terça-feira, 27 de setembro de 2016

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Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Como tratar?

TDAH
 

O Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade – TDAH é um transtorno que requer um olhar individualizado, pelos profissionais, envolvidos no tratamento e que devem se atentar ao diagnóstico realizado previamente.
 
No diagnóstico, que deve ser feito por uma equipe multiprofissional (médico, psicólogo, fonoaudiólogo, etc.), será identificado qual a predominância do transtorno (desatenção, hiperatividade e/ou misto), os subtipos existentes e, ainda, as possíveis comorbidades associadas.
 
O tratamento do transtorno, também, deverá ser diferenciado conforme a faixa etária do paciente (criança, adolescente ou adulto), podendo envolver um ou mais membros, entre eles: pais, cuidadores, escola, esposo (a), etc., ou, somente, o próprio paciente.
O número de profissionais envolvidos no acompanhamento, também, irá variar conforme o diagnóstico (tipo e subtipos), as comorbidades existentes e os problemas ocasionados pelo transtorno.
 
Finalizada a etapa diagnóstica, o paciente e as pessoas envolvidas no tratamento devem receber orientações específicas sobre o TDAH, incluindo informações sobre os tratamentos existentes e qual a melhor indicação, já que o tratamento deve ser personalizado.
 
No Brasil, até o momento, encontramos três frentes de tratamento para o TDAH: psicoterapia com enfoque na Terapia Cognitivo-Comportamental, medicação e neurofeedback (treino de atenção). Alguns pacientes poderão ter a indicação de apenas uma frente de tratamento enquanto outros terão a indicação das três frentes de tratamento. 
      
A psicoterapia, com enfoque na Terapia Cognitivo-Comportamental, também, conhecida como TCC, trabalhará de maneira personalizada com cada paciente realizando a prevenção e/ou o tratamento dos problemas desencadeados pelo TDAH, o acompanhamento das alterações comportamentais emergidas do próprio transtorno (comportamentos naturais das alterações químicas deste transtorno) e com as comorbidades existentes (exemplo: depressão, ansiedade, dependência química, etc.). O profissional, também, poderá realizar orientações aos professores, familiares, cuidadores e para outras pessoas envolvidas na rotina deste paciente.
 
A medicação (metilfenidato, lisdexamfetamine e outros), que deve ser prescrita e acompanhada por um médico especialista em psiquiatria ou neurologia, poderá auxiliar o paciente a diminuir o número de problemas ocasionados pelo TDAH. É importante ressaltar que não são todos os pacientes que precisam da medicação, sendo indicada somente para crianças acima de 06 anos quando o acompanhamento: psicológico, educacional, social e familiar são insuficientes (conforme a associação francesa de TDAH).
 
O neurofeedback ou treino de atenção é um sistema educativo que integra a combinação de registro de energia cerebral, com exercícios de habilidades cognitivas e técnicas de modelação de comportamento. Os pacientes são ensinados a reconhecer e, também, a modificar hábitos e comportamentos que afetam negativamente o seu dia a dia.
 
Sendo assim, pacientes que suspeitem ser portadores de TDAH devem procurar profissionais especializados nesta temática para avaliar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento que será sempre personalizado e adaptado à realidade do portador do transtorno.
 
Disponível em:

COMO AJUDAR A CRIANÇA SE ORGANIZAR?

 

Para as crianças que estudam no período matutino  a correria começa logo cedo. Acordar, escovar os dentes, colocar o uniforme, arrumar a cama, tomar o café da manhã, pegar o material, correr para escola e chegar antes do portão fechar.
 
Para as crianças que estudam no período vespertino, a correria começa um pouco mais tarde. Tomar banho, colocar o uniforme, almoçar, pegar o material e correr para a escola.
 
 
 
Ufa.... que correria.
 
Mas calma. O ano letivo está só começando e muitas outras atividades farão parte do currículo do seu filho.
 
É essencial que desde agora os pais ajudem os seus filhos aprenderem a se organizar com todas as atividades: curriculares ou extracurriculares.
 
Mas para ser ensinado de modo correto é importante que os pais entendam que quanto mais nova a criança, menor a maturidade e também a capacidade de conseguir se organizar sozinha.
 
As estratégias utilizadas deverão variar conforme a série (ano) em que a criança está devido a idade cronológica e o número de atividades inseridas em seu currículo escolar.
 
O mural (lousa, cartolina, E.V.A., etc.), recurso utilizado desde o tempo de nossos avós, ainda, é uma das estratégias mais indicadas para auxiliar as crianças aprenderem a se organizar.
 
 
 
É importante que a criança participe de todo o processo de montagem do mural, conversando e decidindo junto com os pais como as atividades poderão ser divididas.
 
O mural deverá ficar em um local de fácil visualização para a criança e para poder ser consultado diariamente.
 
Insira tanto as atividades curriculares quanto as atividades extracurriculares.
 
Algumas outras atividades ou regras, também, poderão ser incluídas, como por exemplo, o horário para o banho, para dormir, para utilizar o computador entre outros.
 
Pronto. Simples e fácil.
 
Tenha certeza que utilizando esta estratégia diariamente com o seu filho, as atividades ficarão muito mais organizadas e possíveis problemas de comportamento em casa ou na escola serão evitados.
 
 
 
Ms. Ana Larissa M. Perissini
 

DICAS PARAS AUXILIAR NA ROTINA DAS TAREFAS ESCOLARES DOS PORTADORES DE TDAH.


ESTABELEÇA UMA ROTINA PARA A TAREFA DE CASA




  • Identifique juntamente com o seu filho o melhor horário para fazer a lição (por exemplo, antes ou depois do jantar).
  • Escolha com o seu filho o local mais adequado (por exemplo, sala de jantar).
  • Ofereça ao seu filho uma área de estudo com o mínimo de distração (não há crianças brincando nas proximidades, mesa de trabalho limpa e organizada, desligue a TV, tablete, redes sociais e celular).
  • Algumas crianças/adolescentes não conseguem se concentrar com música suave (durante o estudo), enquanto algumas crianças/adolescentes são mais bem sucedidos.




  • Como pai, você também deverá discutir com seu filho como proceder com essas tentativas como modo de adequar uma melhor adaptação.
  • Ajude seu filho a respeitar a rotina estabilizada: Se ele se concentra melhor movimentando-se, permita que se movimente enquanto se concentra nos estudos.

    Fonte: http://www.collectif-parents-tdah-ouest.fr/tdah-devoirs/

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