Plano
de Negócio
(Logotipo da marca)
Responsáveis
nº Ano
Índice:
1. O Projeto
1. O Projeto
1.1 A Empresa
A (nome da empresa) ______________________tem como objetivo
(descreva o objetivo da empresa)
_________________________________________________________________________________________________________.
Os sócios que formam a empresa são os alunos o 9ºAno do Ensino Fundamental II
do Colégio Sapiens. A idéia do negócio surgiu como forma de projeto para a
Mostra Cultural.
1.2.Área de Atuação
A (nome da empresa) _________________tem o propósito atuar
_____________________________________________________________________________________________________________________________
1.3.Qualificação dos
fundadores
Os sócios da empresa são alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental 2 do Colégio Sapiens.
1.4. Mercado Potencial
O nosso público alvo é
_______________________________________________________
1.5.O Produto
O produto que a (nome da empresa)_________________irá
desenvolver é ___________________________________. Este produto é voltado para as
pessoas
estejam interessadas em____________________. Devido a grande heterogeneidade das
empresas atuantes no mercado, o nosso produto está disponível em ______versões: ____________________________________________ , para que o mesmo possa atender os perfis e necessidades de cada público.
estejam interessadas em____________________. Devido a grande heterogeneidade das
empresas atuantes no mercado, o nosso produto está disponível em ______versões: ____________________________________________ , para que o mesmo possa atender os perfis e necessidades de cada público.
1.6. Natureza/Descrição do
empreendimento:
Individual
|
Limitada
|
Sociedade Anônima
|
Razão Social:
|
||
Nome Fantasia:
|
||
CGC -
|
Insc. Estadual
|
Insc. Municipal
|
2. Plano estratégico
2.1 Missão
Missão e objetivos estratégicos:
(A empresa deverá registrar aqui seu propósito, o motivo da sua existência. Trata-se de
um propósito genérico, mas duradouro, que pretende vigorar por bastante tempo, ainda
que possa ser mudado com o passar dos anos.)
um propósito genérico, mas duradouro, que pretende vigorar por bastante tempo, ainda
que possa ser mudado com o passar dos anos.)
2.2 – Ameaças e oportunidades:
(Vocês devem indicar nesse campo os fatores externos à
empresa (existente ou a ser constituída) que possam afetar positivamente
(oportunidade ) ou negativamente ( ameaças) o desempenho da empresa.)
2.3 – Pontos fortes:
(Destina-se a identificação de fatores internos ao
empreendimento que representam vantagens comparativas da empresa.)
2.4 – Pontos fracos:
(Destina-se a identificação de fatores internos ao
empreendimento que representam desvantagem ou carências da empresa.)
3. Perfil dos Sócios
Nome dos sócios e
respectivas participações na empresa
Nome
|
Participação
|
(Objetiva
identificar a composição societária da empresa, quando existente, quanto a
participação (%) de cada sócio no capital social.)
3.1. Áreas
de competência tecnológica (áreas de conhecimento técnico que são dominadas)
Nome
|
Área
|
(Neste
item deseja-se identificar as áreas de conhecimento técnico que são dominadas
pelo proponente e outras pessoas envolvidas com o projeto (não é necessário que
essas pessoas detenham ou venham a deter cotas de capital da empresa existente
ou a ser constituída).)
3.2 Responsáveis
pela gestão do empreendimento (por área).
Área
|
Responsável
|
Administração
|
|
Financeira
|
|
Produção
|
|
Tecnológica
|
|
Comercial
|
|
Outras (especificar)
|
(Destina-se a explicitação das pessoas que
serão responsáveis pelas diversas funções da empresa existente ou a ser criada.
No caso em que, para determinadas áreas, o responsável não esteja identificado,
informar no campo apropriado a expressão “a identificar”. Observar que não é obrigatório que os responsáveis
pelas diversas áreas, tenham participação no capital da empresa existente ou a
ser constituída.)
4. Produtos e
serviços.
4.1 – Descrição do produto / serviço.
(Neste campo devem ser adequadamente
detalhados os produtos e/ou serviços que resultarão do projeto proposto.
Observar ser importante que cada um dos produtos e/ou serviços, resultante do
projeto proposto, sejam identificados e descritos com toda clareza,
destacando-se suas definições de utilidade e funcionalidade.)
Descrição do produto/serviço.
4.2 –
Foco do negócio.
(Este campo está destinado à explicitação
dos mercados a serem explorados pela empresa existente ou a ser constituída,
agregado às informações relativas aos principais clientes potenciais e ao nível
de concorrência existente nos mercados mencionados.
É desejável que, quando possível, o tamanho
dos mercados sejam quantificados, mesmo que de forma aproximada e, os
principais concorrentes sejam identificados.)
Foco
do Negócio. (Mercado potencial e concorrência)
4.3 – Diferenciais
dos produtos / serviços.
(Destina-se a informações referentes às
características dos produtos e/ou serviços que serão comercializados e que
conferem vantagens comparativas em relação àqueles existentes no mercado.)
Diferenciais
dos produtos/serviços (em relação aos disponíveis no mercado)
4.4
– Estágio atual de desenvolvimento dos
produtos e/ou serviços.
(O
quadro apresentado deve ser elaborado para cada produto e/ou serviços que
resulte do projeto proposto, mencionando o seu estágio atual (marque um “X” na
coluna “estágio atual”) e sua
evolução nos períodos de desenvolvimento
(marque com um “X” no período correspondente a evolução de cada etapa).)
–
Estágio atual do desenvolvimento do
produto/serviço*
FASE
|
ESTÁGIO
|
Estágio atual
|
Cronograma por semestre
|
|||||
1º Sem
|
2º Sem
|
3º Sem
|
4º Sem
|
5º Sem
|
6º Sem
|
|||
01
|
Maturação da idéia
|
|||||||
02
|
Em especificação
|
|||||||
03
|
Em desenvolvimento
|
|||||||
04
|
Em teste
|
|||||||
05
|
Protótipo
|
|||||||
06
|
Demonstração em cliente
|
|||||||
07
|
Em comercialização
|
* Quando o projeto se referir a mais de um
produto/serviço, fazer um cronograma para cada produto, separadamente.
5. Comercialização
5.1 –
Estratégias de venda e assistência técnica.
(Neste campo deve ser mencionada a
estratégia de vendas a ser adotada pela empresa , destacando-se as formas de
comercialização ( Exemplo: vendedores próprios, telemarketing, vendas a varejo
ou atacado, e-commerce, etc.), e as formas de assistência pós venda.)
Potencial de Vendas
O produto da (NOME DA EMPRESA) possui um
grande potencial de vendas junto às (nome de possíveis compradores dos seus
produtos como lojas, empresas ou comércios: farmácias, mercados, etc..).
6) Plano de
investimentos
Descrição
|
Valor |
1. Estudo de mercado
|
|
2. Registro de marcas e patentes
|
|
3. Honorários
|
|
4. Registro da Empresa
|
|
5. Máquinas e Equipamentos
|
|
6. Móveis / Utensílios
|
|
7. Capital de giro
|
|
8. Outros (especificar)
|
|
9. Total
|
(Neste quadro devem ser mencionados os
investimentos a serem realizados nos primeiros doze meses que sucederem a
incubação do projeto. Assim, gastos com estudos de mercado, proteção
intelectual (registro de marcas e patentes ou direitos de autor), honorários de
advogados, contadores, despachantes, etc., e outros desembolsos necessários à
constituição da empresa, devem ser aqui considerados. Dispêndios efetuados com
a aquisição de máquinas, equipamentos, software, móveis e utensílios, devem
também ser indicados neste quadro, nos campos correspondentes. Os desembolsos
necessários para fazer frente aos custos que alavancam a operação da empresa,
são investimentos circulantes que devem ser classificados como capital de
giro.)
6.2 – Origem
dos recursos (investimentos iniciais)
Valor Total
|
Recursos próprios (%)
|
Recursos de terceiros (%)
|
Reinvestimento (%)
|
R$
|
(Neste quadro, o valor total (1ª coluna),
refere-se ao total dos investimentos iniciais, extraído da linha 9 do quadro
6.1. Nas colunas seguintes devem ser indicados (em termos percentuais) as
frações de recursos provenientes dos próprios cotistas (recursos dos sócios,
família, amigos), de terceiros (empréstimos bancários, financeiras e outros) e
aqueles decorrentes de reinvestimentos feitos a partir de recursos gerados no
próprio empreendimento, quando for o caso.)
Despesas Fixas
Descrição do Custo Fixo
|
Valor
|
1 – Papel, caneta, tinta de impressora, material de
limpeza, faxineira, etc.
|
(mês) / (ano)
|
2 – Manutenção de máquinas
|
(mês) / (ano)
|
3 – Água, luz, telefone, condomínio
|
(mês) / (ano)
|
4 – Salários
|
|
1 secretária
|
( mês) / (ano)
|
2 estagiários
|
(mês) / (ano)
|
Total de Despesas Fixas
|
(mês) (ano)
|
Estimativa de Vendas
Os números abaixo correspondem à quantidade
de produtos comercializados pela nossa empresa.
O X indica que não houve comercialização/venda no período indicado.
O X indica que não houve comercialização/venda no período indicado.
Ano
|
Produto 1
|
Produto 2
|
Produto 3
|
2010
|
|||
2011
|
|||
2012
|
|||
2013
|
|||
2014
|
|||
2015
|
|||
2016
|
(Indique na tabela acima a quantidade de
produtos vendidos e detalhe também que
produto é esse)
6.3 Resultado Financeiro Projetado
A Seguir, temos um quadro demonstrando a
receita estimada para os três anos de funcionamento da Empresa.
Ano
|
Produto
|
Volume de Vendas
|
Preço
Unitário(R$)
|
Receita Bruta
Estimada(R$)
|
Total
|
6.4 Projeção do
Movimento da Tesouraria
Com
os dados obtidos, pode-se fazer uma estimativa do fluxo de caixa ao final de 6
semestres de 2016
Especificação
Receita/Despesa
|
maio
|
junho
|
julho
|
Agosto
|
Set.
|
Out.
|
Dinheiro em
caixa(Inicial)(R$)
|
||||||
Total de Vendas(R$)
|
||||||
Custo de
Marketing(R$)
|
||||||
Entradas(R$)
|
||||||
Saídas(R$)
|
||||||
Saldo do
Semestre(R$)
|
||||||
Dinheiro em
caixa(Final)(R$)
|
6,5
– Considerações finais. (Texto Livre)