quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Como desenvolver o cálculo mental


Alguns procedimentos de cálculo mental 

Na adição: Calcular primeiro dezenas exatas e os números que formam dezenas. 



Exemplo

Na subtração : Arredondar e depois fazer a compensação. 



Exemplo




Decompor o subtraendo (valor que será subtraído). 
Exemplo





Alterar o minuendo para evitar o "empresta um". 
Exemplo




Agrupar as parcelas em unidades, dezenas e centenas. 
Exemplo


Explorar a idéia da adição. Ex.: 400 - 160. Quanto falta em 160 para chegar a 400? Para 200 faltam 40; de 200 para 400 faltam 200. A resposta é 240.

Na multiplicação :Decompor um dos fatores. 
Exemplo



Na divisão: Fazer simplificações sucessivas:

 Exemplo 


Para memorizar alguns resultados 
Dominó Jogos ajudam a aprimorar a capacidade de cálculo. Para a turma ficar craque nasoma de parcelas com resultado até 6, por exemplo, leve para a classe um dominó comum e estabeleça uma regra diferente: os jogadores devem unir as peças de forma que a soma das duas seja 6.

Crachá Distribua crachás com números de 0 a 10 para todos as crianças antes do recreio. Na volta, peça que entrem na sala em duplas de forma que a soma de seus crachás seja 10. Em outra atividade, varie os números dos crachás e crie novas senhas.

- Pares com soma par.

- Pares com soma ímpar.

- A divisão dos dois números é exata.

- Número escrito em um crachá é o dobro do outro.




(Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/)

Exercícios sobre contas de Subtração



Quando devemos subtrair?
Em geral, é mais difícil as crianças identificarem a presença da subtração nos problemas.
Qual será a razão dessa dificuldade? A razão está no fato de que, geralmente, associamos a subtração apenas ao ato de retirar, mas há outras duas situações que também estão relacionadas com a subtração: os atos de comparar e de completar.
Vamos exemplificar cada uma das três situações:


Problema que envolve o ato de retirar 


 

Problema que envolve comparação 

Problema que envolve a ideia de completar 


 


(Fonte: novaescola e educax.blogspot.com.br)

O Cálculo algorítmico

É essencial ensinar o que está por trás do passo a passo das contas armadas 
Criança faz um cálculo algorítmico. Foto: Suzete Sandin
O algoritmo garante chegar ao resultado baseado em um número finito de passos
O cálculo algorítmico é uma sequência finita e ordenada de passos (regras), com um esquema de processamento que permite a resolução de problemas ou de cálculos simples. Algoritmo é uma palavra latinizada, derivada do nome de Al Khowarizmi, matemático árabe do século 19. Esse tipo de procedimento surgiu da necessidade de fazer contas sem o auxílio de ábacos, dedos e outros recursos. Até então, a estrutura dos cálculos esteve associada às ferramentas que havia à mão: pedras sobre o chão, varetas de bambu, a calculadora de manivela, a régua de cálculo e, por fim, a calculadora. É resultado de técnicas de cálculo que levaram séculos para se desenvolver. 

São vários os tipos de conta armada que existem para somar e subtrair. O jeito mais comum no Brasil é o cálculo com recurso à ordem superior, com reserva (adição) ou com empréstimo (subtração): o famoso "vai um" e "empresta um", ações correspondentes às decomposições numéricas. 

Quando bem compreendido pela turma, o algoritmo é um meio poderoso para realizar cálculos com resultados precisos, quando não se quer privilegiar a reflexão sobre cada etapa de um problema. 

Expectativas de aprendizagem 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que ao final do 3º ano os alunos devem: 

• Desenvolver procedimentos de cálculo - mental, escrito, exato, aproximado - pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados. 

• Utilização de sinais convencionais (+, -, x, :, =) na escrita das operações. 

As Orientações Curriculares do Município de São Paulo trazem as propostas divididas pelos anos. 

Para o 2º ano: 

• Utilizar sinais convencionais (+,-, =) na escrita de operações de adição e subtração. 

Para o 3º ano: 

• Utilizar uma técnica convencional para calcular o resultado de adições. 

• Utilizar uma técnica convencional para calcular o resultado de subtrações, sem recurso à unidade de ordem superior (sem "empréstimos"). 




portaldoprofessor.mec.gov.br/fich

Exercícios sobre Adição e Subtração de matrizes


É uma tabela com m.n elementos dispostos em m linhas e n colunas.
Adição e Subtração de Matrizes
1)Dadas as matrizes, e, determine a matriz D resultante da operação A + B – C.
  +    -  

Para a resolução desse exercício, você terá que fazer a adição do elemento da PRIMEIRA linha e PRIMEIRA coluna da MATRIZ A com o elemento da PRIMEIRA linha e PRIMEIRA coluna da MATRIZ B e subtrair com o elemento da MATRIZ C e assim por diante.

Resolução:
Resposta

Exercícios:
1)Os elementos de uma matriz M quadrada de ordem 3 x 3 são dados por aij, onde:
i + j, se i ≠ j

0, se i = j
Determine M + M.

2)Determine a matriz C, resultado da soma das matrizes A e B.

3)Determine a matriz resultante da subtração das seguintes matrizes:

4)Determine a matriz resultante da adição das seguintes matrizes:



5)Determine a matriz resultante da subtração das seguintes matrizes:






(fonte:http://comocalcular.com.br/exercicios/matrizexerciciosresolvidos)

Destaque!!!!!!!!!!!

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