sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Novo Ensino Médio Geometria dinâmica: esculturas que mudam conforme o ângulo de visão/ Geometria espacial


 Definições de perspectiva: Arte ou técnica de representar tridimensionalmente, criando ilusão de profundidade e proporção das figuras, de tal forma que estas, no espaço do ponto de vista do observador, pareçam  bem menores à proporção que cresce a distância; método que possibilita ilusão de um espaço tridimensional, pelo qual retas paralelas que se projetam longe do primeiro plano são desenhadas, na verdade, como linhas diagonais que convergem e se encontram em determinado ponto.



Esculturas com arame tem sido um meio muito comum usado por um crescente número de artistas, mas não há nada como a arte única de Matthieu Robert-OrtisO escultor francês, que só começou a mostrar seu trabalho há três anos, cria obras de arte com o material que são o que ele chama de esculturas anamórficas.



Ao contrário das esculturas de arame normais, de um certo ângulo suas obras parecem com um animal, mas se transformam em outra forma ao serem visualizadas de outra perspectiva.



O artista de 26 anos teve milhões de visualizações com seu trabalho mais popular, La révolution des Girafes, imagem em que traz um elefante de um lado e duas girafas de outro. Tudo muda dependendo da perspectiva do espectador.


Essa técnica utilizada por Matthieu Robert Ortis não é nova. A anamorfose vem desde o período renascentista e tem como base a codificação em sua elaboração. A imagem oculta da obra de arte desenvolvida, em que a técnica da anamorfose foi empregada, só é desbloqueada por meio de outros objetos, como um espelho, por exemplo, ou de movimentação angular do observador frente à obra. As esculturas de Matthieu Robert Ortis seguem esse conceito, e ainda acrescentam a metamorfose abstrata no meio do caminho entre uma imagem definida a outra quando o recurso da movimentação é adotado.



O artista inspira sutilmente os observadores a questionarem suas percepções e a refletirem sobre as diversas possibilidades vistas em diferentes ângulos. A obra criada e intitulada de Epigénétique carrega uma escultura que, vista de frente, revela o próprio artista em pose de meditação, mas ao movimentar-se para o lado direito, uma fita de DNA é revelada, fazendo também alusão à subida do poder ígneo (algo a se ter muito cuidado) e cores que representam cada centro energético vital.

Proposta pedagógica: Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela e reconhecer que na realidade, o artista cria esculturas por meio de composições espaciais de arame que, quando observadas de diferentes pontos de vista, formam imagens distintas . Faça uma escultura de arame tentando abordar a técnica citada no texto.

Essas imagens diferentes se formam porque não enxergamos as linhas espaciais com diferentes profundidades (diferentes distâncias de nós), mas sim o modo como elas se projetam juntas.

Dica de como fazer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...