Na reta numerada, os números opostos estão a uma mesma distancia do zero.
Observe que cada número inteiro, positivo ou negativo, tem um correspondente com sinais deferentes
exemplo
a) O oposto de +1 é -1.
b) O oposto de -3 é +3.
c) O oposto de +4 é -4.
d) O oposto de -2 é +2.
Observação: O oposto de zero é o próprio zero.
EXERCÍCIOS
1) Determine:
a) O oposto de +5 = (R:-5)
b) O oposto de -9 = (R: +9)
c) O oposto de +6 = (R: -6)
d) O oposto de -6 = (R: +6)
e) O oposto de +18 = (R: -18)
f) O oposto de -15 = (R: +15)
g) O oposto de +234= (R: -234)
h) O oposto de -1000 = (R: +1000)
2) Qual a distância do número dado até a origem ( 0 )?
a) -1 (R:1)
b) + 8 (R:-8)
c) -5 (R: 5)
d) + 6 (R: -6)
e) -2 (R: 2)
Observe que cada número inteiro, positivo ou negativo, tem um correspondente com sinais deferentes
exemplo
a) O oposto de +1 é -1.
b) O oposto de -3 é +3.
c) O oposto de +4 é -4.
d) O oposto de -2 é +2.
Observação: O oposto de zero é o próprio zero.
EXERCÍCIOS
1) Determine:
a) O oposto de +5 = (R:-5)
b) O oposto de -9 = (R: +9)
c) O oposto de +6 = (R: -6)
d) O oposto de -6 = (R: +6)
e) O oposto de +18 = (R: -18)
f) O oposto de -15 = (R: +15)
g) O oposto de +234= (R: -234)
h) O oposto de -1000 = (R: +1000)
2) Qual a distância do número dado até a origem ( 0 )?
a) -1 (R:1)
b) + 8 (R:-8)
c) -5 (R: 5)
d) + 6 (R: -6)
e) -2 (R: 2)
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