terça-feira, 27 de setembro de 2016

Comportamento Desafiador na Adolescência: Normal ou Patológico?

O Transtorno Desafiador de Oposição - TDO, ou, ainda, conhecido também como TOD, é um transtorno psiquiátrico que requer uma atenção especial dos pais e dos profissionais devido as possibilidades negativas de evolução clínica. 



Reconhecer na adolescência o transtorno, distinguindo do comportamento normal da adolescência, que é a busca gradativa de independência e autonomia, não é uma tarefa fácil para os pais e para os profissionais.

Para os pais, que geralmente, procuram o auxílio profissional já esgotados e cansados das inúmeras tentativas de estabelecer regras e limites, a avaliação precisar ser verdadeira (sincera) pois existe a tendência de se aumentar a intensidade dos sintomas apresentados pelo adolescente quando já se encontram nessa situação.


Para os profissionais, olhar com cautela todos os dados apresentados pela família é, com toda certeza, o caminho para se distinguir com segurança o comportamento normal do comportamento desafiador que se caracterizará como uma doença.

Entender o funcionamento do adolescente em diversos contextos e se possível avaliá-lo nos mesmos, seria a maneira mais prudente de fazer o levantamento necessário para se realizar o diagnóstico.


Porém, na grande maioria dos casos que chegam ao consultório, o número de problemas já enfrentados pelo adolescente (com a lei, comportamento de risco, mentiras e outros), dispensa maiores verificações sendo utilizado somente uma entrevista de anamnese criteriosa acompanhada da aplicação de alguns testes específicos (aplicados pelo psicólogo).

Para conseguirmos ter uma noção de quando devemos suspeitar que o adolescente precisa de ajuda profissional segue abaixo alguns dos sinais:
  • Comportamento muito pior do que o da maioria de jovens da mesma idade.
  • Comportamento que o impede de funcionar conforme o esperado.
  • Comportamento que está causando muita angústia ou dano emocional.


Recorrer ao acompanhamento psiquiátrico associado com a psicoterapia com enfoque na terapia cognitivo-comportamental é o conjunto de tratamento mais indicado, devendo, ainda, acrescentar as sessões de orientação familiar para a melhor evolução do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...