domingo, 30 de agosto de 2015

Aula criativa de matemática: frações da barra chocolate


 Nesta aula os alunos trouxeram barras de chocolate com o objetivo de estudarem com mais entusiasmo o mundo das frações, bem como: frações equivalentes, transformações de frações em decimal e vice-versa, divisores, unidades de medida ( gramas)...


 



Atividade com barra de chocolate

1)  Quantos cubinhos formam:


a) A Metade da sua barra de chocolate
b) Um terço da sua barra
c) Um quarto da sua barra
d) A barra inteira


2) Escreva  frações equivalentes em relação a barra.


a) ½=                                     b)1/3=                          c) ¼=                                        d)1/5

3) Agora vamos somar as frações do seu chocolate 1/4 + ½  do seu amigo.

4) O seu amigo lhe deu a metade do chocolate dele. Represente a fração dos chocolates que você ficou depois desse presente na forma:


a) De número misto
b) De fração imprópria.


5) Verifique o custou de sua barra de chocolate:


a ) Inteira.                     b) Metade dela.  
c) Um quarto dela.           d) Cada cubinho.


6) Verifique a quantidade de cada ingrediente abaixo:

a) Sódio ( sal)                         b) Açúcar              c) Calorias                     d) Gorduras


7) Subtraia da barra inteira a parte que você comeu e calcule a fração que sobrou da sua barra.






Aula criativa de porcentagem: lojinha



 Nesta aula os alunos viraram vendedores para calcular os novos valores das mercadorias a venda após descontos e acréscimos.









Lojas somatória

Vendedor (a): _____________________________________________________
Cliente: __________________________________________________________


Planos de Pagamento



Qtde
Descrição do Produto
Preço do produto


R$


R$


R$


R$

Total da Compra
R$



1)Preencha as opções para seu cliente e circule a que ele escolheu:

Á vista o total da compra R$____________ com 20% de desconto fica R$_______________



À prazo o total da compra R$____________ com acréscimo de 6% fica R$_______________e dividido em 3x fica R$__________________ cada parcela.



À prazo o total da compra R$____________ com acréscimo de 10% fica R$_______________e dividido em 6x fica R$__________________ cada parcela.



2)Você ganha R$ 900,00 de salário fixo mais uma comissão de 30% das vendas do mês. Esse mês você vendeu R$ 5 350,00 em produtos.Qual será o valor do seu salário?





3)No mês passado você não vendeu nada e ainda foi descontado 15% do seu salário fixo que equivale a 3 dias de faltas. Quanto você recebeu nesse mês desastroso?


Outra opção de atividade:

Loja Virtual Aula Porcentagem
Vendedor (a): _________________________________________________
Cliente: ________________________________________________________


1) Seu cliente comprou os 8 produtos da exposição, então você deve recalcular os preços com o desconto ou acréscimo informado.







2) Qual o valor total da compra de seu cliente?



3)Você ganha R$ 1200,00 de salário fixo mais uma comissão de 30% das vendas do mês. Esse mês você vendeu R$ 5 350,00 em produtos.Qual será o valor do seu salário?



4)No mês passado você não vendeu nada e ainda foi descontado 15% do seu salário fixo que equivale a 3 dias de faltas. Quanto você recebeu nesse mês desastroso?


Aula criativa de matemática: preparando um suco de maracujá








 


Aula criativa de matemática usando balas



Nessa aula cada aluno trouxe uma determinada quantidade de balas.Em sala de aula nós juntamos todas elas para que pudéssemos dividi-las igualmente trabalhando conteúdos como divisão, máximo divisor comum, múltiplos e divisores.







1) Preencha a tabela e responda as questões abaixo:

Tipos de balas
Quantidade
Seus divisores
Seus múltiplos
Bala de Lua Cheia
40


Bala de Yogurt 100 uva
20


Bala de Yogurt 100 morango
25


Total de Balas




a) Preencha na tabela acima, todos divisores das quantidades de balas que temos.



b) Preencha na tabela acima, os 10 primeiros múltiplos das quantidades de balas que temos.



c) Se você fosse contar essas balas em grupos de 2 em 2, que múltiplos estaria sendo usado? E de 5 em 5?







d) Para separarmos essas balas em pacotes, cada um com o mesmo tipo e a mesma quantidade de balas. Qual é o maior número possível de balas em cada pacote? Quantos pacotes de balas teremos?









e) Faça os cálculos de quantas balas cada aluno receberá quando dividirmos igualmente essas balas ( 17 alunos)de modo que cada aluno receba a maior quantidade possível









f) Decomponha em fatores primos simultaneamente as quantidades 20,40, 25 calculando:



O mínimo múltiplo comum (m.m.c)=



O máximo divisor comum (m.d.c)=


Destaque!!!!!!!!!!!

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