terça-feira, 27 de maio de 2014

A reta e suas partes

RETA
A linha reta é a mais simples de todas as linhas Um fio esticado representa bem a sua imagem. Ela pode ser traçada com o auxílio de uma régua.
Imagine agora uma linha reta infinita, sem começo, sem fim, sem espessura. É assim que se concebe uma reta em matemática.
A representação de uma linha reta em Desenho Geométrico é feita através de setas nas extremidades e nomeada por uma letra minúscula.
UM PONTO DEFINE UMA RETA ?
Por um ponto podem passar infinitas retas.
Mas para se obter uma linha reta são necessários dois pontos.

A reta é formada por infinitos pontos que estão alinhados. Ela é ilimitada nos dois sentidos. Quando construímos uma reta devemos utilizar letras minúsculas para representá-la. Observe:
Uma reta pode ser construída em três posições: horizontal, vertical ou inclinada.

Horizontal



Vertical 


Inclinada


Duas ou mais retas podem ter as seguintes posições:

Concorrentes 
Retas concorrentes possuem um ponto em comum, pois elas se cruzam. 


Paralelas 
As retas paralelas não possuem ponto em comum.
SEGMENTO DE RETA
Segmento quer dizer parte, pedaço. A palavra vem do latim "segmentum", que significa "corte". Segmento de reta é a parte da reta compreendida entre dois de seus pontos, que são chamados extremos. Na linguagem comum costuma-se dizer que segmento é uma parte da reta que tem começo e fim. No segmento AB representado abaixo, os pontos A e B são os extremos.
 


O segmento de reta é limitado por dois pontos da reta. Observe:
A parte entre os pontos A e B é chamado de segmento de reta. Veja mais segmentos de reta:

SEMI-RETA

Na figura abaixo a linha reta cheia que se prolonga infinitamente para a direita, é uma semi-reta de origem :
A linha tracejada é outra semi-reta de origem A. Portanto, um ponto de uma reta separada em duas partes, e cada uma dessas partes, mais o próprio ponto, é uma semi-reta. O ponto que divide a reta é a origem da semi-reta. Na linguagem comum, diz-se que a semi-reta é a parte da reta que tem início em um ponto mas não tem final. As semi-retas são usadas, por exemplo, na noção de ângulo. Em Desenho Geométrico, costuma-se representar uma semi-reta por uma reta que começa em um ponto e nomeá-la por uma letra minúscula.


A semirreta possui origem, mas é ilimitada no outro sentido, isso é, possui início, mas não tem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...