quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Como ensinar matemática com LEGO

matematica_lego_dest

É quase impossível encontrar alguém que não saiba o que é Lego. Fenômeno na década de 80 e 90, esses blocos de montar eram praticamente uma regra entre os brinquedos dessas épocas. Era preciso ter, nem que fosse uma caixinha pequena de blocos avulsos ou temáticos.
De lá pra cá, muita coisa aconteceu, os hábitos e brincadeiras mudaram, mas os bloquinhos de montar ainda são bastante conhecidos, tendo-se tornado parte da cultura pop mundial. Mas engana-se quem pense que eles servem apenas para diversão. Alguns professores aproveitaram a forma das peças para dar uma finalidade, digamos, mais útil (mas não menos divertida): ensinar matemática.
É inegável que as crianças prestam mais atenção às aulas com Lego, uma vez que elas podem visualizar, tocar e manipular aquilo conceituado nos livros de matemática, tornando a fixação e aprendizado muito mais fluida. A seguir, você confere apenas alguns dos exemplos da aplicação do Lego nas escolas – mas pode fazer em casa também, ok? ?

1. Divisão

Peça com 48 pontos.
matematica_lego6
A mesma peça pode ser dividida em 6 blocos de 8 pontos cada.
lego_mult1
Aqui, dividida em 12 blocos de 4 pontos cada.
matematica_lego7
E em 24 blocos de 2 pontos cada.
matematica_lego8

2. Frações

matematica_lego1

3. Operações com frações

matematica_lego5
matematica_lego3
matematica_lego4

4. Quadrados perfeitos

matematica_lego2

5. Média aritmética

A soma dos números dividida pela quantidade de elementos.
matematica_lego9

Memória de trabalho

A memória de trabalho é o alicerce da aprendizagem, pois determina a capacidade de processar informação, seguir instruções e acompanhar as atividades em sala de aula. Segundo pesquisadores, ela prediz o desempenho escolar de forma muito mais robusta do que o QI, e é menos influenciada pelo nível socioeconômico.



Fonte: ESTOUAUTISTA.COM.BR

Habilidades de atenção

Estimulem sempre, sejam PAIS (profissionais, educadores) MOTIVADORES para seus filhos (alunos, pacientes)!
A atenção é uma função de fundamental importância, já que permite a interação do indivíduo com o seu ambiente, além de subsidiar a organização de processos mentais. Por meio dessa habilidade é possível captar estímulos e selecionar qual deles terá seus detalhes apreendidos de forma privilegiada. A forma como “escolhemos” e processamos essas informações contribui para determinar nosso comportamento. É importante destacar 4 tipos de atenção: seletiva, sustentada e dividida e compartilhada.


Fonte: ESTOUAUTISTA.COM.BR

SINAIS E SINTOMAS DAS DIFICULDADES E TRANSTORNOS ESCOLARES


ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º ao 5º ano)
• inversão da grafia de letras e números, escrevendo “6” em vez de “9”
• lentidão ao copiar o conteúdo da lousa
• dificuldade para aprender as letras do alfabeto e a tabuada
• dificuldade para planejar a grafia de letras e números
• problemas ao soletrar, separar e sequenciar sons
• dificuldade em escrever com a letra cursiva (de mão) por causa da preensão (forma de segurar) do lápis
PS. Dificuldade na discriminação de letras cujo som é semelhante
p b
pola bola
f v
faca vaca
t d
tado dado
ch j
chacaré jacaré
ENSINO FUNDAMENTAL 2 (6º ao 9º ano)
• tendência a inventar ou adivinhar as palavras
• dificuldade de soletração
• resistência em ler em voz alta
• prejuízo na organização da escrita e planejamento de tarefas que exigem que cálculo de tempo
• demorar a finalizar as tarefas ou se prejudicar ao dividir o tempo para realização de questões em uma prova, deixando respostas em branco
• dificuldade para compreender textos, piadas, provérbios, gírias, problemas matemáticos
PS.
Erros específicos na leitura, como:
• omissão:
sabinte (sabonete)
• trocas:
livor (livro)
• aglutinação:
Tenho medo dechuva
(Tenho medo de chuva)
ENSINO MÉDIO
• persistir com dificuldade para soletrar palavras complexas
• tendência a problemas na compreensão leitora e na expressão escrita
• vocabulário empobrecido
• dificuldade para planejar e elaborar textos escritos, reproduzir histórias e entender conceitos abstratos
PS.
Os jovens podem ter dominado a decodificação de palavras, mas a leitura permanece lenta e trabalhosa
UNIVERSIDADE E VIDA ADULTA
• é comum evitar atividades que exijam leitura ou matemática (mesmo estas sendode lazer)
• uso constante de estratégias alternativas para ter uma melhor compreensão do material impresso, como busca por áudio-livros e utilização de mídia audiovisual ou de softwares de texto-pronúncia ou pronúncia-texto.
PS.
Podem precisar reler o material para compreender ou captar o ponto principal do conteúdo lido, podendo também ter problemas para realizar inferências.
Fonte: www.institutoabcd.org.br/todosentendem

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...