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segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Projeto de matemática aplicada a vida



       PROJETO  DE  MATEMÁTICA APLICADA  Á VIDA

             
  

“Quanto melhor for a qualidade da educação, menos importante será o papel da psiquiatria no terceiro milênio”.
                                           Augusto Cury


              

 
Objetivos:

- O Projeto visa desenvolver no aluno o amor pela matemática, partindo do princípio de vivência e empirismo que envolve o conteúdo abordado em cada série.
- Transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência, que é registrada de maneira privilegiada em nossa memória.
-Estimular a concentração do aluno mudando a tonalidade de voz falando com os olhos, mostrando sensibilidade para alcançar o coração de cada aluno.
-Ensinar os alunos a serem pensadores e não repetidores de informação.
-Promover a criatividade e analogia da matemática com o dia-a dia.
-Cultivar o raciocínio esquemático, com começo, meio e fim.
-Trabalhar a liderança de si mesmo, explorar o desconhecido e não terem medo de falhar.

Metodologias utilizadas para todas as séries


1 )Música Ambiente na aula.

Usando a música ambiente na sala de aula, de preferência música suave, o conhecimento seco e lógico transmitido ganha dimensão emocional.
Os efeitos são espetaculares.Relaxam os mestres e animam os alunos.Os jovens amam música agitada porque seu pensamento é acelerado.Mas depois de ouvir, músicas tranqüilas, a emoção deles é treinada e estabilizada.

Objetivos:
-Desacelerar o pensamento;
-Aliviar a ansiedade;
-Melhorar a concentração;
-desenvolver o prazer de aprender;
-Educar a emoção.


2 ) Sentar em U.

Mudar em algumas aulas a disposição das carteiras, fazendo com que os alunos se sentem em meia lua, em U ou em círculo.

Objetivos:
-Desenvolver a segurança;
-Promover a educação participativa;
-Melhorar a concentração;
-Diminuir conflitos em sala de aula;
-Diminuir conversas paralelas;
-Aquietar o pensamento;
-Melhorar o clima da classe com interação.

  
3 )Provocar a inteligência dos alunos com interrogações.

A exposição interrogada transforma a informação em conhecimento, e o conhecimento, em experiência.As palavras “por que”, “como”, “onde”, “qual” fazendo parte da rotina da aula.

Objetivos:
-Aliviar a ansiedade;
-Motivação;
-Desenvolver o questionamento;
-Abrir as janelas da inteligência;
-Superar a timidez;
-Debater idéias;
-Perder o medo de se expressar;
-Aprender a viajar para dentro de si mesmo;
-Aprender perguntar para si mesmo por que estão angustiados, ansiosos, irritados...

  
Metodologias para as séries específicas

1 )Sistema de numeração romana

Indicação: 6ºAno

Material Utilizado: 12 fósforos.

Objetivos:
-Exercitar as conversões de números romanos da maneira convencional;
-Aplicar atividades em forma de igualdade utilizando fósforos no formato de números romanos.

Procedimentos:
Os alunos devem mudar a posição de um  único palito de fósforo em cada igualdade de modo a torná-la verdadeira.

Exemplo:

a ) V + I = V  é falso
     V – I = I V é verdadeiro

2 )Operações com números inteiros

Indicação 7ºAno

Material utilizado:Notas de brinquedo, balas e doces.

Objetivos:
-Realizar operações com números inteiros; aluno aprenderá como somar dois números negativos, brincando de fazer compras na sala de aula.

Procedimentos:
Cada aluno recebe uma certa quantia de dinheiro, sendo que uns recebem mais e outros menos.Um a um eles seguem até a mesa da professora para realizar suas compras.
À medida que eles retornam a segunda vez, o dinheiro já não é suficiente e suas compras são anotadas em forma de “fiado” Aprendem de modo lúdico como somar números negativos.

3 )Subconjuntos especiais de Z

 Indicação 7ºAno

 Material utilizado:
-Folhas coloridas de sulfite ou canson
-cola
-tesoura
-régua

Objetivos:

-Registrar de maneira lúdica a diferença dos subconjuntos de Z (dos números inteiros)

Procedimentos:

Distribuir aos alunos folhas contendo as seguintes indicações:
 Z Z    Z   Z    Z   0   1   2   3   -1    -2   -3



4 ) Frações e papel dobrado

Indicação 6 º e 7ºAno

Material utilizado:
-Tiras de cartolina e canetinhas

Objetivo:

-Esclarecer a existência dos números fracionários e sua representação.

Procedimentos:

-Corte 4 tiras retangulares de papel com o mesmo tamanho.
-Dobre uma das tiras ao meio e marque ½ em cada parte.
        
         ½     ½

-Dobre outra tira para que fique divida em 4 partes iguais e marque ¼ em cada parte.
       ¼    ¼    ¼    ¼

-Faça o mesmo com a terceira fita de modo que cada parte seja  1/8 da tira

  1/8     1/8    1/8  1/8  1/8  1/8  1/8  1/8  1/8

-Finalmente, a tira que não foi dobrada será a unidade.Marque 1 nela .

                           1

Utilizando as tiras acima faça as operações abaixo:
a)Se eu tirar 1/8 de ½ quanto restará?

b )Se tirar ½ - 3/8 .

c ) Se tirar ½ + 1/8 .

d ) Se tirar 1 – ¼ .

e )Se for ½ + ¼

5 ) Potenciação

Indicação 8º Ano

Material utilizado:
-3 moedas

Objetivo:

-Mostrar uma das várias aplicações de potenciação.

Procedimentos:

-Analisar e anotar em grupo, as possibilidades de lançamento em 1 só moeda, em 2 moedas, em 3 moedas e assim por diante.Mostrando que estão dispostos em uma potência de base 2 elevados ao expoente que é o número de moedas.







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