quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Transtorno desafiador opositor e terapia cognitiva comportamental

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Devido à maioria das crianças e adolescentes serem, às vezes, difíceis de se lidar, os pais podem imaginar se o comportamento de sua criança é parte de um desenvolvimento infantil normal ou se a criança tem Transtorno Desafiador Opositivo. Para a criança com TDO, comportamentos agressivos e raivosos são o preceito; e eles acontecem fora de casa com outras figuras de autoridade, não apenas com os pais. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a tratar crianças com o TDO.
Se os pais suspeitarem que seu filho apresenta o TDO, o correto é fazer uma consulta com um terapeuta profissional, de acordo com Academia Americana de Psiquiatria da Criança e do Adolescente. A terapia cognitivo-comportamental é um método de tratamento que pode ajudar a criança ou adolescente. O terapeuta comportamental irá ensinar à a criança como substituir maus comportamentos por bons.
A terapia cognitivo-comportamental é tanto uma terapia familiarcomo individual para crianças com TDO. Enquanto toda a família irá aprender os métodos, a criança aprende técnicas individuais com o terapeuta. O terapeuta ensina a criança a como lidar com situações difíceis. Com frequência, a criança não cria empatia de como suas reações afetam os outros; ela aprenderá isso também na terapia.
O terapeuta irá primeiro estudar as formas que os pais interagem com a criança. Quando o terapeuta descobre quais são as áreas problemáticas, ele irá ajudar os pais a escrever um regulamento em que os pais e a criança irão seguir. Este regulamento especificará quais comportamentos negativos a criança deve abolir e quais comportamentos os pais irão recompensar. O regulamento especificará quais serão as consequências negativas e as recompensas positivas. Transparência é a meta.

Metas positivas

Primeiramente, a criança ou o adolescente com TDO deve apenas agir de forma positiva para obter a recompensa. No entanto, a meta será fazer com que a criança mude seus comportamento por si mesma, para sua própria gratificação. Por exemplo, se a criança regularmente age com seu grupo de forma a ter poucos amigos ou nenhum, uma vez que ela começar a mostrar comportamentos positivos, ela fará novos amigos. Fazer novos amigos, ao invés de obter recompensas dos pais, irá motivá-la.

TDAH e a terapia cognitiva comportamental

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Segundo as definições do DSMIV (2002), oTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade se caracteriza pelo comprometimento nas áreas da atenção, impulsividade e hiperatividade. Os sintomas apresentados prejudicam a vida social da criança, seus relacionamentos interpessoais na escola e no ambiente familiar, provocam constante desatenção e falta de interesse no desempenho de determinadas tarefas (exemplo: crianças que saem da sala de aula para “passear”, inventam idas ao banheiro e ao bebedouro durante as aulas das disciplinas que menos os interessam), esquecimentos (é comum que estes indivíduos percam objetos constantemente como, por exemplo, o material escolar).
Transtorno é mais comum em meninos do que em meninas e a sua sintomatologia possui causas hereditárias, ambientais e fatores neurobiológicos. Para que o diagnóstico seja feito de maneira correta e completa, é fundamental que nenhum aspecto seja negligenciado. A partir desta avaliação, o tratamento medicamentosoé combinado com a psicoterapia a fim de obter melhoras funcionais na vida do paciente e nas possíveis comorbidades provocadas pelo transtorno, como depressão e ansiedade.
A Terapia Cognitivo Comportamental parte do pressuposto de que o indivíduo é influenciado por suas crenças distorcidas acerca de si mesmo, do mundo e do futuro. Estes pensamentos disfuncionais promovem sentimentos negativos e comportamentos indesejáveis. Logo, o processo terapêutico tem como objetivo promover uma reestruturação cognitiva do sujeito, alterando sua percepção dos fatos e dos significados atribuídos aos mesmos. Exemplo: crianças portadoras deTDAH, muitas vezes, estão sujeitas a críticas severas por parte de seus professores, colegas e pais. A partir disto, são desestimuladas a realizar as tarefas escolares, sentem vergonha de si mesmas, buscam o isolamento social e adquirem sintomas depressivos. As crenças disfuncionais mais comuns são: “eu sou burro”, “sou inadequado”, “não mereço ser amado por ninguém”, “nunca vou ser igual às outras crianças”.
É importante que o terapeuta faça uma psicoeducação acerca do TDAH com os cuidadores e professores do paciente para que o mesmo não seja alvo de preconceitos, piadas e comportamentos agressivos. A criança também deve compreender que possui um transtorno e que suas dificuldades são consequências deste e não culpa dela. Através de atividades lúdicas que possibilitam que a criança expresse seus pensamentos e sentimentos, da restauração da autoestima, de uma avaliação da capacidade sócio cognitiva, da obtenção de informações a respeito do comportamento da criança e de seus cuidadores, da participação ativa dos pais no processo terapêutico e do estabelecimento de metas durante o tratamento, é possível que o indivíduo reestruture as crenças construídas acerca de si mesmo, se sinta capaz de modificar seus pensamentos, comportamentos e possa criar estratégias de autocontrole.

http://www.tdahiperatividade.com.br/

Conteúdo programático matemática 6 º ANO

1. Números naturais.1.1. Conjunto dos números naturais
1.2. Igualdade e desigualdade
1.3. Sucessão dos números naturais
1.4. Representação geométrica dos números naturais
1.5. Representação de subconjuntos de números naturais
2. Operações fundamentais com números naturais.2.1. Adição
2.2. Subtração
2.3. Expressões numéricas envolvendo a adição e a subtração
2.4. Multiplicação
2.5. Expressões numéricas envolvendo a multiplicação
2.6. Divisão
2.7. Expressões numéricas envolvendo a divisão
2.8. Potenciação
2.9. Expressões numéricas envolvendo a potenciação
2.10. Radiciação
2.11. Resolução de problemas
3. Divisibilidade3.1 Múltiplos e divisores
3.2 Conjunto dos múltiplos de um número
3.3 Conjunto dos divisores de um número
3.4 Números primos
3.5 Decomposição em fatores primos
3.6 Determinação dos divisores de um número
4. Mínimo Múltiplo Comum.4.1 Mínimo múltiplo comum
4.2 Processos práticos para cálculo do mmc
4.3 Propriedades do mmc.
5. Conjunto dos números racionais absolutos.5.1 Idéia de número fracionário
5.2 Tipos de frações
5.3 Números mistos
5.4 Frações equivalentes
5.5 Propriedade fundamental das frações
5.6 Simplificação de frações
5.7 Redução de frações ao menor denominador comum
5.8 Comparação de números fracionários
6. Operações com números racionais absolutos.6.1Adição e subtração
6.2 Multiplicação
6.3 Divisão
6.4 Potenciação
6.5 Radiciação
6.6 Expressões numéricas
6.7 Problemas envolvendo números racionais absolutos
7. Números racionais decimais.7.1 Fração decimal
7.2 Números decimais
7.3 Transformação de fração decimal em número decimal
7.4 Transformação de número decimal em fração decimal
7.5 Propriedade fundamental doso números decimais
7.6 Operações com números decimais
7.7 Representação decimal de uma fração ordinária
7.8 Fração geratriz
8. Introdução à geometria8.1 Ponto reto plano
8.2 Polígonos
8.3 Triângulos – Classificação quanto aos lados.
8.4 Quadriláteros
9. Sistema Métrico Decimal – Unidade de Medida de comprimento.9.1 Introdução
9.2 Unidade de medida de comprimento
9.3 Perímetro de um polígono
9.4 Perímetro do retângulo
9.5 Circunferência
9.6 Comprimento da circunferência
10. Sistema Métrico Decimal – Unidade de medida de superfície.10.1 Unidade de medida de superfície.
10.2 Áreas das principais figuras planas
11. Sistema métrico decimal – Unidades de medida de volume11.1 Unidades de medida de volume
11.2 Volume dos principais sólidos geométricos
12. Sistema Métrico decimal – Unidades de Medida de Capacidade.12.1 Unidades de medida de capacidade
12.2 Relações importantes
13. Sistema Métrico Decimal – Unidades de Medida de Massa.13.1 Introdução
13.2 Unidades de medida de massa.

Conteúdo programático matemática 7º Ano

MATEMÁTICA

1. Números inteiros relativos:1.1 Conjunto doso números inteiros relativos
1.2 Aplicações
1.3 Representação geométrica de Z
1.4 Comparação dos números inteiros
1.5 Números opostos (ou simétricos)
1.6 Valor absoluto ( ou módulo)
1.7 Subconjunto de Z
2. Operações com números inteiros2.1 Adição
2.2 Subtração
2.3 Multiplicação
2.4 Divisão exata
2.5 Potenciação
2.6 Radiciação
3. Números racionais3.1 Introdução
3.2 Subconjuntos de Q
3.3 Representação geométrica de Q
3.4 Comparação de números racionais
3.5 Números opostos (ou simétricos)
3.6 Valor absoluto (ou módulo)
4. Operações com os números racionais relativos4.1 Adição
4.2 Subtração
4.3 Multiplicação
4.4 Divisão
4.5 Potenciação
4.6 Radiciação
5. Equações do 1º grau5.1 Sentenças matemáticas
5.2 Equações
5.3 Equações equivalentes
5.4 Equações do 1º grau com uma variável
5.5 Resoluções de problemas do 1º grau com uma variável
6. Sistemas de equações do 1º grau6.1 Par ordenado; produto cartesiano
6.2 Representação geométrica de pares ordenados
6.3 Equações do 1º grau com duas variáveis
6.4 Gráfico da equação do 1º grau com duas variáveis
6.5 Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis
6.6 Resolução de sistemas
7. Razão, proporção, números proporcionais7.1 Razão
7.2 Proporção
7.3 Propriedade fundamental das proporções
7.4 Números diretamente proporcionais
7.5 Números inversamente proporcionais
8. Grandezas, regra de três8.1 Grandezas
8.2 Regra de três
9. Porcentagem, juros simples9.1 Porcentagem
9.2 Juro simples.

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