terça-feira, 23 de agosto de 2016

Simulado concurso ESA militares


Resultado de imagem para esa militar
1) Perguntando-se a um militar que idade tem, ele respondeu: “Se do triplo da minha idade subtrairmos o quíntuplo da idade que eu tinha há 12 anos, encontramos a minha idade atual”. 
Quantos anos tem atualmente o militar? 
A) 27 
B) 25 
C) 22 
D) 20 
E) 19


2) 60% de x é o mesmo que 
A) 4 / 5 de x 
B) 3 / 5 de x 
C) 1 / 2 de x 
D) 1 / 3 de x 
E) 1 / 4 de x 

3) Qual é o menor ângulo formado entre os ponteiros de um relógios quando são exatamente 7 horas ? 
A) 210º 
B) 180º 
C) 165º 
D) 150º 
E) 120º

4) Para cercar um quartel, são necessários 5 voltas de arame farpado em seu perímetro. Quantos quilômetros de arame serão necessários para cercar um quartel que mede 500 metros de comprimento e 300 metros de largura? 
A) 16 
B) 15,5 
C) 12 
D) 10,5 
E) 8 

5) Kátia tem a metade da idade de Bete. Bete é um ano mais velha que Janaína. Nádia, que tem 9 anos de idade, nasceu 6 anos depois de Janaína. Quantos anos tem Kátia ? 
A) 8 
B) 10 
C) 11 
D) 13 
E) 15 

6) Em um grupo de 20 pessoas, 40% são homens e 75% das mulheres são solteiras. O número de mulheres casadas é 
A) 3 
B) 6 
C) 7 
D) 8 
E) 9

7)
 
Qual o perímetro do polígono ao lado ? 
A) 15 cm 
B) 18 cm 
C) 20 cm 
D) 22 cm 
E) 23 cm

8) Um triângulo tem as seguintes medidas de seus lados, em ordem crescente: 15, 20 e x. Sabendo que um dos ângulos deste triângulo mede meio ângulo raso, qual o valor de x ? 
A) 50 
B) 45 
C) 35 
D) 30 
E) 25 

9) C x 10 = Ο x 100 = Ο : 1000 = Ο x 10 = R. Se C é um número diferente de zero, então: 
A) C = R 
B) R = 10 
C) C = 10 
D) C = 10 R 
E) R = 10 C

10) Se N = 2 . 7 e M = 2². 7, então a alternativa correta é 
A) N é primo. 
B) M é divisor de N. 
C) M é múltiplo de 5. 
D) N é múltiplo de 4. 
E) O produto de M por N é múltiplo de 49.

11) Em um concurso há aproximadamente 14.000 candidatos e 700 vagas. Qual a relação percentual de vaga/candidato ? 
A) 5 % 
B) 7 % 
C) 10 % 
D) 14 % 
E) 20 %

12) Um dos ângulos da base de um triângulo isósceles mede 40º. Quanto mede o ângulo do vértice ? 
A) 108º 
B) 100º 
C) 99º 
D) 95º 
E) 90º 

13) Uma liga é composta por 70% de cobre, 20% de alumínio e 10% de zinco. Qual a quantidade, respectivamente, de cobre, alumínio e zinco em 800 g dessa liga ? 
A) 100 g, 250 g, 450 g 
B) 400 g, 260 g, 140 g 
C) 450 g, 250 g, 100 g 
D) 560 g, 160 g, 80 g 
E) 650 g, 100 g, 50 g 

14) Quantas placas quadradas de 20 cm de lado são necessárias para cobrir uma área de 50 m² ? 
A) 2000 
B) 1500 
C) 1250 
D) 1150 
E) 1000 

15) Em um triângulo retângulo, o seno de um de seus ângulos agudos é 
A) o inverso do cosseno desse ângulo. 
B) o quadrado do cosseno desse ângulo. 
C) a razão entre as medidas dos catetos do triângulo. 
D) a razão entre a medida da hipotenusa e a medida do lado adjacente a esse ângulo. 
E) a razão entre a medida do lado oposto a esse ângulo e a medida da hipotenusa.

16) Em um quartel, 7/9 dos militares são praças e existem 10 oficiais. Como o efetivo do quartel é composto de oficiais e praças, qual o número total de militares no quartel ? 
A) 45 
B) 44 
C) 36 
D) 28 
E) 21

17) Um triângulo possui as seguintes medidas de seus lados: 3, 12 e 14. Este triângulo possui 
A) três ângulos obtusos. 
B) três ângulos agudos. 
C) um ângulo obtuso. 
D) um ângulo agudo. 
E) um ângulo reto.

18) Devido à diferença de gravidade entre a Terra e a Lua, um astronauta de 150 Kg pesa na Lua apenas 25 Kg. Quanto pesa na Lua um homem que na Terra pesa 90 Kg ? 
A) 10 Kg 
B) 15 Kg 
C) 20 Kg 
D) 25 Kg 
E) 28 Kg 

19) Uma torneira enche um tanque sozinha em 2 horas enquanto outra torneira demora 4 horas. Em quanto tempo as duas torneiras juntas encherão esse mesmo tanque ? 
A) 1 h 10 min 
B) 1 h 20 min 
C) 1 h 30 min 
D) 1 h 50 min 
E) 2 h 

20) Considere x = 10 e y = 20. Calcule o valor de (x + y)² – 2xy. 
A) 900 
B) 600 
C) 500 
D) 300 
E) 200

GABARITO:

1) D; 2) B; 3) D; 4) E; 5) A; 6) A; 7) D; 8) E; 9) A; 10) B; 11) A; 12) B; 13) D; 14) C; 15) E; 16) A; 17) C; 18) B; 19) B; 20) C

Provas anteriores ETEC

Resultado de imagem para etec

Vai fazer o Vestibulinho Etec e não sabe o que estudar, confira aqui as principais dicas de estudo para você se dar bem na hora da prova.
No geral a prova do Vestibulinho Etec exige bastante conhecimentos gerais do estudante, principalmente sobre português e matemática, uma boa é tentar ler jornais e revistas, se você tem dificuldade na interpretação de textos, se foque nisso, já que essa é uma das habilidades que mais irá te ajudar na hora da prova.
Além do básico do português e da matemática, a prova também tem algumas questões de química básica, física e história.
Uma boa ideia é procurar as provas antigas online e tentar fazê-las já que a prova não muda muito de um ano para o outro.

O que estudar

  • Interpretação de texto
  • Interpretação de gráficos e tabelas
  • Gramática
  • Regra de três
  • Soma, subtração, divisão e multiplicação de frações
  • Teorema de pitágoras
  • Equações de primeiro e segundo grau.
  • História do Brasil
  • Primeira e segunda guerra mundial
Diferente de muitas outras provas do tipo, o Vestibulinho Etec não tem redação, ou seja você não precisa se preocupar com isso, se seu objetivo é só o de entrar no Etec.
É isso ai, estude e dedique-se que você irá passar, não tem segredo, boa sorte.
No site da ETEC você encontra as provas e gabaritos desde 2007 até 2016, segue o link: http://www.vestibulinhoetec.com.br/provas-gabaritos/
http://guiaetec.com/

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

SETE DICAS PARA O SUCESSO COM PESSOAS TDAH NA ESCOLA





1º Mantendo a atenção:  Uso de novidades e objetos;·  Técnicas eficazes de questionamento;·  Uso de organizadores gráficos;·  Sinais auditivos;·  vídeos (para uma melhor visualização);·  Respostas escritas associadas com atividades auditivas.·
2º Administração na sala de aula:  Clareza na comunicação e expectativas;·  Uso de monitores;·  Regras e conseqüências expostas;·  Uso de controle por proximidade;·  Alunos repetem instruções;·  Sinais, elogios e reforço para períodos de transição;·  Revisão de regras e auto-monitor em situação de grupo.·
3º Aprendizado participativo e oportunidades de respostas:  Aprendizado cooperativo: (uso de parceiros; - membros do grupo tem papéis· determinados;- responsabilidade e auto monitoria.)  Resposta em grupo (quadro de giz).·
4º Organização e habilidades de estudo:  Uso de programas e expectativas da escola;·  Uso de cadernos e calendários de tarefa;·  Tarefas esclarecidas e expostas;·  Sistema de estudo entre parceiros (por tutor).·
5º Instrução multisensorial e acomodação para estilos de aprendizado:  Uso de melodia e ritmo;·  Apresente instrução visualmente / auditivamente;·  Ambiente físico adequado ao trabalho dos alunos;·  Ofereça escolhas de onde trabalhar;·  Intervalo para alongamento e exercícios.·
6º Modificação na produção escrita:  Testes orais e transcrição escrita;·  Rubricar trabalhos / tarefas menores;·  Uso de opções de papel (ex.: computador ou folha milimetradas).·
7º Práticas de colaboração  Equipes de estudo (equipes de consulta);·  Ênfase em parcerias com os pais;·  Ensinar em equipe para facilitar a instrução e a disciplina;·  Uso de monitores de idades diferentes;·

O QUE MANTER EM MENTE COM ALUNOS QUE SÃO UM DESAFIO  

Planeje uma resposta e evite “reagir”;·  Elogie, encoraje gratifique o desenvolvimento da melhora;·  Mude o que você pode controlar... Você mesmo (atitude, linguagem do corpo,· voz, estratégia / técnicas, expectativas, foco);  Seja firme, justo e estável;·  Permaneça calmo;·  Evite bater de frente (medir forças).·




PERFIL ACADÊMICO COMUM DA PESSOA COM TDAH



TDAH : É um problema do funcionamento de certas áreas do cérebro, veja abaixo o perfil acadêmico de pessoas hiperativas


Leitura:  Fluência média, identificação das palavras;· 
Compreensão desigual;·  
Perde-se na leitura freqüentemente;· 
Precisa ler oralmente, não consegue ler silenciosamente;·  
Esquece o que lê;· 
Tem baixo desempenho em trechos longos;·  
Desempenho médio em trechos curtos;· 
Evita ler.· 
Linguagem escrita:  Idéias criativas;· 
Problemas de planejamento e organização;· 
Não consegue começar;· 
Caligrafia imatura;· 
Fraco em ortografia;·  
Velocidade lenta;·  
Produção mínima.·
Mecânica fraca (letra maiúscula/pontuação).· 
Matemática:  Altamente inconsistente;·  
Erros por desatenção;· 
Conceitos matemáticos médio/forte;·
Execução lenta com lápis/papel;·  
Lembrança fraca de fatos.·  
Alinhamento numérico fraco.· 
Habilidades de estudo/organizado:  
Perde coisas freqüentemente;·  
Fraco em anotações;·  
Esquece matérias e tarefas;
Fraco em priorizações e planejamentos;· 
Má administração de tempo;·  
Tarefas incompletas.·  
Precisa de esclarecimentos e lembretes freqüentes.·


Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...