segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Aula criativa de matemática sobre o filme Iron Man




1) Faça um resumo da história do filme em seqüência.






2)Cite os aspectos matemáticos observados no filme.







3) Qual a relação entre a profissão do personagem principal e a matemática?





4) Quais as contribuições da engenharia para a humanidade?






5) Se você fosse um engenheiro com todos os recursos do filme, o que criaria para você?E para a humanidade?Demonstre com ilustrações seus projetos com detalhes.

















Prova nota 10: Veja dicas para você se dar bem nas provas




MISSÃO DIÁRIA
Para que você não chegue à véspera das provas desesperado
e com as tarefas atrasadas, crie o hábito de estudar um pouco por dia e fazer as lições. Assim, a matéria não acumula e, quando for a hora do exame, é só fazer uma revisão.

DÚVIDA ZERO
É normal, às vezes, sentir vergonha de levantar a mão quando surge uma dúvida. Mas você e todos os seus amigos estão na escola para aprender. Então, espante a timidez e pergunte ao professor o que não ficou claro. Refazer os exercícios em casa também é uma boa.

TUDO EM ORDEM
pensou ter uma pena mágica, que escreve tudo que o professor diz? A vida na escola seria bem mais fácil! Já que ela não existe, vale se concentrar nas aulas e anotar tudo. Com um caderno organizado, você não perderá tempo na hora de estudar.

TRABALHO DE EQUIPE

Se você ficou doente e teve de faltar na escola, peça o caderno emprestado a algum amigo para copiar o que perdeu. E procure o professor caso não entenda algo. Outra dica é estudar em grupo. Você explica o que sabe melhor e tira as dúvidas dos assuntos em que tem mais dificuldade.

ENROLAÇÃO, NÃO
Todo mundo tem um horário em que está mais disposto. Quem vai à escola à tarde tem a manhã ou a noite para estudar. Quem vai de manhã tem o resto do dia. Mas atenção: ficar enrolando não dá certo. Quanto antes começar, mais tempo vai sobrar depois para se divertir.

TRUQUES ESPECIAIS
Aí vão alguns: grifar os trechos mais importantes da matéria, fazer resumos, ler textos em voz alta, gravar o que vai cair na prova e depois escutar e até fingir que está dando aula para alguém.

ABRINDO A CABEÇA
Ler faz a gente ficar mais esperto. Aprendemos palavras novas e jeitos diferentes de explicar nossas idéias. Por isso, leia livros, revistas e gibis. Se ligue também nos filmes e no jeito como contam as histórias. Tudo isso ajuda a fazer redações cada vez melhores.

DIVIRTA-SE!
É normal ficar nervoso antes das provas. Então, lembre que você participou das aulas, estudou e tem tudo para tirar uma boa nota. A dica é: divirta-se! Brincar faz a gente relaxar e isso ajuda a se sair melhor na escola!

RETA FINAL
Antes de um jogo, os atletas dormem cedo e se alimentam bem. A preparação para as provas é arecida. Tenha uma boa noite de sono e tome um café-da-manhã reforçado. Assim, você encara os exames no maior pique.

NA HORA H
Concentre-se! E comece pelas questões mais simples. Tente não ligar para o que rola ao redor. Afinal, não importa quem acaba antes, pois isso não é um jogo. Escreva de forma clara e boa sorte!

PIADINHAS
O que a prova de matemática disse para o aluno?
– Estou cheia de problemas!

Por que o garoto estudou para a prova em cima da escada?
- Para tirar notas mais altas.

Aula criativa de matemática: Homem Vitruviano



O Homem Vitruviano era a resposta a um desafio, resolvido por “Leonardo da Vinci”, onde um arquiteto grego chamado Vitruvius propôs a construção de um templo que deveria se basear nas proporções divinas do homem.
Desenhar o tal homem “perfeito” era considerado um grande desafio.
O maior desafio não eram as proporções do homem, mas colocá-lo dentro das formas geométricas. Além disso, o corpo com os membros estendidos, deveria caber em duas formas geométricas: o círculo e o quadrado.
Muitos que tentaram, cometiam um erro besta ao colocar o círculo e o quadrado com o centro no mesmo lugar, o que resultava em um monstro de tronco curto, mãos e pés enormes.
Os braços levantados à altura da cabeça tocam o círculo (é a interseção do homem que é o mundo espiritual com a circunferência que é o mundo físico). Essa ilustração do Leonardo Da Vinci é usada como referência estética de simetria e proporção no mundo todo.
O desenho também é considerado freqüentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, para extensão, para o universo como um todo.

  
1)Verifique se a área do círculo da figura acima(A = 3,14.r²) é igual a área do quadrado
(A = Lado.Lado) onde o homem está inserido.                                                                                                                         






2)Com base nas informações abaixo você irá comprovar com as suas medidas as deduções de Leonardo da Vinci, note que podem não existem valores exatos para o corpo humano e que hábitos de postura podem influenciar bastante o resultado.Utilize trena e fita métrica, justificando cada item com seus cálculos para comprovar sua conclusão:                                                                                                                                          

Minha altura em metros é ------------------e em centímetros é------------------

a)Face (do queixo ao topo da testa) = ---------cm é 1/10 da altura do seu corpo?


b)Palma da mão (do pulso ao topo do dedo médio) = ---------cm é 1/10 da altura do seu corpo?


c)Medida da sua Palma da mão = medida da sua Face?


d)Cabeça (do queixo ao topo da cabeça) =---------cm é 1/8 da altura do seu corpo?



e)Base do pescoço às raízes do cabelo = ----------cm é 1/6 da altura do seu corpo?



f)Meio do peito ao topo da cabeça =----------cm é 1/4 da altura do seu corpo?



g)Pé = --------cm é 1/6 da altura do seu corpo?



h)Largura do peito = --------cm é 1/4 da altura do seu corpo?



(Leonardo da Vinci)
 
i)Base do queixo à base das narinas = -------cm é 1/3 da sua face?


j)Nariz (da base às sobrancelhas) = -------cm é 1/3 da sua face?


k)Orelha = -------cm é 1/3 da sua face?


l)Testa = --------cm é  1/3 da sua face?


m)A distância do topo da cabeça até os mamilos =----------cm é ¼ da sua altura?


n)Largura dos ombros = ---------cm é 1/4 da sua altura?


o)Distância do cotovelo para o fim da mão = ---------cm é 1/5 da sua altura?


p)Distância do cotovelo para a axila = --------------cm é 1/8 da sua altura?


q)O seu antebraço = a largura de 6 palmos?


r)A sua altura = 4 antebraços (24 palmos)?


s)Passo = 4 antebraços?


t)O seu = largura de 4 palmos?


u)Largura da palma da sua mão = 4 dedos?


v)Largura dos seus braços abertos é = a sua altura?


x)Umbigo = centro exato do seu corpo?



Aula criativa de matemática: fazendo uma colcha de retalhos

Calculando área, perímetro, medidas, máximo divisor comum e frações na construção da colcha de retalhos.





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Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

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