Quando falamos sobre a representação de um objeto que pode ser observado por meio de diferentes vistas.
Vista é a projeção paralela ortogonal através do plano de projeção onde representamos detalhes do objeto de acordo com o lado que está sendo observado. O ponto de partida é determinar qual lado será considerado frente. As principais vistas são:
* frontal: é a vista principal da peça, determina as posições das demais vistas;
*superior
* lateral esquerda
* lateral direita
Na prática, porém as projeções são representadas como na figura abaixo, onde os planos de projeção são rebatidos sobre um mesmo plano.
Quando desenhamos vistas sobre um mesmo plano, eliminamos o desenho dos planos, deixando apenas as linhas que separam os desenhos das vistas.
Uso das Projeções Ortogonais
Para que apareça essa terceira dimensão, é necessário fazer uma segunda projeção ortogonal, em que as superfícies projetadas no plano horizontal são obtidas na vista superior (V.S.) do técnico em mecânica (Figura 5).
Ao analisar um dado objeto para projeção nos três planos, formar-se-ão as projeções ortogonais para cada plano
O rebatimento dos planos de projeção do objeto nas três vistas obtidas em cada plano.
Dependendo do grau de complexidade do objeto, as vistas principais não são suficientes para representar todos os detalhes. Nesse caso, podemos usar até seis vistas.
Exercícios:
1) Nos desenhos a seguir, faça a identificação dos planos que compõem as formas espaciais das peças dadas e analise seus rebatimentos nas vistas correspondentes.
2) Faça as projeções ortogonais em 1º e 3º diedros para os desenhos das peças a seguir.
3) Faça a identificação dos planos que compõem a peça abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário