É essencial ensinar o que está por trás do passo a passo das contas armadas
O algoritmo garante chegar ao resultado baseado em um número finito de passos
São vários os tipos de conta armada que existem para somar e subtrair. O jeito mais comum no Brasil é o cálculo com recurso à ordem superior, com reserva (adição) ou com empréstimo (subtração): o famoso "vai um" e "empresta um", ações correspondentes às decomposições numéricas.
Quando bem compreendido pela turma, o algoritmo é um meio poderoso para realizar cálculos com resultados precisos, quando não se quer privilegiar a reflexão sobre cada etapa de um problema.
Expectativas de aprendizagem
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que ao final do 3º ano os alunos devem:
Desenvolver procedimentos de cálculo - mental, escrito, exato, aproximado - pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.
Utilização de sinais convencionais (+, -, x, :, =) na escrita das operações.
As Orientações Curriculares do Município de São Paulo trazem as propostas divididas pelos anos.
Para o 2º ano:
Utilizar sinais convencionais (+,-, =) na escrita de operações de adição e subtração.
Para o 3º ano:
Utilizar uma técnica convencional para calcular o resultado de adições.
Utilizar uma técnica convencional para calcular o resultado de subtrações, sem recurso à unidade de ordem superior (sem "empréstimos").
portaldoprofessor.mec.gov.br/fich
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