1º Mantendo a atenção: Uso de novidades e
objetos;· Técnicas eficazes de questionamento;· Uso de
organizadores gráficos;· Sinais auditivos;· vídeos (para uma melhor visualização);· Respostas
escritas associadas com atividades auditivas.·
2º Administração na sala de aula: Clareza na comunicação e
expectativas;· Uso de monitores;· Regras e
conseqüências expostas;· Uso de controle por
proximidade;· Alunos repetem instruções;· Sinais,
elogios e reforço para períodos de transição;· Revisão
de regras e auto-monitor em situação de grupo.·
3º Aprendizado participativo e oportunidades de respostas: Aprendizado
cooperativo: (uso de parceiros; - membros do grupo tem papéis· determinados;-
responsabilidade e auto monitoria.) Resposta em grupo (quadro de
giz).·
4º Organização e habilidades de estudo: Uso de programas e
expectativas da escola;· Uso de cadernos e
calendários de tarefa;· Tarefas esclarecidas e
expostas;· Sistema de estudo entre parceiros (por
tutor).·
5º Instrução multisensorial e acomodação para estilos de aprendizado: Uso
de melodia e ritmo;· Apresente instrução
visualmente / auditivamente;· Ambiente físico adequado ao
trabalho dos alunos;· Ofereça escolhas de onde
trabalhar;· Intervalo para alongamento e
exercícios.·
6º Modificação na produção escrita: Testes orais e
transcrição escrita;· Rubricar trabalhos /
tarefas menores;· Uso de opções de papel
(ex.: computador ou folha milimetradas).·
7º Práticas de colaboração Equipes de estudo (equipes de
consulta);· Ênfase em parcerias com os pais;· Ensinar
em equipe para facilitar a instrução e a disciplina;· Uso de
monitores de idades diferentes;·
O QUE MANTER EM MENTE COM ALUNOS QUE SÃO UM DESAFIO
Planeje uma resposta e evite “reagir”;· Elogie,
encoraje gratifique o desenvolvimento da melhora;· Mude o
que você pode controlar... Você mesmo (atitude, linguagem do corpo,· voz, estratégia
/ técnicas, expectativas, foco); Seja firme, justo e estável;· Permaneça
calmo;· Evite bater de frente (medir forças).·
Nenhum comentário:
Postar um comentário