Educar é uma
tarefa que exige muita paciência, dedicação, afeto e treinamento. A educação de
uma criança com TDA/H pode exigir uma tolerância redobrada e muita atenção, uma
vez que é um processo onde é necessário, além de passar o conhecimento,
estabelecer incansavelmente regras e limites. É importante que o educador
conheça o universo do TDA/H e suas implicações. Reconheça os seus próprios
limites para lidar com o problema e não tenha constrangimento em pedir ajuda
quando necessária. Um trabalho eficaz de educação para crianças com TDA/H deve
ser multidisciplinar, ou seja, é preciso que todos (pai, mãe, tios, irmãos,
avós, empregada, etc) sejam conhecedores da situação e estejam unidos nesta
tarefa. Na escola, toda a equipe de profissionais deve estar envolvida para dar
o suporte necessário, estabelecendo um contato estreito e regular com a
família.
TDAH : É um problema do funcionamento de certas áreas do cérebro que comandam o comportamento inibitório, (freio), a capacidade de executar tarefas de planejamento, a memória de trabalho, (entre outras funções), determinando que o indivíduo apresente sintomas de desatenção, agitação, (hiperatividade), e impulsividade. É a condição crônica de saúde de maior prevalência em crianças em idade escolar É o distúrbio neuro comportamental mais comum na infância Não é um transtorno de conduta moral e sim um transtorno neurobiológico.
ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR A ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS
ALUNOS
- Faça uma pergunta
interessante e especulativa, mostre uma figura, conte uma· pequena estória ou leia um
poema relacionado para gerar discussão e interesse para a próxima lição.
- Tente um pouco de brincadeira ou tolice, drama
(use objetos e estórias) para·
conseguir a atenção e estimular interesse.
- Mistério. Traga um objeto relevante à lição em
uma caixa, sacola ou fronha.·
Isto é uma maneira excelente de gerar especulação e pode levar a criança a
ótimas discussões e atividades escritas.
- Mostre animação e entusiasmo sobre a próxima
lição.·
- Diminua o tempo que o professor fala.
- Faça o
máximo de esforço para·
aumentar mais as respostas dos alunos (dizendo ou fazendo alguma coisa com a
informação que está sendo ensinada).
- O
uso de parceiros (duplas) é talvez o método mais eficaz de maximizar o· envolvimento do aluno. O
formato, de parceiros assegura que todos estejam envolvidos ativamente não
apenas alguns. “Vire-se para seu vizinho/parceiro e...” Os formatos de
parceiros são ideais, para previsão, compartilhar idéias, esclarecer instrução,
resumir informações / treinar / praticar (vocabulários, ortografia, operações
matemáticas), compartilhar atividades escritas. Exemplos: “Junte-se a seu
colega e dividam suas idéias sobre...”. Depois de dar um tempo para as duplas
responderem, peça voluntários para compartilhar com a turma toda.
- Formule as lições usando um ritmo animado e uma variedade
de técnicas de·
questionamento que envolvam a classe toda, parceiros e respostas individuais.
- Antes de pedir uma resposta oral, faça uma
pergunta e peça que os alunos·
anotem primeiro o que eles acharem que seja correto. Depois peça que
voluntários respondem oralmente.
- Permita
que os alunos usem quadros brancos individuais durante a lição, é· motivador e ajuda a manter
a atenção. Se usado corretamente, é também eficaz para checar a compreensão dos
alunos e determinar quem precisa de reforço.
- Varie a maneira que você chama o aluno. Por exemplo,
“Todos que estão·
usando brinco, levantem-se esta pergunta é para vocês”. (Alunos deste grupo
podem responder ou ter a opção de passar.
- Faça uso freqüente de respostas em grupo ou ao mesmo
tempo quando há· uma
única resposta curta.
-Quando estiver explicando, pare com freqüência e peça aos
alunos para voltar atrás e repetir uma ou duas palavras.
- Use folhas de resumo
que são resumos parciais enquanto você explica a lição· ou dá uma palestra, os
alunos preenchem as palavras que estão faltando baseado em o que você está
dizendo ou escrevendo no quadro.
- Uma técnica de
instruções direta e outros métodos de questionamento que· permitam oportunidade de
grande participação .
- Use a estrutura apropriada para cooperação em
grupos de aprendizagem (ex.:·
designação de papéis, tempo limitado, responsabilidade).
-Não é apenas trabalho
em grupo, alunos com TDAH (e muitos outros) não funcionam bem sem as estruturas
e expectativas claramente definidas.
- Sinalize alunos através da audição: toque de campainha ou
sino, bata palmas,·
toque um acorde de piano / violão, use um sinal verbal.
- Use sinais
visuais: pisque as luzes, levante as mãos indicando que os alunos· levantem as mãos e fechem a
boca até que todos estiverem quietos e atentos. Sinalize claramente: “todo mundo”... Pronto...
-”· Cor é muito efetivo para chamar atenção. Use
pincéis coloridos no quadro·
branco e para transparência no retro-projetor.
- Contato com os olhos. Os alunos devem estar
virados para você quando você·
está falando, especialmente quando instruções estão sendo dadas. Se os alunos
estiverem sentados em grupos, peça aqueles que não estão diretamente voltados
para você que virem suas cadeiras e corpos quando sinalizados a fazer isso
projete sua voz e certifique-se estar sendo ouvida claramente por todos. Esteja
consciente de outros barulhos na sala de aula.
- Chame o aluno para
perto de você para explicação direta.·
- Posicione todos os
alunos para que possam ver o quadro.
- Sempre permita· que os alunos reposicionem
suas carteiras e sinalizem para você se a visão estiver bloqueada.
- Use recursos visuais.
- Escreva palavras chave
ou figuras no quadro enquanto·
estiver explicando.
- Use figuras, diagramas, gestos, demonstrações e materiais
de alto interesse.
Ilustre, ilustre,
ilustre: não importa se você não desenha bem durante suas· explicações.
- Dê a você
mesmo e aos alunos permissão e encorajamento para desenhar, mesmo que não tenha
talento. Desenhos não precisam ser sofisticados e exatos. Aliás, geralmente
quanto mais tolo melhor.
- Aponte para o
material escrito que você quer enfocar com um apontador ou· laser.
- Use video aulas do youtube para a fixação do conteúdo.
- Ande pela sala –
mantendo sua visibilidade.·
- Esteja bem preparado e evite atrasos nas
explicações.·
- Ensine
tematicamente quando possível – permitindo integração de idéias /· conceitos e conexões.
- Use técnica de nível mais elevado para
perguntas.
- Faça perguntas abertas,· que
requerem raciocínio e estimulam pensamentos abertos, que requerem raciocínio e
estimulam pensamentos críticos e discussão.
-Tente variar a organização de assentos para proporcionar
uma situação em· que
o aluno sinta-se confortável.
- Dê ao aluno
responsabilidade na sala de aula / escola.·
- Reduza o número de tarefa ou modifique para possibilitar
um maior índice de·
sucesso nos alunos.
- Tente identificar
o que está causando estresse e frustração ao aluno.·
- Reduza tarefas com
papel / lápis e permita outros meios de produção.· Amplie o tempo para completar a tarefa.·
- Use instruções
curtas acompanhadas por demonstração ou exemplo visual.·
- Use um cronômetro para determinar o tempo a ser
gasto em uma tarefa·
específica. - Forneça atividades que o
aluno possa ter sucesso (academicamente e·
socialmente).
- Envolva os alunos
em atividades de monitoria com crianças menores.·
- Arranje mensagens para o aluno levar outras
salas de aula ou para· secretarias.
- Descubra o
interesse dos alunos e proporcione atividades que correspondam· a esses interesses.
-Tente envolver os alunos em atividades
extracurriculares.·
- Chame atenção para
as potencialidades dos alunos e demonstre os talentos· dele /dela, suas ilhas de
competência.
- Dê
responsabilidades ao aluno de ser um assistente do professor, monitor,· modelo, líder do grupo,
etc.
- Converse com professores, funcionários de apoio,
orientadores, assistente·
sociais sobre esta criança.
- Aumente a
comunicação com os pais.·
- Aumente as
oportunidades de encontrar com o aluno individualmente e· estabelecer um
relacionamento de apoio.
- Dê a esta criança
um monitor que possa lhe dar suporte e ser tolerante.·
- Ensine habilidades sociais apropriadas,
estratégias de lidar com situações e·
resolver problemas.
- Ensine habilidades
sociais apropriadas, estratégias de lidar com situações.·
- Forme pares de alunos com monitores de séries
mais avançadas ou um·
amigo especial, entre a equipe.
- Aumente significativamente
as interações positivas, freqüência de elogios e· feedback.
- ENCORAJAMENTO E APRECIAÇÃO: Eu aprecio o esforço que você usou nesta tarefa.·
Continue pensando
nessas boas idéias.· Você deve estar orgulhoso de si mesmo, eu percebi que você estava bem
preparado para a aula de hoje.·
Realmente ajudou você ter arrumado sua carteira e em ordem o seu caderno.
-Fale Meus parabéns você seguiu as instruções rapidamente. Eu aprecio
sua cooperação.· Eu percebi que você realmente se dedicou a
melhorar sua caligrafia. Posso· ver
uma melhora na sua letra.
- Essa é difícil.
Mas eu tenho certeza que você pode entender.·
- Para a realização
do “para casa”, o ambiente deve ter o mínimo de estímulos que· possam desviar sua atenção.
Evite objetos cortantes ou que possam se quebrar facilmente. - Quebrar ou
estragar objetos é muito comum entre as pessoas com TDA/H, e eles tendem se
sentir culpados ao fazê-lo, experimentando angústia e estresse após a
ocorrência do fato.
- Para estabelecer
um bom vínculo, olhe nos olhos e ouça o que o aluno tem a· dizer; isto inclui seus
objetivos, suas expectativas e medos.
- Considerando que o
planejamento é uma tarefa muito complicada para o aluno,· auxilie-o pré-estabelecendo
regras, objetivos, tempos e limites. Estes últimos devem ser colocados de
maneira firme, porém sem o intuito de punir.
- Repita várias vezes às regras de forma clara e
objetiva, sem um tom de cobrança.·
- Peça-o para
repetir o que entendeu sobre o que acabou de ouvir.·
- Evite pressioná-lo com relação ao tempo com frases do
tipo: “Ande rápido, seu·
tempo está se esgotando” ou “Acelere e pare de fazer hora”.
- Monitorize o tempo
de forma que sempre fiquem alguns minutos a mais para· qualquer imprevisto.
- Sinalize sempre quando estiver faltando alguns minutos para acabar a tarefa
proposta.
- Dê intervalos de 5
minutos a cada 40 minutos de trabalho para que o aluno possa· movimentar-se, beber água,
ir ao banheiro, etc.
- Avise sobre
possíveis mudanças com antecedência, para que ele se prepare e· ajude-o a monitorar os
imprevistos, pois estes são vividos com muito sofrimento pelo aluno.
- Acompanhe a execução das tarefas, que devem ser
realizadas por etapas e em·
passos pequenos. O conteúdo deve ser introduzido em pequenas quantidades, para
ser lido e trabalhado.
- O uso de
marcadores de texto, gráficos, mapas, figuras, jogos, músicas, listas de· lembretes e softwares
interativos têm um papel importante no processo de aprendizagem do aluno com
TDA/H.
- Freqüentemente,
elogie os avanços no processo de aprendizagem, encorajando-o· a continuar e reforçando
positivamente com pequenos “brindes” ou “surpresinhas
- Estimule a
participação do aluno em tarefas variadas, pedindo que faça pequenos· favores como dar um recado
ou buscar um objeto em outro lugar. Depois, estimule perguntas que facilitam a
auto-observação do tipo: “o que acabei de fazer ?” ou “o que fiz hoje de legal
?” ou ainda peça para descrever uma cena, recontar histórias, relatar o que fez
em um final de semana.
- Sempre que
possível, use o lúdico e a novidade. “Contar segredos no pé do· ouvido” sempre aguça a
curiosidade e garante a atenção do aluno.
- Para que haja uma
boa memorização, use dicas, macetes, lembretes, despertador· e músicas cujas letras
referem-se ao tema da aprendizagem.
- Quando perceber o aluno se dispensando,
aproxime-se dele, toque-o nos ombros,·
olhe-o nos olhos, altere seu tom de voz variando entre o grave e o agudo, mude
sua expressão facial e gestos.
- Evite corrigir a falta de atenção do aluno em voz alta
diante de outras pessoas,·
pois ele poderá se sentir humilhado e reagir de forma mais distante ou mesmo
agressiva.
- Na sala de aula, o
aluno deve senta-se próximo à professora, para que esta possa· destinar-se a atenção
necessária sem causar-lhe constrangimento ou despertar ciúmes no restante da
turma.
- Evite colocar o
aluno perto de janelas ou portas, pois ele pode ser facilmente· distraído por estímulos
externos.
- Incentivos e
reforços positivos do tipo: uma piscadinha, um tapinha nas costas ou· um sinal de “jóia” com a
mão, são sempre bem vindos e aumentam a motivação para continuar as atividades.
- Incentive-o a praticar esportes
individuais ou coletivos para que entre em contato· com novas regras, gaste
bastante energia e possa se integrar com outras pessoas.
- É IMPORTANTE LEMBRAR
que pessoas com TDA/H são normalmente pessoas muito criativas e inteligentes.
Quando cuidados por pessoas capacitadas, certamente se tornarão indivíduos mais
realizados e felizes.
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