ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º ao 5º ano)
• inversão da grafia de letras e números, escrevendo “6” em vez de “9”
• lentidão ao copiar o conteúdo da lousa
• dificuldade para aprender as letras do alfabeto e a tabuada
• dificuldade para planejar a grafia de letras e números
• problemas ao soletrar, separar e sequenciar sons
• dificuldade em escrever com a letra cursiva (de mão) por causa da preensão (forma de segurar) do lápis
PS. Dificuldade na discriminação de letras cujo som é semelhante
p b
pola bola
f v
faca vaca
t d
tado dado
ch j
chacaré jacaré
• inversão da grafia de letras e números, escrevendo “6” em vez de “9”
• lentidão ao copiar o conteúdo da lousa
• dificuldade para aprender as letras do alfabeto e a tabuada
• dificuldade para planejar a grafia de letras e números
• problemas ao soletrar, separar e sequenciar sons
• dificuldade em escrever com a letra cursiva (de mão) por causa da preensão (forma de segurar) do lápis
PS. Dificuldade na discriminação de letras cujo som é semelhante
p b
pola bola
f v
faca vaca
t d
tado dado
ch j
chacaré jacaré
ENSINO FUNDAMENTAL 2 (6º ao 9º ano)
• tendência a inventar ou adivinhar as palavras
• dificuldade de soletração
• resistência em ler em voz alta
• prejuízo na organização da escrita e planejamento de tarefas que exigem que cálculo de tempo
• demorar a finalizar as tarefas ou se prejudicar ao dividir o tempo para realização de questões em uma prova, deixando respostas em branco
• dificuldade para compreender textos, piadas, provérbios, gírias, problemas matemáticos
PS.
Erros específicos na leitura, como:
• omissão:
sabinte (sabonete)
• trocas:
livor (livro)
• aglutinação:
Tenho medo dechuva
(Tenho medo de chuva)
• tendência a inventar ou adivinhar as palavras
• dificuldade de soletração
• resistência em ler em voz alta
• prejuízo na organização da escrita e planejamento de tarefas que exigem que cálculo de tempo
• demorar a finalizar as tarefas ou se prejudicar ao dividir o tempo para realização de questões em uma prova, deixando respostas em branco
• dificuldade para compreender textos, piadas, provérbios, gírias, problemas matemáticos
PS.
Erros específicos na leitura, como:
• omissão:
sabinte (sabonete)
• trocas:
livor (livro)
• aglutinação:
Tenho medo dechuva
(Tenho medo de chuva)
ENSINO MÉDIO
• persistir com dificuldade para soletrar palavras complexas
• tendência a problemas na compreensão leitora e na expressão escrita
• vocabulário empobrecido
• dificuldade para planejar e elaborar textos escritos, reproduzir histórias e entender conceitos abstratos
PS.
Os jovens podem ter dominado a decodificação de palavras, mas a leitura permanece lenta e trabalhosa
• persistir com dificuldade para soletrar palavras complexas
• tendência a problemas na compreensão leitora e na expressão escrita
• vocabulário empobrecido
• dificuldade para planejar e elaborar textos escritos, reproduzir histórias e entender conceitos abstratos
PS.
Os jovens podem ter dominado a decodificação de palavras, mas a leitura permanece lenta e trabalhosa
UNIVERSIDADE E VIDA ADULTA
• é comum evitar atividades que exijam leitura ou matemática (mesmo estas sendode lazer)
• uso constante de estratégias alternativas para ter uma melhor compreensão do material impresso, como busca por áudio-livros e utilização de mídia audiovisual ou de softwares de texto-pronúncia ou pronúncia-texto.
PS.
Podem precisar reler o material para compreender ou captar o ponto principal do conteúdo lido, podendo também ter problemas para realizar inferências.
Fonte: www.institutoabcd.org.br/todosentendem
• é comum evitar atividades que exijam leitura ou matemática (mesmo estas sendode lazer)
• uso constante de estratégias alternativas para ter uma melhor compreensão do material impresso, como busca por áudio-livros e utilização de mídia audiovisual ou de softwares de texto-pronúncia ou pronúncia-texto.
PS.
Podem precisar reler o material para compreender ou captar o ponto principal do conteúdo lido, podendo também ter problemas para realizar inferências.
Fonte: www.institutoabcd.org.br/todosentendem
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