 pedaços de 20

k) Dei 10 pedaços de 20

l) Dei 11 pedaços de 20

m) Dei 12 pedaços de 20

n) Dei 13 pedaços de 20

o) Dei 14 pedaços de 20

p) Dei 15 pedaços de 20



q) Dei 16 pedaços de 20

Aula criativa de matemática: Aula do bombom de leite ninho

Clássica aula do bombom de leite ninho onde aprendemos a trabalhar em equipe, bem como conceitos matemáticos desde divisão, proporção, unidades de medida até porcentagem, ...








domingo, 30 de agosto de 2015

Aula criativa de matemática: fazendo brigadeiros







1)Neste trimestre fizemos mais uma aula diferente  a “ Brigaderia gourmet”, com base nessa aula responda as questões:                                                   


a) Supondo que cada grupo fez 40 brigadeiros, quanto arrecadariam se cada brigadeiro fosse  vendido a R$1,20?


b) Quanto foi o lucro do grupo em cada brigadeiro,  sabendo que o preço de custo foi
R$ 0,80 e o preço de venda foi R$ 1,20?

c) Supondo o preço de custo R$ 0,45 calcule o preço de venda se você quisesse lucrar 100%, ou seja , o dobro.

d) Para você obter R$ 576,00 quantos brigadeiros a R$ 1,20 deverá vender?


e) Some os valores dos ingredientes abaixo para calcular o custo total da receita:

1 Lata de brigadeiro 385 gr
R$ 8,95
40 forminhas de papel
R$ 1,20
150 gr. chocolate granulado
R$ 4,10
100 gr. margarina
R$ 1,69
Total






f) Você precisou quadruplicar a receita acima , quanto você gastará e quantos brigadeiros serão produzidos?












Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...