segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Atividade matemática usando a conta de luz

Imposto é uma quantia paga obrigatoriamente pelas pessoas para que o governo reverta em investimentos públicos de bem comum tais como: saúde, segurança, educação, construção e manutenção de estradas, portos, aeroportos, etc
Na sua conta de luz são cobrados alguns impostos e tarifas, entenda o significado de cada um deles:
ICMS: Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços. Pagamos ICMS pelo fornecimento de energia elétrica e também quando compramos: roupas, calçados, aparelhos eletrônicos, alimentos, bebidas, serviços de transporte (passagem de ônibus, táxi...), serviços de telefonia e outros...
PIS: Programa de integração social e tem por objetivo financiar o pagamento do seguro desemprego de trabalhadores de empresas particulares que ganham até 2 salários mínimos.
PASEP: Programa de formação do patrimônio do servidor público e tem por objetivo criar uma poupança, resgatada anualmente, aos trabalhadores da rede estadual e municipal.
CIP: Contribuição de iluminação pública e tem por objetivo usar esse dinheiro na ampliação e manutenção dos postes de luz nas ruas.
COFINS: Contribuição financeira da seguridade social e tem por objetivo assegurar a saúde publica e assistência social aos mais necessitados.
 
De acordo com sua conta de luz faça os seguintes cálculos:
1) Quanto sua família pagou de tributos e impostos(PIS, PASEP, COFINS, ICMS e CIP)?                







2) Calcule a diferença do Valor da fatura a pagar e o valor da nota fiscal. Explique por que existe essa diferença.                                                                                                                                             










3) Some os valores da composição da Tarifa (Energia, serviço de distribuição, transmissão, encargos setoriais).                                                                                                                                    

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Receita de nhoque recheado em exercícios de números decimais e frações

Leia a receita de Nhoque Recheado e responda as questões de 1 a 6: 

Resultado de imagem para nhoque na escola


1) Qual a quantidade de xícaras que foram utilizadas nesta receita de ingredientes diversos?
a) (    ) 11,0 xícaras                                                    b) (    ) 11,5 xícaras
c) (    ) 12,0 xícaras                                                    d) (    ) 12,5 xícaras

2) Se cada xícara de chá  corresponde a 250 gramas, qual o total de quilos e gramas utilizadas nessa receita?
a) (    ) 3,125 kg e 312,5 g.                                       b) (    ) 3,125 kg e 3.125 g.
c) (    ) 31,25 kg e 312,5 g.                                        d) (    ) 3,125 kg e 31,25 g.

3) Quantas xícaras  são necessárias para obter 1,5 kg de ingredientes, sabendo-se que cada xícara corresponde 0,25 kg.
a) (    ) 6 xícaras b) (    ) 7 xícaras
c) (    ) 6,5 xícaras                                                      d) (    ) 7,5 xícaras

4) Ao dobrar esta receita, qual a alternativa que está com os ingredientes na medida certa?
a) (    ) 5 xícara (chá) de farinha de trigo e 3 xícaras (chá) creme de leite
b) (    ) 1,5 xícara (chá) de queijo meia cura ralado e 2 xícaras (chá) de molho de tomate
c) (    ) 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e 4 xícaras (chá) de leite
d) (    ) 2 xícara (chá) de creme de leite e 3 xícaras (chá) de leite

5) Que fração irredutível é a representação de 250 gramas em relação a 1 quilograma?
 a) (    )  kg                                                               b) (    )   kg
c) (    )   kg                                                               d) (    )  kg

6) Para fazer 6 receitas desse nhoque, qual a quantidade de farinha de trigo que serão gastos, em kg?
a) (    ) 3,5 kg                                                              b) (    ) 4,5 kg
c) (    ) 4,0 kg                                                               d) (    ) 5,0 kg


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Aula criativa de matemática: filme A corrente do bem e a potenciação

Sobre o filme “A Corrente do Bem”:
Instigado por uma atividade sugerida por um professor, cuja intenção
era somente fazer as crianças pensarem, Trevor, 12 anos, dispara uma 
corrente do bem.



 1) Qual o conteúdo matemático que modela perfeitamente esta situação,

nos permite saber a quantidade de pessoas atingidas em qualquer fase 
desta corrente do bem? 

2)  Neste filme, a lógica da multiplicação mostra um lado surpreendente.
Para participar, bastaria ajudar uma pessoa a fazer algo que ela dificilmente
conseguiria sozinha.Com uma única condição: que o favorecido replicasse 
a boa ação para três pessoas. A fase zero é constituída apenas por uma
pessoa, Trevor, que começa a corrente; a fase 1 é constituída pelas 
pessoas beneficiadas diretamente por Trevor; a fase 2 é 
constituída pelas pessoas beneficiadas pelas pessoas que Trevor ajudou
e assim sucessivamente...Calcule a quantidade de pessoas beneficiadas
 pela corrente em cada fase.



Fase
Quantidade de pessoas envolvidas pela corrente em cada fase
0
1 – (Trevor)
1
3 pessoas ajudadas
2
3² = 3 x 3 = 9 pessoas ajudadas
3
4
5
6
7
8
9

3)    O filme tem 123 minutos, transforme esse tempo em:
 a) horas e minutos                              b) segundos

4)    Em que momento do filme você percebeu o enorme alcance da 
corrente do bem de Trevor?

5)    Em sua opinião a corrente de Trevor teve sucesso? Por quê? 
Ele se deu conta disso?

6)    O que você faria diferente de Trevor em relação aos meninos 
maiores que afugentavam os meninos menores?

7)    “Gentileza gera gentileza”. Faça uma gentileza a um colega 
da sua escola ou a algum familiar e peça para que esta pessoa, caso 
possível, passe adiante este gesto a mais três pessoas (colegas da
escola ou familiares). Caso queira, escreva a gentileza realizada por você. ‘

8)    Que ideia você teria para fazer o nosso mundo melhor?


9)    Faça um desenho deste esquema de potenciação usando
 o diagrama de árvore para representar a corrente do Bem de Trevor.














Aula de matemática criativa: salpicão de presunto

Nessa aula pudemos picar, cortar, lavar, ralar, descascar alimentos que os alunos nunca tinham manuseados antes. Em meio a cebolas, pimentões, presunto, queijo, salsão, maçã verde fizemos uma receita de salpicão onde trabalhamos incontáveis conteúdos matemáticos. Uma aula pra ficar pra sempre na memória!!!



Receita de “Salpicão de presunto”

Ingredientes:

¼ de Kg de cenoura ralada (250 g)
2 maçãs verdes (300 g)
2 talos de salsão branco (100 g)
2/5 de kg de presunto (400 g)
1 pimentão verde e 1 vermelho (150 g)
1/5 Kg de maionese (200 g)
1 cebola média ralada (200g)
1 maço de cheiro-verde, 1 limão e sal (tudo pesa 100 g)
1 pacote de batata palha (150 g)

Represente pintando os retângulos abaixo as frações dos ingredientes usados nessa receita:                                                                                                           





¼ de Kg de cenoura ralada (250 g)







2/5 de kg de presunto (400 g)







1/5 Kg de maionese (200 g)





















Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...