segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Aula criativa de matemática: filme A corrente do bem e a potenciação

Sobre o filme “A Corrente do Bem”:
Instigado por uma atividade sugerida por um professor, cuja intenção
era somente fazer as crianças pensarem, Trevor, 12 anos, dispara uma 
corrente do bem.



 1) Qual o conteúdo matemático que modela perfeitamente esta situação,

nos permite saber a quantidade de pessoas atingidas em qualquer fase 
desta corrente do bem? 

2)  Neste filme, a lógica da multiplicação mostra um lado surpreendente.
Para participar, bastaria ajudar uma pessoa a fazer algo que ela dificilmente
conseguiria sozinha.Com uma única condição: que o favorecido replicasse 
a boa ação para três pessoas. A fase zero é constituída apenas por uma
pessoa, Trevor, que começa a corrente; a fase 1 é constituída pelas 
pessoas beneficiadas diretamente por Trevor; a fase 2 é 
constituída pelas pessoas beneficiadas pelas pessoas que Trevor ajudou
e assim sucessivamente...Calcule a quantidade de pessoas beneficiadas
 pela corrente em cada fase.



Fase
Quantidade de pessoas envolvidas pela corrente em cada fase
0
1 – (Trevor)
1
3 pessoas ajudadas
2
3² = 3 x 3 = 9 pessoas ajudadas
3
4
5
6
7
8
9

3)    O filme tem 123 minutos, transforme esse tempo em:
 a) horas e minutos                              b) segundos

4)    Em que momento do filme você percebeu o enorme alcance da 
corrente do bem de Trevor?

5)    Em sua opinião a corrente de Trevor teve sucesso? Por quê? 
Ele se deu conta disso?

6)    O que você faria diferente de Trevor em relação aos meninos 
maiores que afugentavam os meninos menores?

7)    “Gentileza gera gentileza”. Faça uma gentileza a um colega 
da sua escola ou a algum familiar e peça para que esta pessoa, caso 
possível, passe adiante este gesto a mais três pessoas (colegas da
escola ou familiares). Caso queira, escreva a gentileza realizada por você. ‘

8)    Que ideia você teria para fazer o nosso mundo melhor?


9)    Faça um desenho deste esquema de potenciação usando
 o diagrama de árvore para representar a corrente do Bem de Trevor.














Aula de matemática criativa: salpicão de presunto

Nessa aula pudemos picar, cortar, lavar, ralar, descascar alimentos que os alunos nunca tinham manuseados antes. Em meio a cebolas, pimentões, presunto, queijo, salsão, maçã verde fizemos uma receita de salpicão onde trabalhamos incontáveis conteúdos matemáticos. Uma aula pra ficar pra sempre na memória!!!



Receita de “Salpicão de presunto”

Ingredientes:

¼ de Kg de cenoura ralada (250 g)
2 maçãs verdes (300 g)
2 talos de salsão branco (100 g)
2/5 de kg de presunto (400 g)
1 pimentão verde e 1 vermelho (150 g)
1/5 Kg de maionese (200 g)
1 cebola média ralada (200g)
1 maço de cheiro-verde, 1 limão e sal (tudo pesa 100 g)
1 pacote de batata palha (150 g)

Represente pintando os retângulos abaixo as frações dos ingredientes usados nessa receita:                                                                                                           





¼ de Kg de cenoura ralada (250 g)







2/5 de kg de presunto (400 g)







1/5 Kg de maionese (200 g)





















Aula de matemática criativa: bolo de frações

Nesta aula além de nos deliciarmos com um bolo de chocolate ainda aprendemos sobre frações, máximo divisor comum, área, perímetro, divisores, proporção e unidades de medidas através de uma atividade com questões a serem respondidas.



“Atividade com bolo de chocolate medindo 42cm por 28cm.”

1) Seguindo as medidas do nosso bolo, calcule em cm:
a)Perímetro=

b)Área =

c)Área calculada acima dividida em 20 alunos do 6ºA.

d) O maior tamanho possível de cada pedaço quadrado que podemos dividir. Quantos pedaços formariam?

e)As medidas de cada um dos 20 pedaços retangulares que cada aluno receberá. Desenhe como o bolo ficou assim dividido.

f)Se cortássemos o bolo em quadradinhos iguais de 7cm, quantos pedaços daria no total?Sobraria ou faltaria para a sala? Quantos?



2)Represente as frações do nosso bolo:
a)1 bolo inteiro                                                                     r) Dei 17 pedaços de 20

b)Dei 1 pedaço de 20                                                          s) Dei 18 pedaços de 20

c) Dei 2 pedaços de 20                                                        t) Dei 19 pedaços de 20

d) Dei 3 pedaços de 20                                                       u) Dei 20 pedaços de 20  
e) Dei 4 pedaços de 20

f) Dei 5 pedaços de 20

g) Dei 6 pedaços de 20

h) Dei 7 pedaços de 20

i) Dei 8 pedaços de 20

j) Dei 9 pedaços de 20

k) Dei 10 pedaços de 20

l) Dei 11 pedaços de 20

m) Dei 12 pedaços de 20

n) Dei 13 pedaços de 20

o) Dei 14 pedaços de 20

p) Dei 15 pedaços de 20



q) Dei 16 pedaços de 20

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