Sobre o filme “A Corrente do Bem”:
Instigado por uma atividade sugerida por um professor, cuja
intenção
era somente fazer as crianças pensarem, Trevor, 12 anos, dispara uma
era somente fazer as crianças pensarem, Trevor, 12 anos, dispara uma
1) Qual o conteúdo matemático que modela perfeitamente esta situação,
nos permite saber a quantidade de pessoas atingidas em qualquer fase
desta corrente do bem?
2) Neste filme, a lógica da multiplicação mostra um lado surpreendente.
Para participar, bastaria ajudar uma pessoa a fazer
algo que ela dificilmente
conseguiria sozinha.Com uma única condição: que o
favorecido replicasse
a boa ação para três pessoas. A fase zero é constituída
apenas por uma
pessoa, Trevor, que começa a corrente; a fase 1 é
constituída pelas
pessoas beneficiadas diretamente por Trevor; a fase 2
é
constituída pelas pessoas beneficiadas pelas pessoas que
Trevor ajudou
e assim sucessivamente...Calcule a quantidade de pessoas
beneficiadas
pela corrente em cada fase.
3) O filme tem 123 minutos, transforme
esse tempo em:
a) horas e minutos
b) segundos
4) Em que momento do filme você
percebeu o enorme alcance da
5) Em sua opinião a corrente de Trevor
teve sucesso? Por quê?
Ele se deu conta disso?
6) O que você faria diferente de Trevor
em relação aos meninos
maiores que afugentavam os meninos menores?
7) “Gentileza gera gentileza”.
Faça uma gentileza a um colega
da sua escola ou a algum familiar e peça para que
esta pessoa, caso
possível, passe adiante este gesto a mais três
pessoas (colegas da
escola ou familiares). Caso queira, escreva a
gentileza realizada por você. ‘
8) Que ideia você teria para fazer o
nosso mundo melhor?
9) Faça um desenho deste esquema de
potenciação usando
o diagrama de árvore para representar a
corrente do Bem de Trevor.
|