“Quanto melhor for a qualidade da educação, menos
importante será o papel da psiquiatria no terceiro milênio”.
Augusto Cury
Objetivos:
-
O Projeto visa desenvolver no aluno o amor pela matemática, partindo do
princípio de vivência e empirismo que envolve o conteúdo abordado em cada
série.
-
Transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência, que é
registrada de maneira privilegiada em nossa memória.
-Estimular
a concentração do aluno mudando a tonalidade de voz falando com os olhos, mostrando
sensibilidade para alcançar o coração de cada aluno.
-Ensinar
os alunos a serem pensadores e não repetidores de informação.
-Promover
a criatividade e analogia da matemática com o dia-a dia.
-Cultivar
o raciocínio esquemático, com começo, meio e fim.
-Trabalhar
a liderança de si mesmo, explorar o desconhecido e não terem medo de falhar.
Metodologias utilizadas
para todas as séries
1
)Música Ambiente na aula.
Usando
a música ambiente na sala de aula, de preferência música suave, o conhecimento
seco e lógico transmitido ganha dimensão emocional.
Os
efeitos são espetaculares.Relaxam os mestres e animam os alunos.Os jovens amam
música agitada porque seu pensamento é acelerado.Mas depois de ouvir, músicas
tranqüilas, a emoção deles é treinada e estabilizada.
Objetivos:
-Desacelerar
o pensamento;
-Aliviar
a ansiedade;
-Melhorar
a concentração;
-desenvolver
o prazer de aprender;
-Educar
a emoção.
2
) Sentar em U.
Mudar
em algumas aulas a disposição das carteiras, fazendo com que os alunos se
sentem em meia lua, em U ou em círculo.
Objetivos:
-Desenvolver
a segurança;
-Promover
a educação participativa;
-Melhorar
a concentração;
-Diminuir
conflitos em sala de aula;
-Diminuir
conversas paralelas;
-Aquietar
o pensamento;
-Melhorar
o clima da classe com interação.
3
)Provocar a inteligência dos alunos com interrogações.
A
exposição interrogada transforma a informação em conhecimento, e o
conhecimento, em experiência.As palavras “por que”, “como”, “onde”, “qual”
fazendo parte da rotina da aula.
Objetivos:
-Aliviar a ansiedade;
-Motivação;
-Desenvolver o questionamento;
-Abrir as janelas da inteligência;
-Superar a timidez;
-Debater idéias;
-Perder o medo de se expressar;
-Aprender a viajar para dentro de si mesmo;
-Aprender perguntar para si mesmo por que estão
angustiados, ansiosos, irritados...
Metodologias
para as séries específicas
1 )Sistema de numeração romana
Indicação: 6ºAno
Material Utilizado: 12 fósforos.
Objetivos:
-Exercitar as conversões de números romanos da
maneira convencional;
-Aplicar atividades em forma de igualdade
utilizando fósforos no formato de números romanos.
Procedimentos:
Os alunos devem mudar a posição de um único palito de fósforo em cada igualdade de
modo a torná-la verdadeira.
Exemplo:
a ) V + I = V
é falso
V – I =
I V é verdadeiro
2 )Operações com números inteiros
Indicação 7ºAno
Material utilizado:Notas de brinquedo, balas e doces.
Objetivos:
-Realizar operações com números inteiros; aluno
aprenderá como somar dois números negativos, brincando de fazer compras na sala
de aula.
Procedimentos:
Cada aluno recebe uma certa quantia de dinheiro,
sendo que uns recebem mais e outros menos.Um a um eles seguem até a mesa da
professora para realizar suas compras.
À medida que eles retornam a segunda vez, o
dinheiro já não é suficiente e suas compras são anotadas em forma de “fiado”
Aprendem de modo lúdico como somar números negativos.
3 )Subconjuntos especiais de Z
Indicação 7ºAno
Material utilizado:
-Folhas coloridas de sulfite ou canson
-cola
-tesoura
-régua
Objetivos:
-Registrar de maneira lúdica a diferença dos
subconjuntos de Z (dos números inteiros)
Procedimentos:
Distribuir aos alunos folhas contendo as seguintes
indicações:
Z Z Z Z
Z
0 1 2
3 -1 -2
-3
4 ) Frações e papel dobrado
Indicação 6 º e 7ºAno
Material utilizado:
-Tiras de cartolina e canetinhas
Objetivo:
-Esclarecer a existência dos números fracionários
e sua representação.
Procedimentos:
-Corte 4 tiras retangulares de papel com o mesmo
tamanho.
-Dobre uma das tiras ao meio e marque ½ em cada
parte.
½ ½
-Dobre outra tira para que fique divida em 4
partes iguais e marque ¼ em cada parte.
¼ ¼ ¼
¼
-Faça o mesmo com a terceira fita de modo que cada
parte seja 1/8 da tira
1/8 1/8
1/8 1/8 1/8
1/8 1/8 1/8
1/8
-Finalmente, a tira que não foi dobrada será a unidade.Marque
1 nela .
1
Utilizando as tiras acima faça as operações
abaixo:
a)Se eu tirar 1/8 de ½ quanto restará?
b )Se tirar ½ - 3/8 .
c ) Se tirar ½ + 1/8 .
d ) Se tirar 1 – ¼ .
e )Se for ½ + ¼
5 ) Potenciação
Indicação 8º Ano
Material utilizado:
-3 moedas
Objetivo:
-Mostrar uma das várias aplicações de potenciação.
Procedimentos:
-Analisar e anotar em grupo, as possibilidades de
lançamento em 1 só moeda, em 2 moedas, em 3 moedas e assim por diante.Mostrando
que estão dispostos em uma potência de base 2 elevados ao expoente que é o
número de moedas.
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