Reunindo os números negativos, o zero e os números positivos, formamos o conjunto dos números inteiros relativos, que será representado por Z.
Z = { .....-3, -2, -1, 0, +1, +2, +3,......}
Importante: os números inteiros positivos podem ser indicados sem o sinal de +.
exemplo
a) +7 = 7
b) +2 = 2
c) +13 = 13
d) +45 = 45
Sendo que o zero não é positivo nem negativo
EXERCÍCIOS
1) Observe os números e diga:
-15, +6, -1, 0, +54, +12, -93, -8, +23, -72, +72
a) Quais os números inteiros negativos?
R: -15,-1,-93,-8,-72
b) Quais são os números inteiros positivos?
R: +6,+54,+12,+23,+72
2) Qual o número inteiro que não é nem positivo nem negativo?
R: É o zero
3) Escreva a leitura dos seguintes números inteiros:
a) -8 =(R: oito negativo)
b)+6 = (R: seis positivo)
c) -10 = (R: dez negativo)
d) +12 = (R: doze positivo)
e) +75 = (R: setenta e cinco positivo)
f) -100 = (R: cem negativo)
4) Quais das seguintes sentenças são verdadeiras?
a) +4 = 4 = ( V)
b) -6 = 6 = ( F)
c) -8 = 8 = ( F)
d) 54 = +54 = ( V)
e) 93 = -93 = ( F )
5) As temperaturas acima de 0°C (zero grau) são representadas por números positivos e as temperaturas abaixo de 0°C, por números negativos. Represente a seguinte situação com números inteiros relativos:
a) 5° acima de zero = (R: +5)
b) 3° abaixo de zero = (R: -3)
c) 9°C abaixo de zero= (R: -9)
d) 15° acima de zero = ( +15)
6) Imagine que nesse mesmo dia a temperatura em Nova York, nos Estados Unidos, estava 3 graus abaixo da temperatura registrada em Gramado. Isso significa que a temperatura registrada em nova York era de:
7) Usando números inteiros positivos e negativos, indique simbolicamente:
Ex: um saldo de 13 gols a favor: +13gols
a) um saldo de 13 gols sofridos:b) uma profundidade de 100 metros:c) um lucro de R$700,00:d) 28km ao sul de uma cidade:e) um crédito de 800,00: +800f) uma temperatura de 23ºC abaixo de zero: -23g) 700m acima do nível do mar: +700h) um saldo de 7 gols contra: -7
8) Nas seguintes afirmações, diga se é Verdadeiro ou Falso?
a) +3 é um número inteiro
b) -2,5 é um número inteiro
c) 4 é um número natural
d) 0 e 9 são números naturais
e) -9 e +9 são números naturais
f) -18 e 15 são números naturais
g) -18 e 15 são números inteiros
h) 0 faz parte dos conjuntos naturais e inteiros
b) -2,5 é um número inteiro
c) 4 é um número natural
d) 0 e 9 são números naturais
e) -9 e +9 são números naturais
f) -18 e 15 são números naturais
g) -18 e 15 são números inteiros
h) 0 faz parte dos conjuntos naturais e inteiros
9) Uma equipe de basquete realizou três jogos. Nesses jogos, a equipe marcou 251 pontos e sofreu 240 pontos.
a) qual o saldo de pontos dessa equipe é positivo ou negativo?b) usando números inteiros positivos ou negativos, escreva esse saldo:
10) Um elevador se encontra do andar térreo de um edifício. Usando números inteiros positivos ou negativos e considerando o térreo como origem zero, indique o andar onde o elevador se encontra quando:
Ex: sobre 8 andares: +8
a) sobe 5 andares:b) desce 2 andares:
c) sobe 9 andares e desce 6 andares:
d) desce 4 andares e sobe 2 andares:
c) sobe 9 andares e desce 6 andares:
d) desce 4 andares e sobe 2 andares:
11) Represente as afirmações abaixo usando números positivos ou negativos.
a) o mergulhador estava a 15m de profundidade:b) Promoção: Mega liquidação com 40% de desconto:c) O freezer está com temperatura de 5ºC abaixo de zero:d) Carlos tem um saldo bancário positivo de R$ 553,00:e) Mariana tem um saldo bancário negativo de R$ 258,00:f) A empresa de Odete teve lucro de R$ 100.000 neste mês:
12) Responda se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas:
a) -5 é menor que +8b) +4 é maior que -8c) 0 é menor que -7
d) 7 > -9e) 12 < -19
d) 7 > -9e) 12 < -19
13) Assinale V ou F:
a) Antecessor de um número inteiro é o que vem imediatamente antes dele na seqüência dos números inteiros.
b) Antecessor de um número inteiro é o que vem imediatamente depois dele na seqüência dos números inteiros.c) Sucessor de um número inteiro é o que vem imediatamente depois dele na seqüência dos números inteiros.d) Sucessor de um número inteiro é o que vem imediatamente antes dele na seqüência dos números inteiros.
e) Números consecutivos são três ou mais números quando um é sucessor do outro.
b) Antecessor de um número inteiro é o que vem imediatamente depois dele na seqüência dos números inteiros.c) Sucessor de um número inteiro é o que vem imediatamente depois dele na seqüência dos números inteiros.d) Sucessor de um número inteiro é o que vem imediatamente antes dele na seqüência dos números inteiros.
e) Números consecutivos são três ou mais números quando um é sucessor do outro.
14) Vamos determinar o módulo dos números a seguir:
Módulo de + 4 = |+4| =
Módulo de –6 = |–6| =
Módulo de –10 = |–10| =
Módulo de +20 = |+20|=
Módulo de –6 = |–6| =
Módulo de –10 = |–10| =
Módulo de +20 = |+20|=
15) Responda se a afirmação é verdadeira ou falsa.
a) Todo número positivo é maior que um número negativo.b) Todo número negativo é maior que zero.c) O zero é maior que todos os números negativos.d) Qualquer número positivo é maior que zero.e) Considerando os números inteiros -3 e 6, o que está mais próximo da origem é o 6!f) Considerando os números -5 e 1, o maior é o 1!
16) Para fazer um bolo, Renata gastou R$ 27,00. Ela vendeu o bolo por R$ 70,00. Qual foi o seu lucro?
17)Considere que na superfície do mar a altitude é zero. Use números negativos para indicar altitudes abaixo da superfície do mar e números positivos para indicar altitudes acima do nível do mar.
a) Em que altitude está o pássaro?
b) Em que altitude está o peixe?
c) Que distância separa o pássaro do peixe?
c) Que distância separa o pássaro do peixe?
Boa noite!
ResponderExcluirMuito bom, facilitou meu trabalho, principalmente que ministro muitas aulas por dia.
Obrigadaaaa!!!