quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Atividades lúdicas (brincadeiras) para estimular a concentração das crianças com TDAH

Todas as crianças são estimuladas a todo tempo, em especial aquelas que têm TDAH. Atualmente vivemos em um mundo onde as informações são rápidas e que várias coisas acontecem ao mesmo tempo, a criança convive com isso desde que nasce, é muito estimulada e impressionada a todo o momento. É no brincar que toda criança percebe suas possibilidades corpóreas, explora o mundo ao seu redor e estabelece relações com ele. Nem sempre a criança  está pronta para receber explicações teóricas, porém, brincando também aprende.
Deste modo é essencial que a criança que tem TDAH direcione esses sentimentos a uma atividade que diminua sua agitação e a concentre. Saiba quais são as atividades lúdicas (brincadeiras) mais recomendadas por especialistas para estimular a criatividade e o foco das crianças que têm TDAH.

Atividades com eletrônicos

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Estas atividades precisam estar na medida certa, porém são eficazes porque chamam muito a atenção das crianças, principalmente daquelas que apresentam TDAH. A enorme rapidez das novas tecnologias de entretenimento como internet, videogame e televisão – é também uma das maiores responsáveis por esse “super estímulo” nas crianças.
O cérebro da criança que fica imersa em atividades muito rápidas começa a funcionar em um ritmo também acelerado. A criança pode usar esta ferramenta, porém com moderação.

Brincar de amarelinha

TDAH
Atividade lúdica excelente e que não exige materiais caros ou nenhum tipo de tecnologia avançada, essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço ou situação. A amarelinha é uma brincadeira que auxilia a criança na coordenação motora, na socialização, no desenvolvimento de tolerância à frustração e no contato com limites e regras.

Jogos de tabuleiro

TDAH
Os Jogos que envolvem estratégias de raciocínio dão à criança que apresenta TDAH uma forma de ter mais atenção. Contribuem para a criança não agir de maneira impulsiva, pois ela precisa se concentrar, neste caso a criança tem a oportunidade de explorar o problema proposto de forma planejada, sistemática e ordenada.
Jogos como xadrez, damas e outros, além de auxiliarem na concentração e tolerância à frustração, oferecem uma riqueza simbólica enorme, fazendo com que a criança que tem TDAH experimente como é desempenhar papéis diferentes.

Teatro

TDAH
Uma característica marcante no  comportamento das crianças que apresentam TDAH é a capacidade de imitação: gestos, postura, maneira de falar, vocabulário, enfim, elas tendem a imitar com facilidade tudo o que percebem ao seu redor, são extremamente criativas e cheias de imaginação. Quanto à fantasia, cabe aos educadores cuidarem para que se desenvolva de forma saudável, mantendo uma relação estreita com a realidade.  Deste modo pais ou educadores devem montar com a criança um teatro de fantoches, que pode ocupar uma tarde inteira e ainda estimular o que a criança tem de sobra: a criatividade. Dessa forma, as crianças que não conseguem satisfazer as suas necessidades no mundo dos adultos encontram o equilíbrio afetivo e intelectual nessas representações, que também são ótimas para ajudar na educação da mesma.

Jogos de montar

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Os jogos de montar também são atividades lúdicas que estimulam a agilidade, imaginação e comunicação. As crianças com TDAH têm a oportunidade de construir, montar, desfazer e analisar. Esses jogos desenvolvem competências, atitudes e habilidades de maneira lúdica e eficiente.

Brincadeiras em equipe

Nesta atividade, deve-se envolver a criança que tem TDAH em uma equipe, esta é uma boa estratégia para estimular a criança a pensar de forma independente. Estes jogos trabalhados em grupo propiciam agilidade mental, iniciativa e curiosidade e fazem com que a criança tenha que discutir para decidir sobre regras de ganhar e perder.
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Jogos de mímica

Esta atividade é bastante interessante e ao mesmo tempo engraçada. A mímica é uma atividade lúdica que pode render várias horas de diversão. Os especialistas explicam que esse jogo estimula a criança a pensar em representações e fazer associações de palavras, facilitando os processos cognitivos. A questão é encontrar algo que faça sentido para a criança e, junto com isso, criar uma brincadeira, e personagens ou temáticas atuais podem ser utilizadas para a elaboração de brincadeiras e encenações.

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Não esqueça!

Pais e educadores o importante é lembrar sempre que o segredo para manter a concentração da criança que tem TDAH é encontrar uma atividade que seja do interesse dela, com algum tema que lhe agrade, sempre com muita interatividade e diversão. Assim, ela passará muito tempo empenhada em desenvolver a brincadeira, em vez de não se concentrar e enjoar rapidamente da atividade e desistir de jogar.



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Transtorno desafiador opositor e terapia cognitiva comportamental

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Devido à maioria das crianças e adolescentes serem, às vezes, difíceis de se lidar, os pais podem imaginar se o comportamento de sua criança é parte de um desenvolvimento infantil normal ou se a criança tem Transtorno Desafiador Opositivo. Para a criança com TDO, comportamentos agressivos e raivosos são o preceito; e eles acontecem fora de casa com outras figuras de autoridade, não apenas com os pais. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a tratar crianças com o TDO.
Se os pais suspeitarem que seu filho apresenta o TDO, o correto é fazer uma consulta com um terapeuta profissional, de acordo com Academia Americana de Psiquiatria da Criança e do Adolescente. A terapia cognitivo-comportamental é um método de tratamento que pode ajudar a criança ou adolescente. O terapeuta comportamental irá ensinar à a criança como substituir maus comportamentos por bons.
A terapia cognitivo-comportamental é tanto uma terapia familiarcomo individual para crianças com TDO. Enquanto toda a família irá aprender os métodos, a criança aprende técnicas individuais com o terapeuta. O terapeuta ensina a criança a como lidar com situações difíceis. Com frequência, a criança não cria empatia de como suas reações afetam os outros; ela aprenderá isso também na terapia.
O terapeuta irá primeiro estudar as formas que os pais interagem com a criança. Quando o terapeuta descobre quais são as áreas problemáticas, ele irá ajudar os pais a escrever um regulamento em que os pais e a criança irão seguir. Este regulamento especificará quais comportamentos negativos a criança deve abolir e quais comportamentos os pais irão recompensar. O regulamento especificará quais serão as consequências negativas e as recompensas positivas. Transparência é a meta.

Metas positivas

Primeiramente, a criança ou o adolescente com TDO deve apenas agir de forma positiva para obter a recompensa. No entanto, a meta será fazer com que a criança mude seus comportamento por si mesma, para sua própria gratificação. Por exemplo, se a criança regularmente age com seu grupo de forma a ter poucos amigos ou nenhum, uma vez que ela começar a mostrar comportamentos positivos, ela fará novos amigos. Fazer novos amigos, ao invés de obter recompensas dos pais, irá motivá-la.

TDAH e a terapia cognitiva comportamental

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Segundo as definições do DSMIV (2002), oTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade se caracteriza pelo comprometimento nas áreas da atenção, impulsividade e hiperatividade. Os sintomas apresentados prejudicam a vida social da criança, seus relacionamentos interpessoais na escola e no ambiente familiar, provocam constante desatenção e falta de interesse no desempenho de determinadas tarefas (exemplo: crianças que saem da sala de aula para “passear”, inventam idas ao banheiro e ao bebedouro durante as aulas das disciplinas que menos os interessam), esquecimentos (é comum que estes indivíduos percam objetos constantemente como, por exemplo, o material escolar).
Transtorno é mais comum em meninos do que em meninas e a sua sintomatologia possui causas hereditárias, ambientais e fatores neurobiológicos. Para que o diagnóstico seja feito de maneira correta e completa, é fundamental que nenhum aspecto seja negligenciado. A partir desta avaliação, o tratamento medicamentosoé combinado com a psicoterapia a fim de obter melhoras funcionais na vida do paciente e nas possíveis comorbidades provocadas pelo transtorno, como depressão e ansiedade.
A Terapia Cognitivo Comportamental parte do pressuposto de que o indivíduo é influenciado por suas crenças distorcidas acerca de si mesmo, do mundo e do futuro. Estes pensamentos disfuncionais promovem sentimentos negativos e comportamentos indesejáveis. Logo, o processo terapêutico tem como objetivo promover uma reestruturação cognitiva do sujeito, alterando sua percepção dos fatos e dos significados atribuídos aos mesmos. Exemplo: crianças portadoras deTDAH, muitas vezes, estão sujeitas a críticas severas por parte de seus professores, colegas e pais. A partir disto, são desestimuladas a realizar as tarefas escolares, sentem vergonha de si mesmas, buscam o isolamento social e adquirem sintomas depressivos. As crenças disfuncionais mais comuns são: “eu sou burro”, “sou inadequado”, “não mereço ser amado por ninguém”, “nunca vou ser igual às outras crianças”.
É importante que o terapeuta faça uma psicoeducação acerca do TDAH com os cuidadores e professores do paciente para que o mesmo não seja alvo de preconceitos, piadas e comportamentos agressivos. A criança também deve compreender que possui um transtorno e que suas dificuldades são consequências deste e não culpa dela. Através de atividades lúdicas que possibilitam que a criança expresse seus pensamentos e sentimentos, da restauração da autoestima, de uma avaliação da capacidade sócio cognitiva, da obtenção de informações a respeito do comportamento da criança e de seus cuidadores, da participação ativa dos pais no processo terapêutico e do estabelecimento de metas durante o tratamento, é possível que o indivíduo reestruture as crenças construídas acerca de si mesmo, se sinta capaz de modificar seus pensamentos, comportamentos e possa criar estratégias de autocontrole.

http://www.tdahiperatividade.com.br/

Conteúdo programático matemática 6 º ANO

1. Números naturais.1.1. Conjunto dos números naturais
1.2. Igualdade e desigualdade
1.3. Sucessão dos números naturais
1.4. Representação geométrica dos números naturais
1.5. Representação de subconjuntos de números naturais
2. Operações fundamentais com números naturais.2.1. Adição
2.2. Subtração
2.3. Expressões numéricas envolvendo a adição e a subtração
2.4. Multiplicação
2.5. Expressões numéricas envolvendo a multiplicação
2.6. Divisão
2.7. Expressões numéricas envolvendo a divisão
2.8. Potenciação
2.9. Expressões numéricas envolvendo a potenciação
2.10. Radiciação
2.11. Resolução de problemas
3. Divisibilidade3.1 Múltiplos e divisores
3.2 Conjunto dos múltiplos de um número
3.3 Conjunto dos divisores de um número
3.4 Números primos
3.5 Decomposição em fatores primos
3.6 Determinação dos divisores de um número
4. Mínimo Múltiplo Comum.4.1 Mínimo múltiplo comum
4.2 Processos práticos para cálculo do mmc
4.3 Propriedades do mmc.
5. Conjunto dos números racionais absolutos.5.1 Idéia de número fracionário
5.2 Tipos de frações
5.3 Números mistos
5.4 Frações equivalentes
5.5 Propriedade fundamental das frações
5.6 Simplificação de frações
5.7 Redução de frações ao menor denominador comum
5.8 Comparação de números fracionários
6. Operações com números racionais absolutos.6.1Adição e subtração
6.2 Multiplicação
6.3 Divisão
6.4 Potenciação
6.5 Radiciação
6.6 Expressões numéricas
6.7 Problemas envolvendo números racionais absolutos
7. Números racionais decimais.7.1 Fração decimal
7.2 Números decimais
7.3 Transformação de fração decimal em número decimal
7.4 Transformação de número decimal em fração decimal
7.5 Propriedade fundamental doso números decimais
7.6 Operações com números decimais
7.7 Representação decimal de uma fração ordinária
7.8 Fração geratriz
8. Introdução à geometria8.1 Ponto reto plano
8.2 Polígonos
8.3 Triângulos – Classificação quanto aos lados.
8.4 Quadriláteros
9. Sistema Métrico Decimal – Unidade de Medida de comprimento.9.1 Introdução
9.2 Unidade de medida de comprimento
9.3 Perímetro de um polígono
9.4 Perímetro do retângulo
9.5 Circunferência
9.6 Comprimento da circunferência
10. Sistema Métrico Decimal – Unidade de medida de superfície.10.1 Unidade de medida de superfície.
10.2 Áreas das principais figuras planas
11. Sistema métrico decimal – Unidades de medida de volume11.1 Unidades de medida de volume
11.2 Volume dos principais sólidos geométricos
12. Sistema Métrico decimal – Unidades de Medida de Capacidade.12.1 Unidades de medida de capacidade
12.2 Relações importantes
13. Sistema Métrico Decimal – Unidades de Medida de Massa.13.1 Introdução
13.2 Unidades de medida de massa.

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