Pages

terça-feira, 28 de maio de 2013

Testes de lógica 2

1) Meu pai tem 42 anos de idade. Meu cachorro tem 8. Se fosse um ser humano, a idade de meu cachorro seria 56 anos. Quantos anos teria meu pai se ele fosse um cachorro?
a) 5
b) 6
c) 7
d) 8
e) 9

2) Um senhor, olhando para um retrato, diz:
- O pai deste homem é o pai de meu filho. Ele está olhando para:
a) Seu próprio retrato.
b) Retrato de seu pai.
c) Retrato de seu filho.
d) Retrato de seu avô.
e) Retrato de seu neto.

3) Você precisa cozinhar um ovo por dois minutos exatos, mas tem somente uma ampulheta que marca 5 minutos e outra que marca 3 minutos. Como fazer?

4) Você precisa fazer uma viagem de carro de 18.000km.. Os pneus de seu veículo só duram 12.000km. Qual o número mínimo de pneus reservas você precisa levar?

5) Uma pergunta de lógica jurídica: um homem pode casar com a irmã de sua viúva?

6) Fred mente às segundas-feiras e nos outros dias da semana diz a verdade. Beto, seu irmão, mente às quintas-feiras e diz a verdade nos demais dias da semana. Certo dia, um deles afirmou: - Amanhã é terça-feira – Amanhã estarei mentindo. Em que dia
da semana isto se passou?
a) segunda-feira b)terça-feira c)quarta-feira d) quinta-feira e) sexta-feira

7) John, 12 anos de idade, é três vezes mais velho que seu irmão. Quantos anos terá John quando a sua idade for o dobro da idade do seu irmão?
a) 15 b) 16 c) 18 d) 21


Respostas:
1) b
Feedback: 56 dividido por 8 = 7 (cada ano do cachorro corresponde a 7 anos no ser humano).
42 dividido por 7 = 6 (sendo assim, meu pai teria 6 anos)

2) c
Feedback : explicação de cada alternativa:
a) Não se encaixa, pois nesse caso, o pai deste homem seria o pai dele, que seria avô do seu filho.
b) Não se encaixa, pois o pai deste homem seria o avô dele, o qual seria bisavô de seu filho.
c) Encaixa, pois nesse caso o pai deste homem, é ele mesmo, que é pai de seu filho.
d) Não se encaixa, pois nesse caso o pai deste homem seria o bisavô dele, que seria o tataravô de seu filho.
e) Não se encaixa, pois nesse caso o pai deste homem seria o filho dele e ele o avô.

Dica: Nesta questão precisamos ir por eliminatórias, ressaltando que em cada alternativa vamos imaginar na foto uma pessoa.

3) Você deve colocar para funcionar as duas ampulhetas ao mesmo tempo. Quando a de 3 minutos acabar significa que faltam dois minutos exatos na de 5 minutos.

4) Você precisa levar dois pneus somente: indo os primeiros seis mil quilômetros, você coloca os dois pneus reservas para rodar. Após doze mil quilômetros, você retira os pneus que não foram substituídos e recoloca os outros dois que já rodaram seis mil quilômetros.

5) Obviamente que não.. Se sua mulher é viúva, então o “pretendente” (ele - o homem) já morreu!

6) d
Já podemos descartar algumas alternativas, como por exemplo: terça, quarta e sexta não podem ser, tendo em vista que ambos estarão falando a verdade. Para tirar a dúvida entre segunda e quinta basta pensar que Fred mente às segundas, portanto se ele mente às segundas, ele não poderia estar dizendo amanhã é terça, pois estaria falando a verdade. Sendo assim, só resta a quinta sendo dito pelo Beto.

7) 16
Se John é três vezes mais velho que seu irmão, faremos a conta: 12 dividido por 3 que me dará o número 4 (a idade do irmão). Logo, daqui 4 anos John terá 16 e seu irmão 8, ou seja o dobro da idade.

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...