Pages

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Estruturas Triangulares


EDIFÍCIO TORTO - BUILDING TWISTED

A cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes está instalada a torre mais inclinada do mundo: Gate Capital, quatro vezes mais “torta” que a torre italiana.
Deixando Pisa no passado, Gate Capital é mais do que uma torre com design diferenciado, é um complexo hoteleiro e comercial. Com 160 metros de altura e 35 andares, a Gate Capital Tower oferece 20 mil metros quadrados de espaço para escritórios, além de um hotel cinco estrelas: o Hyatt Capital Gate.
Elaborada pelo escritório RMJM Arquitetos, de Nova York, a proposta de design da Gate Capital Tower é misturar a beleza das ondas com a energia da arquitetura moderna. A ideia de movimento fica evidente a partir da inclinação da torre, que se dá a 18 graus a oeste, na direção oposta à magra do edifício. A torção contínua em toda sua forma resulta em uma edificação sem simetria, em que o efeito é justamente surpreender, seja por dentro, seja por fora.
Os 35 andares da torre são distribuídos da seguinte forma: do segundo ao 16º são andares destinados a espaço para escritórios, do 18º em diante são os pisos reservados ao hotel Hyatt Capital Gate. O primeiro piso e o 17º são plant rooms, salas utilizadas para abrigar máquinas de grande porte, como equipamentos de ar condicionado.
A área total construída é 53.100 metros quadrados, desse total 20.900 metros quadrados são reservados à área de escritórios e 20.050 metros quadrados para o hotel. A construção começou em setembro de 2007, e a parte externa foi concluída em dezembro de 2009. A inauguração do prédio, porém, está prevista para o segundo semestre de 2010.A edificação é sustentada por um exoesqueleto de aço conhecido por diagrid. Utilizado na construção de grandes edifícios de aço, o diagrid cria estruturas triangulares com vigas diagonais de suporte. A vantagem dessa técnica é que ele requer menos aço estrutural do que uma edificação convencional, já que dispensa a necessidade de pilares e vigas internas.

Abaixo vídeo sobre a construção da Leaning Tower
O vidro também foi um elemento imensamente presente na obra: foram utilizados na fachada 21.000 metros quadrados do material. Foram mais de 12.500 placas de vidros moldadas manualmente, de forma que uma ficasse diferente da outra.
Ideais sustentáveis também estiveram presentes na construção da Gate Capital Tower. A fachada de vidro duplo foi projetada para atingir uma maior eficiência energética. Dessa forma, resíduos de ar são pré-resfriados entre a fachada interna e externa, reduzindo assim o consumo energético do edifício através da reciclagem do ar usado.
Além disso, o aço inoxidável "splash" aplicado funciona como um dispositivo de sombreamento que elimina mais de 30% do calor do sol antes que chegue à torre, dispensando assim a necessidade de refrigeração no interior do edifício.

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...